Como cultivar louro

11 Comentários

      O louro ou loureiro (Laurus nobilis) é um arbusto ou uma árvore que geralmente atinge menos de 10 metros de altura, mas que pode chegar a atingir 18 metros.

      Nativo da região mediterrânea, foi mais comum no passado do que na era atual, sendo considerado uma relíquia da laurissilva, um tipo de floresta subtropical úmida que cobria a região mediterrânea até alguns milhões de anos atrás, e que ainda pode ser encontrada, por exemplo, nos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias.

      As folhas são utilizadas como tempero, trituradas ou inteiras. Quando são utilizadas inteiras, são geralmente retiradas do alimento antes do consumo, pois tem uma consistência coriácea (semelhante a de couro) mesmo depois de cozidas.

manteiga-de-louro-um-remedio-natural-anti-reumatico1

      Os frutos quando maduros são brilhantes e roxo-escuro. Quando secos, os frutos podem ser moídos ou ralados e usados como especiaria.

      O louro é uma espécie dioica, ou seja, apresenta plantas que normalmente produzem apenas flores masculinas e plantas que produzem apenas flores femininas.

      Em relação a luminosidade, o ideal é que o cultivo seja realizado em luz solar direta. Porém, o desenvolvimento também ocorre em sombra parcial.

      O clima deve ser ameno, mas pode suportar baixas temperaturas, desde que seja protegido do vento e de geadas.

      Para o plantio, é ideal que o solo seja bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 6,6 e 7,5. Contudo, a planta é bastante tolerante quanto ao solo, desde que seja bem drenado.

      Água em excesso pode prejudicar as raízes, por tanto irrigue de forma que o solo seja mantido levemente úmido.

louro001

      Assim como inúmeras plantas, o louro pode ser propagado por sementes ou estaquia. As sementes podem levar um longo tempo para germinar, consequentemente as mudas demoram a crescer. Sendo assim, o método preferido geralmente é o plantio de pedaços de ramos semilenhosos, com 10 a 25 cm de comprimento.

      É importante lembrar que o solo deve ser mantido úmido até o enraizamento.

      O louro também pode ser cultivado em vasos grandes, o que é recomendado para quem tem pouco espaço. Assim, a planta tem seu crescimento limitado e permanece menor, com até dois metros de altura.  No entanto, é necessário adubar com frequência. Também é necessário retirar a planta, cortar até um terço das raízes e replantar com novo solo a cada 2 a 5 anos (depende do tamanho do vaso ou contêiner e do tamanho da planta).

http://www.dreamstime.com/-image20784986

      É muito importante lembrar que é necessário retirar as ervas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes, principalmente quando o cultivo é realizado em vasos.

      Quanto a colheita, quando a planta estiver bem desenvolvida, as folhas podem ser colhidas, se necessário. No fim do verão ou começo do outono, uma parte das folhas pode ser colhida e deixada para secar a sombra. Folhas secas têm um sabor mais forte, mas este vai desaparecendo com o passar do tempo.

      As bagas também podem ser colhidas e deixadas para secar a sombra. É necessário que existam plantas masculinas e femininas na região para que as plantas femininas produzam frutos. Ademais, o loureiro muitas vezes não floresce em regiões de clima diferente do clima de sua região nativa.

louro1

      Pronto para cultivar louro e temperar suas deliciosas receitas? Conte pra gente aqui nos comentários onde costuma utilizar essas saborosas folhas! 😉

11 respostas para "Como cultivar louro"

  • Meu louro desenvolveu uma praguinha. São umas bolinhas leves brancas que lembra algodão e que solta uns fiapos na folha tipo teia de aranha. Como combater?

    • Boa tarde, quando essa praga apareceu no meu pe de louro, eu misturei fumo de rolo com sabão de Coco e borrifei nas folhas

  • Plantei um pé de louro, que estava bem robusto e verde. Repentinamente todas as folhas secaram. Poderiam me dar um dica sobre o ocorrido, e como evitar ?

  • Olá! Tenho há vinte anos no quintal um lindo pé de louro e acabo de aprender com vocês que é uma planta dioica. O meu pé da umas flores bem miúdas, qual será ele? Também queria saber se tem algum jeito de fazer muda sem ser da semente. Tentei milhares de vezes a partir de caules, mas nunca da certo! Muito obrigada!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *