Lendo agora
Como cultivar violetas

Como cultivar violetas

como cultivar violetas

Você é daquelas pessoas que adoram admirar o colorido delicado das flores?

Neste artigo vamos ensinar tudo o que você precisa saber para cultivar violetas, mantendo-as floridas e saudáveis durante o ano inteiro. Você vai aprender sobre o local ideal para plantio, temperatura adequada, frequência de regas e muito mais. Confira!

Local fresco e bem iluminado

É muito frustrante levar para casa um lindo e florido vasinho de violeta e perceber que, dias depois, as flores caíram e as folhas verdes murcharam, não é?

violetas em suportes de flores
Violetas em vasos da Linha Plantar . Imagens: Plantei Garden Center.

Pois uma das causas pode ser o local onde você colocou sua violeta. Elas precisam de muita luz para florescer, mas não suportam o sol direito. Então, preste atenção se o seu vasinho de violeta está em um local fresco e iluminado, mas longe dos raios solares.

Uma dica é mantê-lo em ambientes internos próximo às janelas mais luminosas da casa, mas sempre protegido de luz solar direta.

Prepare o vaso e monitore

Para o cultivo de violetas você pode utilizar uma mistura de solo tradicional para plantas de vaso:

  • Um terço de terra de jardim
  • Um terço de terra vegetal
  • Um terço de areia

Essa mistura retém a água por tempo suficiente e não prejudica as raízes.

E atenção: se você observar insetos esbranquiçados na sua planta, quer dizer que sua violeta está com pragas. Retire cuidadosamente a praga com um cotonete e use um inseticida natural sobre as folhas. Repita esse processo pelo uma vez por semana, durante um mês.

jardim vertical para flores

Atente-se para a temperatura

Outro fator importante para o florescimento e saúde das suas violetas é a temperatura do ambiente.

O local em que elas estão deve ter uma temperatura equilibrada durante o dia e à noite.

Assim como os raios solares, as temperaturas acima de 30°C também devem ser evitadas para mantê-las floridas e saudáveis. Mas, preste atenção: à noite, as temperaturas abaixo de 21°C também podem impedir seu florescimento.

como cultivar violetas

Aproveite para baixar nosso e-book gratuito que fala sobre as plantas certas para cada tipo de ambiente: internos e externos, com sol direto, sombra parcial ou total.

planta certa pra cada ambiente

Faça regas moderadas

Essa é uma das principais dúvidas de quem quer cultivar violetas. Se as regas são muito frequentes, elas ficarão mais vulneráveis a fungos e podem ter suas raízes apodrecidas.

A dica é: mantenha o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. As violetas são muito sensíveis e para matá-las, basta exagerar na rega.

Veja também
A imagem mostra uma montagem com 3 fotos de pacovás em vasos de cores diferentes. O primeiro é cinza, o segundo branco e o terceiro marrom. As duas primeiras imagens são da Floridis e a terceira da loja Plantei.

como_cultivar_violetas_2

Para saber se é hora de colocar mais água, coloque o dedo na terra. Se ainda estiver úmido, espere secar completamente, e então faça uma rega moderada.

Outro ponto importante que deve ser considerado é: não molhe as flores ou folhas da sua violeta. Regue apenas a base do vaso, onde há terra. Isso evita manchas e doenças na planta.

Adubos para violetas

Apesar de muito pequenas, as violetas também precisam ser adubadas com frequência. Dê preferência para os adubos à base de NPK – nitrogênio, fósforo e potássio – pois eles são específicos para violetas e ideais para o desenvolvimento dessa espécie.

forth para violetas

O fertilizante da marca Forth, específico para violetas, oferece as quantidades necessárias de nutrientes para quem cultiva especificamente essas plantas.

O produto estimula o crescimento das folhas, a floração e o brilho das violetas. É importante saber que a planta não deve ser regada com o produto. A aplicação deve ser feita apenas e diretamente no solo, ao redor do caule da planta.

E aí, aprendeu a cultivar suas violetas? Continue aprendendo com a gente aqui no blog!

produtos e itens para jardinagem

Comentários (8)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo