Como cultivar orégano

45 Comentários

      O orégano ou orégão é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor.

      Várias espécies do genêro são nativas do Mediterrâneo usadas como tempero. A influência do clima, tempo e fertilidade do solo na composição dos óleos essenciais que dão seu aroma característico é maior que a diferença entre as varias espécies.

oregano

      Orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavanoides. Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactérias como Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos.

      É uma planta perene que atinge de 20 cm a 80 cm.

      O solo para cultivo do orégano deve ser bem drenado e de preferência fértil. Mas vale lembrar que o orégano pode crescer também em solos pobres. Quanto ao pH do solo, a planta é bastante tolerante mas o recomendável é que o pH esteja entre 6 e 8. Solo calcário faz com que a planta cresça melhor.

oregano (1)

      Em relação ao clima, a planta se desenvolve melhor em clima ameno ou moderadamente quente. O ideal é que a temperatura seja entre 21 e 25 °C, mas pode ser cultivado em uma faixa de temperaturas indo de 4 a 32°C.

      A alta luminosidade faz-se muito importante para o cultivo e a planta deve receber luz solar direta por algumas horas diárias. Quanto mais luz solar receber, mais aromáticas suas folhas serão.

      O solo deve ser mantido levemente úmido, por isso, irrigue com frequência. Quando as plantas estiverem bem desenvolvidas, não há problema se o solo secar por um curto período entre o espaçamento de regas. Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam o desenvolvimento do orégano.

44535

      Há três formas de propagar o orégano. São elas: por sementes, por divisão de touceiras, ou por estaquia. O plantio por semente exige mais tempo para o crescimento das plantas e início da colheita, mas não deixa de dar resultado.

      O plantio pode ser realizado no local definitivo da horta, ou em sementeiras, vasos ou copinhos feitos de papel jornal. Neste último, as mudas são transplantadas quando tem 4 pares de folhas definitivas. A germinação das sementes ocorre geralmente em duas semanas.

      O plantio por estaquia produz plantas idênticas a planta mãe e levam menos tempo para crescerem. Caso queira utilizar este método de propagação, corte ramos com aproximadamente 15 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas). Mergulhe a metade inferior do ramo em um recipiente com água até que surjam raízes e então plante no local definitivo, ou em vasos e jardineiras.

oreganoo

      O espaçamento entre as plantas de orégano geralmente é de 30 cm, mas essa medida pode variar com o tamanho do cultivar ou da espécie.

      Lembre-se sempre de retirar as plantas invasoras que estiverem concorrendo por nutrientes e recursos. Isso é muito importante para o desenvolvimento.

      A colheita das folhas deve ser iniciada quando a planta estiver com pelo menos 20 cm de altura. As flores também são utilizada como condimento e devem ser colhidas assim que abrirem. Considera-se que as folhas tem o melhor sabor na época em que começam a surgir as flores.

      O sabor das folhas é mais forte quando estão secas, e esta é geralmente a maneira em que são usadas.

      As folhas frescas podem ser deixadas para secar em um local escuro, quente, seco e que seja bem ventilado.

      Se cultivado em clima adequado e em boas condições, o orégano produz bem por 4 ou 5 anos.

oregano004

      Alguma dúvida em relação ao cultivo do orégano? Deixe seu comentário! 😉

45 respostas para "Como cultivar orégano"

    • Bom dia Camila!

      O orégano se desenvolve de uma forma meio rasteira mesmo. Assim como o hortelã e outras ervas e temperos, porém isso é comum.
      Quanto as folhas, realmente não são grandes. Talvez as fotos tenham passado a impressão de maior tamanho, mas são ilustrativas e tiradas bem próximas, pois as folhas são realmente pequenas.

      Mas vale lembrar que a manjerona é uma espécie muito parecida com o orégano. Talvez o seu cultivar seja dessa espécie.

      Um abraço. 🙂

  • pode deixar as folhas de oregano dentro do forno r asecagem,,eu plantei mas nao colhi ainda e tbm nao sabia que tinha flores.

    • Boa tarde Leuza!

      Não saberemos dizer quanto a esta tática de secagem no forno, mas lhe ensinaremos um método fácil e adequado.

      Pendure os galhos cortados de ponta cabeça em um local seco, quente e bem ventilado. Deixe os galhos pendurados por uma semana. Demora um tempo considerável para que o orégano fique completamente seco, mas esse método preservará o seu sabor. Separe as flores das folhas. Ao preparar o orégano para ser armazenado, deve-se tratar as folhas e flores de forma separada. Arranque as folhas dos galhos passando a mão para cima e para baixo. O melhor é fazer esse passo sobre uma superfície limpa, pois as folhas fazem uma bagunça muito grande. Reúna as folhas e esmague-as com os dedos até virarem pó. Transfira o orégano seco para uma folha de papel e use-a como um funil para despejar a erva em potes hermeticamente fechados.

      Obrigado pela visita! 🙂

    • Olá Anderson.

      Até pode, mas o recomendado seria colocar uma divisória, pois, cada espécie tem sua forma de cultivo. Algumas espécies gostam mais de água do que outras. O alecrim por exemplo, inicialmente precisa ser bem regado, diferente do orégano que tanto o excesso d’água como pouca água podem prejudicar o cultivo.

      Abraço! 🙂

  • Olá, boa noite,

    Sabe me dizer, mais ou menos, quanto tempo demora desde a plantação até á época de colheita?

    • Olá Laura!

      A colheita das folhas deve ser iniciada quando a planta estiver com pelo menos 20 cm de altura. As flores também são utilizadas como condimento e devem ser colhidas assim que abrirem. Considera-se que as folhas tem o melhor sabor na época em que começam a surgir as flores.

      O sabor das folhas é mais forte quando estão secas, e esta é geralmente a maneira em que são usadas.

      As folhas frescas podem ser deixadas para secar em um local escuro, quente, seco e que seja bem ventilado.

  • Boa noite,
    Parabéns pelo blog e obrigada pelas informações!
    Estou cultivando dois pezinhos de alecrim , um de orégano e dois tomilho em uma jardineira de aproximadamente 50 cm por 30cm de profundidade. Li acima onde você sugeriu separa o alecrim do orégano. Mas você acha que posso deixar o alecrim e tomilho juntos?
    Outra questão é que na minha jardineira de manjericão tem aparecido pequeninos mosquitos que deixam as folhas com uma aparência queimada. Procurei soluções pela internet e li sobre o óleo de nim (ou neem), Você recomenda? Está difícil de encontrar no Rio de Janeiro. Alguma sugestão caseira e natural?

    Muito obrigada mais uma vez pela atenção!
    Abraço.

  • Olá, tenho orégano em uma jardineira, mas ouvi dizer que se eu não retirar os galhos com flores, ela não cresce mais e acaba morrendo. Isso é verdade? Sempre que aparecerem as flores devo retirá-las?
    Desde já agradeço pelas informações!

    • Olá Gabriela.

      Sim!

      As flores funcionam como drenos, e assim, acabam absorvendo toda a energia que a planta precisa para o desenvolvimento. Por isso é necessário realizar as podas sempre que a planta estiver com flores. É o mesmo sistema do manjericão.

      Abraço! 🙂

  • O oregano pode ser cultivado em vaso de plastico?????
    Meu oregano está com galhos bem finos tanto é que eles ficam somente no chão isso é normal ou os galhos tem que ser mais grossos????

    Obrigado e fique com Deus

    • O plantio pode ser realizado no local definitivo da horta, ou em sementeiras, vasos ou copinhos feitos de papel jornal.

      Os galhos são finos, mas nem tanto. Devem estar como mostra a imagem do post. Finos, mas sustentando a planta de modo que formem um arbusto.

      Obrigado. Você também!

  • Amei o seu blog 🙂
    Comprei sementes de oregano.
    Você acha melhor eu misturar terra com areia antes de plantar as sementes?

  • Olá,

    Meu orégano começou a morrer e percebi que meu vasinho tinha uma drenagem ruim, verifiquei a terra e estava muito enxarcada. Tentei uma operação de livrar as raizes da terra enxarcada (que ficou parecendo uma argila e acho que estava assim há dias)…. as sequei um pouco com o secador de cabelo e troquei de vaso colocando terra nova. Será que acabei matando-o de vez? Como saber quanto de água colocar?

  • Olá, recebi uma mudinha de orégano há dois dias atrás.
    Ainda não passei para o vaso, mas percebi que as folhas já estão secando. Não sei que tipo de solo foi utilizado para fazer a muda.
    Gostaria de saber como fazer para transferí-la para o vaso. Quais os tipos de solo devo colocar? Vi em um site a seguinte recomendação “areia, terriço e terra de jardim em partes iguais”. É isso mesmo?
    Quanto a incidência solar, moro em apartamento, e não muitos há locais onde o sol incide diretamente, só em torno de 3 horas. É o suficiente?
    Muito obrigada!

  • Bom dia;
    Tenho na cozinha (muita luminosidade mas sem sol direto) um vaso com orégano e manjericão. De uns tempos para cá o manjericão está muito bem, mas o orégano está com uma aparência bem murcha. O que seria isso? Excesso de água ou falta de luz direta? Obrigado e parabéns pelo blog

  • Adorei esse blog! Além do ótimo conteúdo vocês são muito atenciosos nas respostas. Voltarei sempre!
    Estou me aventurando montando uma horta pela primeira vez, mas é em apartamento e fica tudo em vasos. Tem dado certo e estou apaixonada por fazer isso.
    Meu orégano é rasteiro, como umas outras meninas comentaram, ele não sobe tipo hortelã, ele cai do vaso, mas fica visualmente bem bonito. rs Já colhi algumas folhas para utilizar na comida.
    Noto que algumas folhinhas e ramos ficam secando e não sei porque.
    Enfim, se for possível queria mandar uma foto só para vcs verem esta espécie, que é bem diferente da que vocês mostraram e não encontrei nenhuma foto parecida na internet. Tem cheiro de orégano, mas não sei se é outra planta.

  • Olá, boa tarde, amei as dicas mais tenho uma divida, posso plantar em vasos de plasticos com furinhos em baixo ? Comuns para plantas ?
    E qual terra seria a melhor para isso ?

  • Olá,
    posso cultivar o orégano junto com o manjericão no mesmo vaso?
    Fiz dessa maneira, mas a folhas de orégano começaram a pretejar e o caule também.
    O que pode estar causando isso?

  • Olá! Plantei um muda há sessenta dias. Utilizei teera vegetal e húmus de minhoca. A planta não se desenvolveu e boa partes das suas folhas apodreceram, o que devo fazer para recuperar a planta? Cortar os galhos até apresentam folhas pretas ajudará?

  • Plantei uma muda de oregano que retirei da terra. Segui tds as indicações do seu blog. No entanto a planta está ficando seca. Tem alguma recomendação especial para o plantio de mudas tiradas da terra? Tipo, algum tipo de poda… E qual o horário ideal para que a planta tome sol diretamente? Obg!

  • Olá, estou plantando uma hortinha em casa e gostaria de saber se prejudica o orégano se eu plantar ele ao lado de tomilho ou manjericão, e qual a distância que devo plantar?

  • Plantei orégano e fiz mudas. As que ficaram em determinado vaso ficaram com folhas verdes claras e bem aromáticas. Em outro vaso elas ficaram verde escuras e quase sem aroma. O que aconteceu? Alguém sabe dizer?

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *