Lendo agora
Como plantar alho-poró em vasos ou canteiros

Como plantar alho-poró em vasos ou canteiros

alho-poró

O alho-poró (Allium ampeloprasum) é uma planta bienal, mas geralmente cultivada como planta anual. O pseudocaule da planta é formado por camadas de bainhas de suas folhas e é essa parte que é consumida como alimento nas refeições.

Neste artigo explicamos o passo a passo para plantar alho-poró e quais suas preferências de solo, luz e regas. Boa leitura!

Alho poró: sementes e mudas

O plantio de alho-poró é feito por sementes, que devem ser semeadas a 1 centímetro de profundidade, no local definitivo ou em sementeiras.

Caso o realize por sementeiras, o transplante deve ser feito quando as mudas estiverem com 10 a 20 cm de altura, o que ocorre aproximadamente dois meses após a semeadura.

sementes de alho poró

Para o plantio de alho-poró por mudas, em hortas feitas em canteiros, mantenha o pseudocaule quase totalmente enterrado no solo, deixando apenas a extremidade com a folhagem visível.

Solo e regas

Atentar-se ao preparo do solo antes do plantio é uma etapa muito importante, pois é ele que garante os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da planta.

O solo ideal para cultivo de alho-poró é bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e também rico em nitrogênio. O pH ideal é de 6,0 a 6,8.

O alho-poró pede regas frequentes, para que o solo seja sempre mantido úmido, no entanto, nunca encharcado.

horta vertical

Clima e luminosidade

Assim como no cultivo de outras hortaliças, a luz solar direta é necessária para que o alho-poró se desenvolva bem. A exposição ao sol deve ser de, no mínimo, 4 horas por dia.

A espécie se desenvolve melhor em clima ameno, com temperaturas entre 13°C e 24°C, mas pode ser cultivada em clima mais quente se o solo for mantido bem úmido. É uma planta que resiste a baixas temperaturas.

Como plantar alho-poró em vaso?

Para quem quer ter uma horta e mora em apartamento ou não dispõe de muito espaço, o plantio em vasos é a solução. Nesse caso, o cuidado deve ser redobrado com a camada de drenagem, que facilita o escoamento de água.

alho-poró

Os vasos ou jardineiras precisam ter, ao menos, 25 cm de profundidade. Quanto maior a profundidade, melhor. Dessa forma, o crescimento é viabilizado em boas condições.

Veja também

É importante retirar outras plantas que estejam se desenvolvendo próximas ao alho-poró, porque podem competir por nutrientes e recursos.

As recomendações de luz, regas e preparo do solo para são as mesmas do plantio em canteiros.

Colheita

A colheita é feita em, aproximadamente, 120 e 150 dias após o plantio. Porém, esse período estimado depende das condições de cultivo.

As plantas são colhidas quando os pseudocaules têm de 2,5 a 4 cm de diâmetro, são arrancadas inteiras e suas folhas podem ser aparadas. As folhas são comestíveis também, no entanto, menos apreciadas e usadas na culinária quando comparadas ao pseudocaule.

alho-poró

Caso o clima da região esteja propício para o desenvolvimento do alho-poró, a colheita pode ser postergada, sem ocasionar nenhum tipo de problema.

Gostou das dicas sobre como plantar alho-poró? Aqui no nosso blog você encontra o passo a passo para montar sua horta: em canteiros, em vasos, na sua casa ou apartamento!

escola plantei - horta em vasos

Comments

comments

Comentário (1)
  • tem mais de um ano que plantem a semente do alho-poro eu corto o bulbo com as folhas e ele torna brotar qdo cresce eu torno cortar

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo