Lendo agora
Plantas na cozinha: quais espécies escolher e como decorar

Plantas na cozinha: quais espécies escolher e como decorar

A cozinha é um espaço de encontro, lugar de reunião entre familiares e amigos. Onde todos se reúnem para preparar novos pratos e experimentar temperos — mostrando que a culinária deixou de ser vista apenas como uma obrigação e se tornou uma atividade prazerosa para muitos.

Além de prática e funcional, ela deve ser aconchegante e acolhedora. E, para isso, as plantas são a resposta certa! Seja as de temperos, ervas ou até as ornamentais!

Elas transformam qualquer ambiente, adicionando harmonia e dando a sensação de bem-estar.  Para cultivar plantas na cozinha, o segredo é escolher as espécies certas, que se desenvolvam bem em ambientes internos.

Confira nossas dicas e ideias para decorar!

Planta na cozinha: quais escolher?

Nem todas as plantas são indicadas para decorar a cozinha, já que algumas espécies necessitam de alta luminosidade e são sensíveis ao calor.

Por isso, as características do espaço, como iluminação, temperatura e ventilação, vão ditar as plantas ideais para o seu canto.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por DECOR | DIY | RECEITAS – BH (@apartamento_18) em

Felizmente, algumas variedades como cactos, suculentas, ervas, temperos e folhagens se adaptam bem ao local. Confira:

Cactos e suculentas

Resistentes e superfáceis de cuidar, os cactos e suculentas são umas das poucas plantas que não necessitam de muita luminosidade, podendo ser colocadas em prateleiras, armários, suspensas individualmente ou em forma de terrário — adicionando muito charme ao ambiente.

cachepo para suculentas

Além disso, exigem pouco cuidado, pois já retêm água em suas folhas e caule. As regas, podem ser feitas duas ou três vezes ao mês, ou quando o substrato estiver totalmente seco. Caso elas estejam em um local com pouca iluminação, o ideal é que tomem sol pleno pelo menos uma vez por semana.

Por serem pequenas, as ideias de decoração são ainda mais variadas. Para aproveitar o clima da cozinha, que tal cultivar diferentes espécies em xícaras, bules, caixas de feira, escorredores, latas ou até em conchas de feijão. Já imaginou?

Ervas, temperos e hortaliças

Cultivar temperos e hortaliças na cozinha é investir em praticidade.

Ter uma pequena horta em casa tem sido a solução ideal para garantir refeições mais saudáveis e, ao mesmo tempo, deixar o espaço ainda mais bonito e perfumado, afinal, quem não deseja ter temperos fresquinhos sempre à mão?

plantas na cozinha
Hortinha na cozinha com vasos autoirrigáveis da Raiz. Imagens: enviadas por clientes da Loja Plantei.

Manjericão, alecrim, salsinha, hortelã, orégano, cebolinha e tomilho são algumas das opções para cultivar em casa e que não ocupam tanto espaço.

Lembre-se que temperos e ervas precisam de iluminação natural e, por isso, devem ser colocados perto de janelas ou em parapeitos.

Apostar em uma horta vertical também é uma ótima forma de cultivar plantas na cozinha.

Para otimizar ainda mais o espaço, é indicado usar vasos ou jardineiras autoirrigáveis, já que temperos e hortaliças exigem uma irrigação frequente. Assim, os cultivos se mantém nutridos para se desenvolverem com todo potencial.

Veja também

Leia o nosso material completo sobre horta em vasos:

escola plantei - horta em vasos

Flores e folhagens

Ter plantas na cozinha é um caminho sem volta. São tantas opções de folhagens e flores que tornam o ambiente mais bonito e acolhedor que é impossível escolher somente uma espécie.

planta na cozinha

Veja nossas sugestões de plantas para ambientes internos que se desenvolvem bem com iluminação indireta e pouca ventilação:

As plantas menores podem ser dispostas em qualquer local, seja na bancada, mesa, armário, prateleira, suspensas ou fixadas na parede.

Já as maiores, como o Bambu Palmeira, podem ser posicionadas no canto ou próximo à janela, para não atrapalhar a circulação no ambiente.

Para conferir mais ideias de decoração de plantas na cozinha, acesse o Pinterest da Plantei e se inspire!

Se interessou por alguma espécie de planta e não sabe onde encontrar? Clique no banner e confira as opções de mudas da Plantei, maior garden center online do país. Assim, você recebe suas plantinhas de forma rápida e segura. Aproveite!

Comentários (7)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo