Lendo agora
Como plantar hortaliças em casa?

Como plantar hortaliças em casa?

Plantar hortaliças em casa ainda provoca dúvidas em muitas pessoas, o que faz com que muitas desistam e continuem comprando do mercado mesmo, pois ainda acreditam que só quem pode ter um cultivo em casa é quem possui um quintal ou um jardim enorme.

Mas…Não, não é necessário morar numa casa muito grande, nem ter um quintal gigante; em sua varanda da casa ou em um pequeno cantinho em seu apartamento, é possível plantar e manter uma pequena hortaliça com facilidade.

Facilidade? Sim! É muito simples cultivar e fazer a manutenção de hortaliças. Duvida? preparamos esse post cheio de dicas para você. É mais fácil do que imagina. Confira!

Escolha do espaço certo

Basicamente, você terá que dispor de um espaço em sua casa ou apartamento, não precisa ser grande, mas precisa ser arejado, ter pouca umidade, e receber luz do sol direta em algumas horas do dia.

O recipiente é importante

Se você mora em casa e tem um quintal com um tamanho considerar, poderá plantar direto na terra, que é o jeito tradicional.

Mas se não tiver um quintal grande, e morar em apartamento, não faltam opções para o plantio. Poderá escolher vasos pequenos, embalagens recicladas, floreiras, hortas verticais, caixa de madeira….

São várias opções que ficam ao seu critério de como organizar o seu cantinho de hortaliças. Porém, é muito, muito importante e imprescindível que esses recipientes tenham furos embaixo, para equilibrar o excesso de água do solo e evitar que as raízes apodreçam.

plantar hortaliças em casa

Preparação do solo

Após escolher o recipiente das hortaliças, é hora de providenciar uma terra fortificada e rica em nutrientes e matéria orgânica, pois é isso que faz as hortaliças crescerem fortes e saudáveis. É muito importante escolher uma terra tratada e de alta qualidade para garantir a manutenção das plantas.

Adubação

A adubação é imprescindível para a  manutenção do solo, e serve para manter as plantinhas mais bonitas e viçosas, pois faz parte da nutrição delas.

A adubação é feita com substrato, que é constituído de compostos orgânicos, e pode ser cascas de ovos, húmus, esterco de galinha ou de boi e vacas.. Mas também, podem ser adubos prontos como sulfato de amônia e adubos químicos.  

É importante ressaltar que, não pode ser qualquer substrato para o solo, visto que podem conter bactérias, fungos e até pragas. Portanto, prefira os substratos esterilizados.

Veja também
clusia

plantar hortaliças em casa

Colheita

Após esses processos, agora é só esperar o crescimento das plantinhas, e isso varia de acordo com a espécie da hortaliça, como também da estação e a qualidade do solo e do adubo. Por isso é muito importante escolher os itens de melhor qualidade para garantir uma horta saudável e viçosa.

Controle de pragas

Infelizmente, até as hortaliças estão sujeitas à pragas. Mas é importante ressaltar que, nunca, em nenhuma hipótese, deve ser utilizado agrotóxicos e pesticidas químicos, eles causam intoxicação nas ervas e prejudica a saúde das plantas, do homem e dos animais.

Não estrague sua hortaliça com esses componentes. Hoje existem opções de repelentes naturais no mercado que combatem as pragas. São feitos à base de óleos essenciais e são 100% naturais.

Uma ótima substituição é o óleo de neem, um óleo essencial com propriedades antifúngicas e antibacterianas, e funciona como um repelente natural bastante eficaz no controle das pragas, descartando o uso de pesticidas. Além disso, atua no combate de mais de 500 espécies de insetos e ácaros. 

E aí, gostou das dicas? Agora ficou simples e fácil plantar temperos em sua casa. Mas se ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, entre em contato conosco pelo email pedido@plantei.com.br e ficaremos muito felizes em ajudar você!

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo