Lendo agora
Como plantar e cultivar taioba

Como plantar e cultivar taioba

taioba

A taioba (Xanthosoma sagittifolium) é frequentemente confundida com diversas espécies chamadas de “taro”. Ela é conhecida popularmente como orelha-de-elefante, sendo bastante utilizada como planta ornamental em jardins que valorizam folhagens.

Neste artigo explicamos como cultivá-la e apresentamos quais seus principais usos e benefícios para saúde, já que a folha da taioba é comestível. Confira!

Taioba é PANC?

O que muita gente não sabe, é que a taioba também é uma planta alimentícia não convencional (PANC) e pode ser ingerida.

Comestíveis e saborosas, as folhas desta planta já são muito apreciadas na culinária e vem ganhando cada vez mais espaço em pratos brasileiros que valorizam plantas não convencionais.

O consumo de taioba traz vários benefícios: ela é rica em vitaminas A, B, C e em minerais como cálcio e fósforo. A abundância de ferro faz com que a sabedoria popular lhe atribua a solução para a anemia.

taioba ou orelha de elefante
Cultivo de taioba no jardim. Imagem: Plantei Garden Center.

Uma dica é prepará-la refogada. Por conter ácido oxálico, a planta crua pode causar irritação na boca. Mas, atenção! Existem muitas plantas da família das Araceas, muito parecidas com a taioba, porém não comestíveis.

Outro ponto de atenção é que as folhas e os cormos da planta devem ser cozidos ou assados, para eliminar as ráfides.

Consumo de taioba

Tanto os cormos quanto as folhas devem ser cozidos ou assados antes do consumo para eliminar ráfides (cristais de oxalato de cálcio com a forma de agulhas).

Neste cultivar a concentração de ráfides é menor que a presente na maioria dos cultivares de taro (Colocasia esculenta).

As folhas são um bom substituto para o espinafre e podem ser preparadas da mesma maneira.

Taioba: como plantar e cultivar?

Como explicamos anteriormente, a taioba é uma planta de valor ornamental, muito comum em jardins de estilo tropical. Além disso, é um tipo de PANC e suas folhas são comestíveis. Ou seja, há inúmeros benefícios em cultivá-la, continue a leitura e aprenda!

Solo e regas

Esta incrível planta precisa ser cultivada em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica. É importante evitar solos compactados e os muito argilosos. No entanto, suporta bem terrenos sujeitos a encharcamento.

O pH ideal do solo situa-se entre 5,8 e 6,3.

A irrigação da taioba deve ser feita de forma a manter o solo sempre úmido. As plantas adultas são mais resistentes à seca, mas não crescem bem se faltar água.

substrato carolina

Luminosidade e clima

A taioba aprecia o clima quente e úmido, com temperaturas acima de 20°C. Clima este que faz com que ela se desenvolva melhor. Em contrapartida, não suporta baixas temperaturas.

Pode ser cultivada tanto em local com luz solar direta quanto em local com sombra parcial. Porém, o segundo caso é o mais recomendado.

Veja também
flores penduradas

Plantio em canteiros ou vasos

O plantio da taioba, na maioria das vezes, é feito com pedaços de seu cormo ou com rebentos laterais que surgem próximos ao cormo principal.

Eles devem ser plantados com 6 a 10 cm de profundidade, com espaçamento de 1,3m a 1,3m entre as plantas ou de 1m entre as linhas e 40 a 50 cm entre as plantas.

Taioba - Xanthosoma sagittifolium
A taioba é uma planta alimentícia não convencional (PANC) e também possui uso ornamental. Foto: Wikipédia.

Colheita

O tempo para a colheita das folhas é de 60 a 75 dias depois do plantio.

Já a colheita dos cormos pode ser feita de 7 a 12 meses depois do plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. Estas partes devem ser desenterradas com cuidado, para evitar ferimentos que podem apressar muito sua deterioração.

Uma informação bem importante é a de que a colheita frequente das folhas atrapalha o desenvolvimento do cormo. Assim, o ideal é plantar com uma só finalidade: colher ou as folhas ou os cormos. Ainda que seja possível colher ambos, mas em menor rendimento.

Gostou de aprender mais sobre a taioba? Aqui no nosso blog você encontra mais de 400 artigos sobre diversos tipos de hortaliças, frutíferas, flores e plantas ornamentais.

E se você ama cultivar, aproveite e faça uma visita à nossa loja virtual. Lá você encontra todos os itens necessários para cultivo doméstico!

kit de sementes

Comentários (5)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo