Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

5 temperos para plantar em casa

É incômodo e até mesmo inviável ter que ir ao supermercado toda vez que o tempero acaba, não é mesmo? Uma ótima resolução para isso é plantar temperos em casa.

Não somente pela inviabilidade de estar sempre comprando temperos, mas, outros fatores também farão você repensar sobre a importância de ter temperos naturais em sua casa.

Mais economia

Com o cultivo de hortaliças, você deixará de comprar temperos e estará sempre abastecido em sua própria casa, garantindo a economia no seu bolso.., não é demais!?

Mais saúde

Você sabia que a taxa de sódio em temperos industrializados é muito alta e ultrapassa a quantidade diária permitida? Vários estudos já foram feitos com temperos de mercado, e comprovaram essa taxa altíssima.

Segundo a Nutricionista Mirelli Dantas Andrade, esses temperos industrializados podem contribuir para vários tipos de malefícios à saúde como problemas do coração, pressão alta, sobrecarga dos rins, câncer e problemas gastrointestinais.

Mais sabor

O sabor das refeições preparadas com temperos frescos e naturais é incomparável! O segredo das melhores receitas sempre esteve na qualidade dos ingredientes.

Então, se você está a fim de preparar receitas incríveis, não deixe de apostar nos temperos naturais e veja a diferença.

Veja agora algumas sugestões de temperos para plantar em casa!

Manjericão

O manjericão é uma erva pertencente à família do hortelã, Lamiaceae. É nativa da Índia e utilizada bastante na culinária italiana. É perfeita para vários pratos como massas, carnes, sopas, e queijos, proporcionando um sabor incrível e marcante, além de ter várias propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Plantio: Dias depois de plantar a semente do manjericão, ele começa a surgir.
Essa hortaliça adora sol, e para mantê-la bem saudável, é necessário 4 horas de sol diárias. Para plantá-la, prefira vasos individuais, porém uma dica de ouro é, plante-as perto do orégano, pois este ajuda a manter o manjericão longe de pragas.

O espaçamento recomendado para cultivos caseiros ou em pequenas áreas, é de 6 cm entre linhas e 4 cm entre plantas.

Outra coisa importante que você deve saber sobre o manjericão é que é imprescindível realizar a poda dessa hortaliça, as flores do manjericão começarão a crescer e você deverá tirar todas. Necessita de irrigação diária, porém, moderada.

Salsa

A salsa, conhecida também como salsinha, é bastante aromática e saborosa e contém propriedades medicinais. É rica em vitaminas do complexo B e minerais, como potássio, cálcio e magnésio. Ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido e tem ação anti-inflamatória.

Só uma observação importante, a salsa traz muitos benefícios à saúde, porém, não deve ser consumida em excesso, pois pode causar intoxicação, e não é recomendado o seu consumo por gestantes.

Plantio: A salsa pode ser cultivada em diversos climas; É uma planta resistente e se adapta a qualquer clima e solo, mas é importante manter o solo sempre irrigado moderadamente, e também, receber exposição parcial de sol durante o dia. O espaço ideal para cultivá-la é 20 x 10 cm.

Cebolinha

A cebolinha verde, da espécie Allium schoenoprasum, tem origem européia e é muito utilizada em diversos pratos do cotidiano como, saladas, omeletes, carnes refogadas, caldos, tortas salgadas e sopas.

É rica em ferro, potássio, vitamina A e C, e traz muitos benefícios à saúde como o fortalecimento dos ossos, impede os danos neurais e combate o Alzheimer.

Plantio: O espaço ideal para cultivar a cebolinha é de de 20 x 10 cm entre linhas e plantas, respectivamente. Se adapta melhor em climas frios, e necessita de solo bem drenado e com bastante adubação. Cresce até cerca de 30 cm.

Alecrim

O alecrim pertence à família das labiadas, e é conhecido por dar aquele sabor especial às carnes, com seu aroma e sabor suaves e super agradáveis, esta erva conquista muitos paladares.

Tem várias propriedades medicinais como ação anti-inflamatória, anti-reumática e purificadora do sistema digestivo; Além de combater a diabetes e ajudar no combate à depressão e esgotamento físico e mental.

Plantio: O alecrim é uma erva de fácil cultivo, e se adapta bem a temperaturas brandas, mas ama a luz do sol, sendo necessária uma exposição solar de 5 horas. Necessita de solo bem adubado e regado todos os dias com moderação.

Recomenda-se o espaçamento de 8 cm entre plantas para o cultivo em ambientes pequenos.

Orégano

O orégano é bastante conhecido pelo sabor incrível que dá nas pizzas, molhos e sopas. Imagine ter orégano fresquinho todos os dias em sua casa? Além de proporcionar muito sabor aos alimentos, ele possui forte ação antioxidante por conter flavonoides e ácido fenólico

Plantio: Para cultivar o orégano, é necessário um solo fértil e bem adubado. Se adapta a várias temperaturas, mas é necessário exposição solar diária e solo levemente úmido.
O espaçamento entre as plantas de orégano geralmente é de 30 cm.

É sua primeira plantação? Confira essa dica incrível!

Tudo que fazemos a primeira vez traz um pouco de insegurança, e não seria diferente com o primeiro plantio. Sempre tem aquelas dúvidas do que comprar e por onde começar.

Mas, para facilitar o processo, existem kits prontos com tudo que é necessário para começar a plantar suas hortaliças, e você pode encontrá-las clicando aqui!

São kits completos e que ainda acompanha um manual com todas as instruções necessárias para você plantar. Com esse kit é impossível errar!

Os kits contam com:

01 Vaso Autoirrigável Cebolinha Preto tamanho Médio Raiz
01 pacote de argila expandida 200g
01 Substrato Carolina em tamanho ideal para o vaso
01 envelope de sementes de cebolinha
02 sachês de Adubo Plantei
01 manual de plantio

E aí, gostou das dicas? Agora ficou simples e fácil plantar temperos em sua casa.

Mas se ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, entre em contato conosco pelo email pedido@plantei.com.br e ficaremos muito felizes em ajudar você!

Comments

comments

2 respostas para “5 temperos para plantar em casa”

  1. Rosa disse:

    Olá,quanto custa o kit completo pra 5 ervas?

  2. Leila Gonçalves disse:

    Gostaria de saber os valores dos kits com os 5 vasos.
    Estou com uma compra, quase concluída, de vasos auto irrigáveis mas prefiro o kit completo.
    No entanto, quero saber os valores exatos comas respectivas condições de pagamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio