Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Plantas para banheiro pequeno: como escolher as melhores opções?

As plantas têm o poder de transformar ambientes, adicionando charme, frescor e aconchego a qualquer cômodo. Seja para compor detalhes do visual do banheiro ou para aderir à tendência de selva urbana e preencher todo o espaço com folhagens e flores, é importante se atentar a alguns cuidados e recomendações.

Os banheiros tendem a ser úmidos, sem iluminação natural e com pouca ventilação, necessitando de esforços diferenciados tanto na escolha das espécies como nos reparos para seu desenvolvimento.

Neste post, reunimos dicas certeiras para você escolher as melhores espécies de plantas para banheiro pequeno, deixando seu cantinho mais verde e cheio de personalidade. Confira!

Como escolher planta para banheiro pequeno?

As características do seu banheiro irão dizer quais as melhores espécies para cultivar no ambiente. Confira o que deve ser considerado para encontrar as plantas ideais:

Ventilação e iluminação: todas plantas precisam se desenvolver em um espaço minimamente iluminado e ventilado. Caso o cômodo não apresente essas características, prefira plantas e flores artificiais.

Umidade: aposte em espécies que se desenvolvam bem em ambientes úmidos, caso contrário a planta terá dificuldades em crescer e se manter saudável. Esse tipo de ambiente pode reduzir a quantidade habitual de regas — a dica é sempre conferir a umidade da terra antes de regar.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Plants 🌿 | Interior 🛋 | Cats 🐈 (@marienova) em

Tamanho: banheiros pequenos podem ser decorados com plantinhas pequenas. A dica é optar por plantas já desenvolvidas, que podem ser cultivadas e adaptadas mais facilmente no cômodo.

Folhagens x flores: o mix de folhagens é a principal indicação para a composição do ambiente. Ainda que as flores sejam bonitas e delicadas, as folhagens são mais fáceis de cultivar e se adaptam melhor às características do banheiro. As plantas aromáticas, como citronela e capim-santo, também são ótimas opções, pois liberam odores superagradáveis ao entrarem em contato com o vapor quente do chuveiro.

Espécies de plantas para banheiro

Existem diversas espécies de plantas que se desenvolvem com saúde em ambientes internos e úmidos. Cada uma delas possui características próprias, demandando cuidados específicos para cada estação.

plantas para banheiro pequeno

Confira uma lista das espécies mais indicadas para decorar seu banheiro com plantas:

Lírio da paz (Spathiphyllum wallisii)
Bálsamo (Cotyledon orbiculata)
Violeta (Viola)
Aspidistra (Aspidistra elatior)
Asplênio (Asplenium nidus)
Zamioculcas (Zamioculcas zamiifolia)
Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)
Cactus (Cactaceae)
Kalanchoe ou flor da fortuna (Kalanchoe blossfeldiana)
Arália falsa (Dizigotheca elegantissima)
Aspargo rabo de gato ou pluma (Aspargus densiflorus)
Caládio (Caladium bicolor)
Peperômia (Peperomia caperata)
Bambu (Bambuseae)
Imbé (Philodendron imbe)
Camedórea-elegante (Chamaedorea elegans)
Palmeira Rafis (Rhapis excelsa)
Punhal malaio (Alocasia amazonica)
Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine)
Orquídeas (Orchidaceae)
Heras (Hedera helix)
Pleomele (Dracaena reflexa)
Bromélias (Bromeliaceae)
Planta-peixinho (Nematanthus gregarius)
Begônia híbrida (Begonia hybrida Hort. Ex Steud)
Potos-cetim (Scindapsus pictus)
Léia (Leea coccinea)
Planta-batom (Aeschynanthus pulcher)

Decoração de banheiro com plantas

Há muitas formas de usar plantas para criar uma composição visual única para o banheiro. Elas podem ser dispostas na bancada, estante, escada, em nichos na parede ou no parapeito da janela. A dica é variar na escolha das espécies e criar um grande mix de folhagens, com vasos diferentes!

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Sara Toufali (@saratoufali) em

Os vasos pendentes também ajudam a otimizar o espaço pequeno, além de criar um aspecto incrível com espécies mais volumosas de tranças “caídas”. Caso queira decorar o ambiente com ainda mais originalidade, aposte em terrários ou em jardins verticais, adicionando um toque de spa ao cômodo.

Para se inspirar e deixar seu cantinho mais verde, acesse algumas ideias de decoração de banheiro com plantas no Pinterest da Plantei!

Lembre-se: os cuidados com as plantinhas dispostas no banheiro são os mesmos, por isso não deixe de regar, podar e adubar sempre que necessário, observando as necessidades de cada espécie.

Para conferir algumas opções de mudas de plantas e decorar seu cantinho, acesse a loja virtual da Plantei, garden center online que reúne variados produtos de jardinagem e paisagismo. Clique no banner e aproveite!

plantas para banheiro pequeno

Comments

comments

2 respostas para “Plantas para banheiro pequeno: como escolher as melhores opções?”

  1. Ligia disse:

    Boa tarde! Comprei oEco adubo e gostaria de saber como usar na minha jabuticabeira, ela está em um vaso de 43cm de altura por 50cm de altura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio