Lendo agora
Como cultivar louro? Passo a passo

Como cultivar louro? Passo a passo

cultivar louro

O louro ou loureiro (Laurus nobilis) é um arbusto ou uma árvore que, geralmente, atinge menos de 10 metros de altura, mas que pode chegar a atingir 18 metros.

Nativo da região mediterrânea, foi mais comum no passado do que na era atual.

É considerado uma relíquia da laurissilva, um tipo de floresta subtropical úmida que cobria a região mediterrânea até alguns milhões de anos atrás, e que ainda pode ser encontrada, por exemplo, nos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias.

Usos do louro na culinária

As folhas são utilizadas como tempero, trituradas ou inteiras. Quando são utilizadas inteiras, são geralmente retiradas do alimento antes do consumo, pois tem uma consistência coriácea (semelhante a de couro) mesmo depois de cozidas.

Os frutos, quando maduros, são brilhantes e roxo-escuro. Quando secos, os frutos podem ser moídos ou ralados e usados como especiaria.

O louro é uma espécie dioica, ou seja, apresenta plantas que normalmente produzem apenas flores masculinas e plantas que produzem apenas flores femininas.

folhas de louro

Como cultivar louro?

Para o plantio, é ideal que o solo seja bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 6,6 e 7,5. Contudo, a planta é bastante tolerante quanto ao solo, desde que seja bem drenado.

Luminosidade e Clima

O ideal é que o cultivo receba luz solar direta. Porém, o desenvolvimento também ocorre em sombra parcial.

Pra cultivar louro, o clima deve ser ameno. Porém, a planta pode suportar baixas temperaturas, desde que seja protegido do vento e de geadas.

Regas

A água em excesso prejudica as raízes, portanto, irrigue de forma que o solo fique sempre levemente úmido.

Propagação

Assim como inúmeras plantas, o louro pode ser propagado por sementes ou estaquia.

As sementes podem levar um longo tempo para germinar, consequentemente as mudas demoram a crescer. Sendo assim, o método preferido geralmente é o plantio de pedaços de ramos semilenhosos, com 10 a 25 cm de comprimento.

É importante lembrar que o solo deve ser mantido úmido até o enraizamento.

floração do louro

Cultivo do louro em vasos

O louro também se adapta bem aos vasos grandes, o que é recomendado para quem tem pouco espaço.

Assim, a planta tem seu crescimento limitado e permanece menor, com até dois metros de altura. No entanto, é necessário adubar com mais frequência.

Também é necessário retirar a planta, cortar até um terço das raízes e replantar com novo solo a cada 2 a 5 anos. O replantio depende do tamanho do vaso ou contêiner e do tamanho da planta.

horta em vasos - escola plantei

Veja também
o que plantar em cada estação

É muito importante lembrar que é necessário retirar as ervas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes, principalmente quando o cultivo é realizado em vasos.

Aqui no blog temos vários artigos com dicas sobre cultivo de temperos e ervas em vasos, melhor mês para plantio de cada hortaliça e opções mais fáceis para ter em hortas domésticas.

Colheita

A colheita acontece quando a planta estiver bem desenvolvida. Então, retire parte das folhas para consumo no fim do verão ou  no começo do outono.

As folhas secas têm um sabor mais forte, que desaparece com o passar do tempo.

    louro

Faça a colheita das bagas e deixe-as na sombra para secar. É necessário que existam plantas masculinas e femininas na região para que as plantas femininas produzam frutos.

Muitas vezes o loureiro não floresce em regiões de clima diferente do clima de sua região nativa.

Pronto para cultivar louro e temperar suas deliciosas receitas? Conte pra gente aqui nos comentários onde costuma utilizar essas saborosas folhas!

horta vertical

Comments

comments

Comentários (18)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo