Lendo agora
Conheça 5 plantas para interiores

Conheça 5 plantas para interiores

Como é a relação com a sua casa? 

Já pensou em transformá-la incluindo plantas nos ambientes? A presença delas é muito importante para torná-los ainda mais confortáveis e bonitos. 

Nas salas, cozinhas e escritórios, você pode utilizá-las para trazer mais vida para estantes, bancadas e mesas. Com tantas variedades de cores de antúrios de aglaonemas disponíveis para cultivo indoor, que demandam pouco cuidado, fica fácil fazer composições incríveis com os outros elementos decorativos!

Há variedades que se adaptam bem até mesmo aos banheiros, desde que recebam alguma luminosidade e ventilação.  É o caso da asplênio, do lírio-da-paz e do bambu-da-sorte. 

Agora, imagina só: ter um cantinho verde perto da poltrona de leitura ou da rede que fica na varanda do apartamento. Com a costela-de-adão e a zamioculca em vasos de chão esse sonho pode se tornar realidade! 

Gostou dessa ideia? Antes de colocá-la em prática, lembre-se que escolher plantas para interiores demanda bastante atenção quanto às preferências de luminosidade. Caso contrário, elas não vão sobreviver por muito tempo.

E, para te ajudar a transformar, elaboramos uma lista com opções que se desenvolvem bem em áreas de meia-sombra, sombra ou sol indireto. Leia as dicas, escolha suas favoritas e mãos à terra! 

1 – Antúrios 

O antúrio é uma ótima opção para fazer arranjos para centros da mesa de jantar ou de apoio. Além de ser uma planta perene, a frequência de regas é de apenas uma vez por semana e a floração pode acontecer durante todo o ano. 

Outra vantagem é que há variedades diferentes criar composições diferentes, como:

Escolha um vaso que tenha mais de dois litros, para facilitar o enraizamento. Os modelos bacia ou concha acomodam bem os antúrios e combinam com diferentes estilos de decoração. Depois da montagem, coloque a planta em um espaço com boa luminosidade, mas sem incidência de sol direto. 

🪴 Dica da Plantei: utilize musgo e/ou chips de coco na composição do substrato para melhorar a retenção de umidade do vaso e escolha. Assim, as cores dos antúrios ficam ainda mais vivas! 

2 – Aglaonemas 

As aglaonemas são plantas ornamentais que chamam atenção pela coloração das folhas. Cada variedade tem suas características, mas costumam mesclar tons de verde, rosa e creme.

A tricolor, por exemplo, produz folhas em tons de verde-escuro, rosa e creme; a siam aurora se destaca pelas folhas verdes com bordas em pink; e a pataya pelas folhas em verde escuro com manchas em creme.

Fazem muito sucesso entre as plantas de interiores porque gostam de áreas sombreadas e são de crescimento lento. Além disso, adaptam-se bem ao tamanho do vaso em que estão, por isso também são indicadas para ornamentar bancadas e aparadores. 

🪴 Dica da Plantei: o livro Paisagismo de bolso — Folhas, escrito pela jardineira Carol Costa é inspirado nos catálogos de tintas e facilita o processo de encontrar a variedade ideal para cada ambiente a partir de suas cores ou necessidades de cultivo!

3 – Ficus

As ficus são plantas tropicais que se assemelham às árvores ou arbustos e vêm ganhando popularidade na decoração de interiores. São indicadas para vasos de chão, pois crescem bastante.

As variedades Elastica RubyElastica Burgundy e Lyrata preferem o sol indireto, por isso se adaptam bem aos ambientes internos. Quanto aos cuidados, demandam solo com boa drenagem e regas regulares, que devem ser feitas sempre que o substrato secar. 

Como as folhas são grandes e acumulam poeira, limpe-as com um pano umedecido com água sempre que achar necessário. É importante retirar as folhas secas ou danificadas, para estimular o crescimento da planta. 

🪴 Dica da Plantei: os tutores para vasos da coleção Urban servem para amparar plantas trepadeiras ou verticalizar o crescimento das pendentes. O modelo zigzag valoriza as ficus e deixa o ambiente com um design moderno.

4 – Marantas 

A marantas ou calatheas é uma planta típica de florestas tropicais que gosta de bastante umidade e temperaturas mais altas. Apreciam ambientes com boa luminosidade, mas não gostam de receber sol diretamente em suas folhas. 

Como elas crescem de acordo com o espaço disponível, podem ser cultivadas até em vasos médios. Por esse motivo, são recomendadas para ornamentar aparadores, bancadas e estantes. 

Cada tipo de maranta apresenta padronagens e tamanhos diferentes. Um exemplo: calathea Ornata, popularmente conhecida como “maranta riscada” é uma planta de beleza única porque as folhas são ovais e há traços que parecem feitos à mão.

Veja também
jardim de frente

Conheça outros tipos de marantas:

🪴 Dica da Plantei: a função autoirrigável dos vasos Plantei é perfeita para facilitar os cuidados com as regas das marantas, principalmente se você viaja com frequência! 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

5 – Alocasias 

A coloração verde-bandeira da alocasia polly e o formato das folhas em “cara de cavalo” — termos pelo qual é popularmente conhecida —, são características marcantes dessa planta que já é uma queridinha das selvas urbanas. 

Assim como algumas plantas para interiores apresentadas anteriormente, precisa estar em um espaço com boa luminosidade, mas sem incidência de luz solar direta.

A dica é posicioná-la em vasos médios sobre a mesa de jantar ou do escritório, desde que esses móveis estejam próximos às janelas ou outras entradas de luz. Inicialmente, um cachepô de 15 x 20 centímetros é suficiente. 

A alocasia black é igualmente ornamental, a transmite elegância e pode ser utilizada para decorar cômodos de estilo industrial ou moderno. Demanda os mesmos cuidados que a polly, mas há diferença em relação a luminosidade: preferem sombra

🪴 Dica da Plantei: faça furos nos vasos ou cachepôs para que a água escoa com facilidade. Se ficar acumulada, pode prejudicar as raízes. 

Plantei Garden Center

Aprendeu como escolher plantas para interiores? Agora é só escolher suas favoritas, entender como é a incidência de luz e sol dentro da sua casa e começar sua selva urbana! 

Na nossa loja virtual você encontra centenas de opções de vasos, mudas de plantas, substratos, tutores e muito mais para transformar os ambientes levando a natureza para dentro de casa! 

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo