Lendo agora
5 temperos para plantar em casa

5 temperos para plantar em casa

vasos de temperos para cultivar em casa

Cultivar temperos em casa traz inúmeros benefícios, principalmente para sua saúde. Ao substituir os temperos industrializados com alta concentração de sódio por opções naturais, você garante mais sabor aos alimentos que prepara e também se beneficia das propriedades naturais de cada espécie.

Outras vantagens do cultivo domiciliar são a economia no mercado e a possibilidade de trabalhar com as versões frescas. Neste post, vamos apresentar 5 opções de temperos que podem ser facilmente cultivado em casa e explicar o passo a passo para garantir uma boa colheita.

Boa leitura!

1 – Manjericão

manjericão

O manjericão é uma erva pertencente à família Lamiaceae, que é a mesma do hortelã. É nativa da Índia e bastante utilizada na culinária italiana.

É perfeita para vários pratos como massas, carnes e sopas, proporcionando um sabor incrível e marcante, além de ter várias propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Plantio do manjericão

Dias depois de plantar a semente do manjericão, ele começa a surgir. Essa hortaliça adora luz e, para mantê-la bem saudável, são necessárias 4 horas de sol por dia.

Para plantá-la, prefira vasos individuais, mas, tente mantê-la próxima do orégano, pois esse outro tempero ajuda a manter o manjericão longe de pragas.

O espaçamento recomendado para cultivos caseiros ou em pequenas áreas, é de 6 cm entre linhas e 4 cm entre plantas.

Outra coisa importante que você deve saber sobre o manjericão é que é imprescindível realizar a poda. As flores começarão a crescer e você deverá retirar todas. A irrigação deve ser diária, porém, moderada.

vasos autoirrigáveis raiz

Clique aqui e a aprenda a forma correta de fazer a poda do manjericão.

Dica extra: se o seu espaço para cultivar é pequeno, seja criativa(o)! As hortas verticais são ótimas opções para expandir a capacidade do local, principalmente em apartamentos, que, geralmente, possuem menos ambientes ventilados ou recebem pouca luz solar direta.

hortas verticais com temperos
Clique na imagem e veja os modelos disponíveis em nossa loja.

 

2 – Salsa

salsa

A salsa, conhecida também como salsinha, é bastante aromática, saborosa e contém propriedades medicinais. É rica em vitaminas do complexo B e minerais, como potássio, cálcio e magnésio.

Esse tempero também ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido e tem ação anti-inflamatória.

Como plantar salsa?

Trata-se de uma planta resistente, que se adapta a qualquer clima e solo, mas é importante mantê-la sempre irrigada moderadamente, e também, proporcionar exposição parcial de sol durante o dia.

O espaço ideal para cultivá-la é 20 x 10 centímetros.

👉 Confira o passo a passo completo sobre o plantio da salsa clicando aqui.

3 – Cebolinhacebolinha

A cebolinha verde, da espécie Allium schoenoprasum, tem origem europeia e é muito utilizada em diversos pratos como saladas, omeletes, carnes refogadas, caldos, tortas salgadas e sopas.

É rica em ferro, potássio, vitamina A e C, e traz muitos benefícios à saúde como o fortalecimento dos ossos.

horta em vasos - escola plantei

Como plantar cebolinha?

O espaço ideal para cultivar a cebolinha é de 20 x 10 cm entre linhas e plantas, respectivamente. Se adapta melhor em climas frios, e necessita de solo bem drenado e rico em matéria orgânica.

Para que tenha um crescimento saudável, precisa receber luz solar direta, por ao menos algumas horas. Clique aqui e veja o passo a passo para cultivar cebolinha.

4 – Alecrimalecrim

O alecrim pertence à família das labiadas, e é conhecido por dar aquele sabor especial às carnes. Com seu aroma e sabor suave e agradável, essa erva conquista muitos paladares.

Possui várias propriedades medicinais como ação anti-inflamatória, antirreumática e purificadora do sistema digestivo. Além disso, auxilia no combate a diabetes e ajudar no combate à depressão e esgotamento físico.

Como plantar alecrim?

O alecrim é uma erva de fácil cultivo, e se adapta bem a temperaturas brandas, mas ama a luz do sol, sendo necessária uma exposição solar de 5 horas. Necessita de solo bem adubado e regas diárias, mas com moderação.

Recomenda-se o espaçamento de 8 cm entre plantas para o cultivo em ambientes pequenos.

Quer saber quais temperos podem ser cultivados no mesmo vaso?
Dê play no vídeo e veja nossas dicas!

 

Dica extra: fazer uma horta suspensa também é uma ótima ideia para otimizar o espaço. Com o auxílio de suportes apropriados, você pode transformar um cantinho bem ventilado e que receba luz solar, ainda que parcial, em uma horta incrível!

Veja também
Philodendron Birkin

Além dos temperos que indicamos neste post, o tomilho, o coentro, o hortelã e a manjerona são outras ótimas opções para ter em casa!

As pimentas também são fáceis de plantar e dão um sabor especial para molhos e saladas.

5 – Orégano

orégano

Imagina ter orégano fresquinho todos os dias em sua casa? Ele é bastante conhecido pelo sabor incrível que dá nas pizzas, molhos e sopas.

Além de proporcionar muito sabor aos alimentos, ele possui forte ação antioxidante por conter flavonoides e ácido fenólico.

Como plantar orégano?

Para cultivar o orégano, é necessário um solo fértil e bem adubado. Se adapta a várias temperaturas, mas é necessário exposição solar diária e solo levemente úmido.

O espaçamento entre as plantas de orégano geralmente é de 30 cm. Clique aqui e veja o passo a passo para cultivar orégano.

jardim vertical com temperos e ervas
Jardins verticais com temperos e ervas cultivados em vasos autoirrigáveis. Imagens: Plantei Garden Center.

Cultivo para iniciantes

Se você é iniciante na prática de cultivar, temos outros posts que podem ajudar nesse momento. Clique nos títulos para ser redirecionada(o) a publicação:

Na loja virtual da Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra vários itens para facilitar o cultivo, independentemente do seu nível de conhecimento.

Listamos aqui alguns produtos bem bacanas para quem está começando:

Vasos autoirrigáveis personalizados

Fazer as regas corretamente é fundamental. No entanto, a falta de prática nesse assunto pode causar problemas, seja por falta ou excesso.

O uso de vasos autoirrigáveis é uma ótima opção para garantir a quantidade necessária de água para as plantas. Além disso, há as opções personalizadas com os nomes de temperos e hortaliças, que deixam o ambiente ainda mais bonito!

horta suspensa com vasos de temperos
Clique na imagem para ver as opções no site.

Kits completos para plantio

Preparamos combos com tudo o que você precisa para iniciar seu próprio cultivo de tempero: terra vegetal, argila expandida, sementes e manual de plantio.

Ervas e condimentos

Nesta categoria do site temos inúmeras opções de sementes de ervas e condimentos. Escolha as de sua preferência e bom cultivo!

Para que você encontre variedades de espécies em um só produto, temos kits de sementes com manual de plantio e kits para plantio de microverdes, que se desenvolvem rapidamente.

microverdes

Comentários (2)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo