Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como plantar hortaliças em casa?

Plantar hortaliças em casa ainda provoca dúvidas em muitas pessoas, o que faz com que muitas desistam e continuem comprando do mercado mesmo, pois ainda acreditam que só quem pode ter um cultivo em casa é quem possui um quintal ou um jardim enorme.

Mas…Não!!, não é necessário morar numa casa muito grande, nem ter um quintal gigante; em sua varanda da casa ou em um pequeno cantinho em seu apartamento, é possível plantar e manter uma pequena hortaliça com facilidade.

Facilidade??? Siiim! É muito simples cultivar e fazer a manutenção de hortaliças. Duvida? preparamos esse post cheio de dicas para você.

É mais fácil do que imagina!

Escolha o espaço certo

Basicamente, você terá que dispor de um espaço em sua casa ou apartamento, não precisa ser grande, mas precisa ser arejado, ter pouca umidade, e receber luz do sol direta em algumas horas do dia.

O recipiente é importante

Se você mora em casa e tem um quintal com um tamanho considerar, poderá plantar direto na terra, que é o jeito tradicional.

Mas se não tiver um quintal grande, e morar em apartamento, não faltam opções para o plantio. Poderá escolher vasos pequenos, embalagens recicladas, floreiras, hortas verticais, caixa de madeira….

São várias opções que ficam ao seu critério de como organizar o seu cantinho de hortaliças. Porém, é muito, muito importante e imprescindível que esses recipientes tenham furos embaixo, para equilibrar o excesso de água do solo e evitar que as raízes apodreçam.

Preparação do solo

Após escolher o recipiente das hortaliças, é hora de providenciar uma terra fortificada e rica em nutrientes e matéria orgânica, pois é isso que faz as hortaliças crescerem fortes e saudáveis.

É muito importante escolher uma terra tratada e de alta qualidade para garantir a manutenção das plantas.

Adubação

A adubação é imprescindível para a  manutenção do solo, e serve para manter as plantinhas mais bonitas e viçosas, pois faz parte da nutrição delas.

A adubação é feita com substrato, que é constituído de compostos orgânicos, e pode ser cascas de ovos, húmus, esterco de galinha ou de boi e vacas..Mas também, podem ser adubos prontos como sulfato de amônia e adubos químicos.  

É importante ressaltar que, não pode ser qualquer substrato para o solo, visto que podem conter bactérias, fungos e até pragas. Portanto, prefira os substratos esterilizados.

Colheita

Após esses processos, agora é só esperar o crescimento das plantinhas, e isso varia de acordo com a espécie da hortaliça, como também da estação e a qualidade do solo e do adubo. Por isso é muito importante escolher os itens de melhor qualidade para garantir uma horta saudável e viçosa.

Controle de pragas

Infelizmente, até as hortaliças estão sujeitas à pragas. Mas é importante ressaltar que, nunca, em nenhuma hipótese, deve ser utilizado agrotóxicos e pesticidas químicos, eles causam intoxicação nas ervas e prejudica a saúde das plantas, do homem e dos animais.

Não estrague sua hortaliça com esses componentes.

O que fazer então?

Hoje já existem opções de repelentes naturais no mercado que combatem as pragas. São feitos à base de óleos essenciais e são 100% naturais.

Uma ótima substituição é o óleo de neem, um óleo essencial com propriedades antifúngicas e antibacterianas, e funciona como um repelente natural bastante eficaz no controle das pragas, descartando o uso de pesticidas. Além disso, atua no combate de mais de 500 espécies de insetos e ácaros. Para saber mais, clique aqui!

E aí, gostou das dicas? Agora ficou simples e fácil plantar temperos em sua casa. Mas se ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, entre em contato conosco pelo email pedido@plantei.com.br e ficaremos muito felizes em ajudar você!

Comments

comments

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio