Lendo agora
Jiboia branca: como cuidar e adubar

Jiboia branca: como cuidar e adubar

jiboia branca

A jiboia branca chama atenção pelas folhas variegadas, que mesclam tons de verde e de branco.

Por ser uma folhagem pendente, é ideal para compor a decoração de interiores que têm luz natural abundante. Além disso, agrega mais vida e frescor aos ambientes, como salas e escritórios.

Nas áreas externas, suas características ornamentais chamam atenção em canteiros sombreados, já que as folhas vão cobrindo o espaço. 

A vantagem é que o cultivo não demanda cuidados complexos. A seguir, listamos suas preferências e fornecemos dicas exclusivas para mantê-la saudável por muitos anos.

Boa leitura!

jiboia branca
Jiboia branca. Imagem: Plantei Garden Center.

Como cuidar da planta Jiboia Branca?

A jiboia branca é uma planta fácil de cuidar. A primeira dica é posicionar o vaso em um local de sol indireto, ou seja, onde há muita claridade, mas os raios solares não atingem as folhas. 

As regas devem ser frequentes, de duas a três vezes por semana, mas evite encharcar.

Para cultivá-la como pendente em áreas internas, posicione a planta perto de janelas ou portas. Nos ambientes externos, escolha espaços de meia-sombra ou que sejam sombreados por árvores e/ou folhagens grandes.

Se a muda estiver apertada, sem espaço para crescer, faça o replantio para um vaso maior, que tenha duas vezes o tamanho do anterior.

O substrato deve reter bem a umidade, mas também ter boa drenagem. Portanto, use terra vegetal, húmus de minhoca e uma parte de chips de coco. 

🪴 Atenção: se você comprou uma muda de jiboia branca que veio com uma estaca no centro do vaso, não retire. É um recurso importante para sustentar a planta, que cresce apoiada. 

Plantas para ambientes internos - Guia prático para deixar sua casa mais verde

Tipos de vasos para jiboias 

  • O modelo cuia ou redondo é o mais indicado porque as jiboias brancas são pendentes. Assim, você pode pendurá-lo em suportes e valorizar a beleza da planta; 
  • Os vasos de fibra de coco são ótimas opções para ajudar com a retenção da umidade, já que as jiboias gostam de substratos com essas características; 
  • Já os vasos autoirrigáveis facilitam a rotina de cuidados e são ideais para quem viaja com frequência.

A imagem mostra vasos autoirigáveis médios e jardineiras autoirrigáveis da marca Raiz.

Como replantar mudas

  • Independentemente do modelo, certifique-se de que há furos no fundo do vaso (exceto autoirrigáveis), para que a água das regas escoe com facilidade;
  • Faça uma camada de drenagem no fundo com argila expandida ou pedriscos; 
  • Prepare um substrato com terra vegetal e húmus de minhoca ou outro composto orgânico;

“Como a jiboia branca gosta muito de umidade, adicione um terço de chips de coco ao substrato para auxiliar na retenção”, explica Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center.

  • Ao transplantar a muda, mantenha o torrão no entorno das raízes e deixe-a bem firme no centro do vaso; 
  • Coloque uma estaca ou tutor no centro do vaso para apoiar o crescimento e valorizar a beleza da planta. 

Folha de jiboia branca. Imagem: Plantei Garden Center.

Quantas vezes regar?

Todos os tipos de jiboias preferem um substrato mais úmido, portanto, as regas devem ser frequentes.

Para definir a periodicidade exata, considere as condições climáticas da sua região e, também, as características de cada estação do ano na sua localidade.

A média fica entre duas a três vezes por semana. Caso o vaso esteja em um ambiente externo e descoberto, sujeito às chuvas, reduza a frequência. 

“As regas devem ser direcionadas ao substrato. Não molhe ou borrife água diretamente nas folhas. Nos dias muito quentes e secos, borrife no entorno da planta para aumentar o nível de umidade do ambiente”, orienta Barreto.

Veja também

Adubação e podas

Os cuidados de manutenção com a jiboia branca são similares aos outros tipos de jiboias e folhagens em geral. 

Durante as regas, aproveite para retirar folhas secas ou amareladas. Esse cuidado ajuda a planta a concentrar sua energia para as folhas novas.

Confira se os galhos estão saudáveis e se há presença de cochonilhas ou de trevinhos no substrato. Se for o caso, use produtos específicos para salvar a planta e corrigir o solo.  

A cada três meses, adube a jiboia com Bokashi, osmocote ou pastilhas de liberação lenta para folhagens. A fertilização foliar não é recomendada para esse tipo de planta. 

Se o vaso ficar muito pequeno, faça o replantio para um modelo maior. Caso contrário, recomendamos as podas para conter o crescimento. 

Onde encontrar 

Confira os links para comprar os itens mencionados neste artigo:

🪴 Dica da Plantei: clique aqui e participe do nosso grupo VIP da Plantei no Whatsapp. Receba descontos especiais e conteúdos exclusivos sobre plantas! 

Conheça a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas.

Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa!Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo