Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como plantar pepino

      O pepino (Cucumis sativus) é uma planta trepadeira, que pode crescer de 1 a 3 m de comprimento. Seus frutos são normalmente consumidos ainda imaturos, crus ou em conservas.

Clima

      O pepineiro prefere clima quente, crescendo bem em locais com temperaturas entre 18°C e 30°C. Em regiões sujeitas a geadas e a baixas temperaturas, o pepino pode ser cultivado dentro de estufas. A planta não deve ser cultivada em local exposto ao vento.

Luminosidade

      O pepino cresce melhor em condições de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

Quanto ao solo

      Plante em solo rico em matéria orgânica, fértil e bem drenado. A planta não precisa de um solo rico em nitrogênio. O pH ideal do solo é de 5,5 a 6,8.

Irrigação

      O pepineiro deve ser irrigado com a frequência necessária para que suas raízes nunca fiquem secas, porém sem que o solo fique encharcado.

pepino-faz-bem-para-pele

Plantio

      As sementes de pepino não germinam bem em temperaturas abaixo de 20°C. Plante de preferência diretamente na horta, pois as mudas não suportam bem o transplante. Entretanto, se desejar ou for conveniente (como por exemplo, se sua região tem invernos frios e você deseja plantar no início da primavera, quando ainda existe risco de baixas temperaturas), as sementes podem ser plantadas em vasos, saquinhos de plástico para mudas ou copos feitos de papel jornal, mantidos em locais aquecidos, e posteriormente transplantadas com cuidado para o local definitivo. As sementes podem ser plantadas a 2 ou 3 cm de profundidade, e a germinação leva de 5 dias a até duas semanas.

      O espaçamento indicado para o pepino pode variar muito com o cultivar e o método de cultivo. No cultivo tutorado, o espaçamento geralmente pode ser de 60 cm a 1 m entre as linhas de cultivo e 45 a 50 cm entre as plantas. Para cultivo com as plantas crescendo rasteiras, o espaçamento pode ser de 2 m entre as linhas e de 75 cm a 1 m entre as plantas. Para a produção de pepino destinado a conservas, o espaçamento pode ser de 1 m a 1,2 m entre as linhas de cultivo e de 20 cm entre as plantas.

      É possível cultivar pepino em vasos que tenham pelo menos 30 cm de diâmetro e profundidade.

aedson Pepino e sua flor.

Tratos culturais

      O pepino pode ser cultivado como uma planta rasteira ou pode ser tutorado, crescendo então em uma cerca, uma treliça, um caramanchão, etc. Existem alguns poucos cultivares que formam moitas e não se espalham pelo terreno.

      As pontas das ramas principais podem ser cortadas para promover uma maior ramificação das plantas. Para plantas tutoradas, isso só deve ser feito quando as ramas atingem a altura total do suporte.

      A maioria dos cultivares necessita da presença de abelhas para a polinização e consequente formação dos frutos. Alguns poucos cultivares são partenocárpicos, ou seja, apresentam a formação do fruto sem que tenha ocorrido polinização. Estes cultivares geralmente produzem apenas flores femininas, mas ocasionalmente podem produzir algumas flores masculinas, que devem ser retiradas. Nestes cultivares a polinização deve ser evitada, pois os frutos perdem qualidade se produzirem sementes. Para isso, ou impeça as abelhas de chegar às flores, por exemplo, fazendo o cultivo dentro de uma estufa fechada, ou não plante nas proximidades outros cultivares de pepino.

17 Laura

Chegamos então a colheita

      Geralmente a colheita dos pepinos inicia-se em 30 a 70 dias depois do plantio, dependendo do cultivar, da finalidade (pepinos para conserva são colhidos mais cedo) e das condições de cultivo. A colheita dos frutos deve ser feita quando estão bem desenvolvidos, mas antes que comecem a amadurecer. O pepino destinado a conservas é colhido ainda jovem, quando tem de 3 cm a 9 cm de comprimento. O pepineiro é uma planta anual.

shutterstock_192337634

      Pronto para iniciar o cultivo de pepinos? Então mãos à terra! 😉

Se você possui direito sobre alguma das imagens utilizadas no post, favor entrar em contato para que possamos citar os devidos créditos.

Comments

comments

Posts relacionados

2 respostas para “Como plantar pepino”

  1. Iraci Conceição ferreira Silva disse:

    Adorei o post…Deu água na boca só de olhar para os pepinos…adoro. Uma saladinha…hummmmmmmmm

  2. Luann disse:

    E quanto tempo ele continua produzindo, em média?
    Desde já obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio