Lendo agora
Como plantar pepino: passo a passo

Como plantar pepino: passo a passo

como plantar pepino

O pepino (Cucumis sativus) é uma planta trepadeira que pode crescer de 1 a 3 m de comprimento. Seus frutos são normalmente consumidos ainda imaturos, crus ou em conservas.

Neste artigo explicamos como cultivá-la na horta com dicas de preparo do solo, clima adequado, frequência de regas, colheita e muito mais. Confira! 

plantar pepino na horta

Preparo do solo 

O pepino se desenvolve melhor em solos ricos em matéria orgânica, férteis e bem drenados. Clique aqui e veja as dicas sobre o preparo dos canteiros das hortas. 

Se o plantio for feito em vasos, o substrato pode ser preparado utilizando terra vegetal, areia e húmus de minhoca.

Mas, atenção: escolha um vaso com, no mínimo, 30 cm de diâmetro e profundidade e posicione no local definitivo. Além de não tolerar bem o transplante, as mudinhas de pepino já vão se adaptando às condições do espaço desde o início. 

substrato para horta

Clima e luminosidade 

O pepineiro prefere clima quente e cresce bem em locais com temperaturas entre 18°C e 30°C. Em regiões sujeitas a geadas e a baixas temperaturas, pode ser cultivado dentro de estufas.

Escolha um local do canteiro ou posicione o vaso em um local onde a planta não fique muito exposta ao vento. 

Quanto à luminosidade, cresce melhor quando recebe luz solar direta por pelo menos algumas horas por dia.

Leia também: O que plantar na horta mês a mês? 

Como plantar pepinos? 

As sementes de pepino não germinam bem em temperaturas abaixo de 20°C. Semeie, de preferência diretamente na horta, pois as mudas não suportam bem o transplante.

As sementes devem ser colocadas a 1 ou 2 cm de profundidade (verifique a indicação para a variedade escolhida na embalagem) e a germinação leva de 5 dias a até duas semanas.

sementes de pepino

O espaçamento indicado para o pepino pode variar muito de acordo com o cultivar e o método. No cultivo tutorado, o espaçamento geralmente pode ser de 60 cm a 1 m entre as linhas de cultivo e 45 a 50 cm entre as plantas.

Para cultivo com as plantas crescendo rasteiras, o espaçamento pode ser de 2 m entre as linhas e de 75 cm a 1 m entre as plantas. Para a produção de pepino destinado a conservas, o espaçamento pode ser de 1 m a 1,2 m entre as linhas de cultivo e de 20 cm entre as plantas.

kit de sementes

Sobre o transplante: se sua região tem invernos frios e você deseja plantar no início da primavera, quando ainda existe risco de baixas temperaturas, as sementes podem ser plantadas em vasos, copinhos ou sacos de plástico para mudas.

Mantenha os vasos ou sementeiras em locais aquecidos e, posteriormente, faça o transplante com cuidado para o local definitivo.

Regas

Deve ser irrigado com a frequência necessária para que suas raízes nunca fiquem secas, porém, com os devidos cuidados para não encharcar o solo.

Veja também
clusia formando cerca viva

Nos cultivos em vasos, verifique sempre se os furos não estão obstruídos e se a camada de drenagem funciona bem, permitindo que a água escoe com facilidade. 

Tratos culturais

O pepino pode ser cultivado como uma planta rasteira ou pode ser tutorado, crescendo em uma cerca ou treliça. Existem alguns poucos cultivares que formam moitas e não se espalham pelo terreno.

como plantar pepino

Corte as pontas das ramas principais para promover uma maior ramificação das plantas. Para plantas tutoradas, isso só deve ser feito quando as ramas atingem a altura total do suporte.

Quanto tempo leva até a colheita? 

A colheita dos pepinos acontece quando estão bem desenvolvidos, mas antes que comecem a amadurecer.  Geralmente, em 30 a 70 dias depois do plantio, dependendo do cultivar e da finalidade.

Os pepinos para conserva, por exemplo, são colhidos mais cedo, quando tem de 3 cm a 9 cm de comprimento.

hortas verticais

Ideias de plantio  

Se você ama cultivar, leia os artigos abaixo e aprenda a plantar ervas e temperos em vasos ou canteiros:

Faça o download gratuito do nosso guia de cultivo de hortaliças para iniciantes e mãos à terra!

escola plantei - horta em vasos

Comentários (2)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo