Lendo agora
Como plantar gengibre? Passo a passo

Como plantar gengibre? Passo a passo

plantar gengibre

O gengibre é um rizoma fácil de cultivar, que cresce bem rápido e pode ser utilizado de diferentes formas, seja na culinária, em saladas, molhos, sucos, chás e como planta ornamental, em vasos ou canteiros do jardim. 

Neste artigo explicamos o passo a passo para plantar gengibre em vasos ou canteiros e garantir mais frescor no seu prato no dia a dia! 

Como plantar gengibre?

O primeiro passo para começar o plantio é selecionar um pedaço de gengibre que aparente inchaço e que esteja com a pele firme. A cor deve ser próxima ao bege claro e não deve haver muitas rugas ou fissuras escuras.

como plantar gengibre

Em seguida, deixe o gengibre submerso em água morna durante uma ou duas noites. Essa etapa facilitará a criação dos brotos para a germinação.

2 – Montagem do vaso 

O gengibre é um rizoma que pode ser plantado dentro de casa, em canteiros ou em vasos. 

Ao optar pelo plantio em vaso, escolha um recipiente que tenha entre 35 e 30 centímetros, aproximadamente. Faça uma camada de drenagem no fundo utilizando brita ou argila expandida. 

O substrato para plantio pode ser feito com um mix de terra vegetal (duas partes) e areia de construção (uma parte). Assim, a terra fica mais soltinha e não forma torrões.

Depois de finalizar esta etapa, faça uma rega e verifique se a água escoa com facilidade pelos furos do vaso. 

Para saber mais sobre a montagem ideal de vasos, clique aqui

3 – Atenção à profundidade

Depois de preparar o vaso para o plantio, faça pequenos buracos com os dedos e coloque os rizomas de gengibre a cerca de 3 cm de profundidade, sempre com os botões para cima.

plantando gengibre em vaso

Em seguida, regue de forma que a terra fique úmida, mas sem encharcar.

Cubra com mais substrato, mas sem tapar complementarmente os botões, como está na segunda imagem abaixo. 

como plantar gengibre

Veja também
adubos para jardim

4 –  Local e iluminação 

O vaso deverá ficar em um local bem iluminado, podendo até mesmo ter contato direto com a luz solar. Até a germinação ocorrer, mantenha a terra úmida, pulverizando água sempre que notar a terra da superfície seca.

5 – Colheita

Depois de um tempo os brotos do gengibre começam a aparecer! Eles estarão prontos para a colheita entre 7 a 12 meses, quando as folhas começarem a ficar amareladas.

Para colher, retire a planta com cuidado, separe as hastes dos rizomas e coloque-as para secar por um ou dois dias. Depois desse período, eles estão prontos para serem consumidos em saladas, chás, molhos e sucos. 

Quando plantar gengibre?

Uma dúvida muito comum entre os cultivadores é qual o melhor período para plantar gengibre na horta.

Este rizoma aprecia climas tropicais e subtropicais, onde a temperatura não varie muito além de 17º a 35º C. E, por gostar de calor, é recomendado que o plantio seja realizado entre a primavera e o verão.

o que plantar no outono

Gostou de aprender o passo a passo para plantar gengibre? Continue aprendendo com a gente aqui no blog, temos centenas de artigos com dicas para cultivar folhas, temperos e muito mais!  

Cultive mais!

vasos para plantio

Comments

comments

Comentários (41)
    • Olá Delasir!

      Infelizmente não podemos afirmar. Já vimos matérias que dizem que sim. Algumas dizem que ele não é indicado para pessoas hipertensas, pois altera a pressão elevando-a ainda mais. Em contra mão, já vimos também outras que dizem que ele não altera e pelo ao contrário, ajudam a controlar.

  • Uso a gengibre em todas coisas usadas nos comentário até agora.
    Conhecimento eficaz é aquele que é dividido. Obrigado por compartilharem. Eudes

    • O legal do gengibre é que ele permite muitas maneiras de uso né Eudes?!
      Concordamos plenamente. Conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
      Nós que agradecemos sua visita. Ela é muito importante para nós.

      Abraço! 🙂

  • PLANTEI CORRETAMENTE., AS FOLHAS SÃO PARECIDAS COM AS DE UM COQUEIRINHO., ESTÁ EM VASO., SÓ QUE AS FLS ESTÃO AMARELANDO O QUE DEVO FAZER?

    • Olá Rose!

      Como citamos no post, quando as folhas estão amareladas é porque chegou a hora de colher. No entanto, caso não queira realizar a colheita, pode apenas cortar as folhas a partir do talo, que novas folhas crescerão e ele continuará produzindo normalmente.

      Abraço. 😉

  • Olá eu em minha casa uso varrias vezes durante a semana no suco de frutas e em comidas ÓTIMO !… cultivo ele a mais de 5 anos …
    As vezes passa semana sem usar . OBRIGADO TO GOSTANDO MUITO DESTE Site… ABRAÇO A TODOS .

    • Olá Gilmar!

      O bom do gengibre é que ele realmente pode ser usado de muitas maneiras né?! Nós adoramos também.
      Ficamos felizes que esteja gostando. E nós, adoramos sua visita aqui.
      Ela é muito importante para nó. Sinta-se a vontade para voltar sempre!

      Abraços à você também. 🙂

  • Aqui em casa consumimos muito gengibre, nas carnes de panela e assados em geral, faço também BALINHAS para dor de garganta, ralando o gengibre, levo ao fogo com açúcar (a gosto) mexo, desmancho as pelotas maiores até ficar um granulado menor, açucarado. Deixo esfriar, coloco em potes e dou pros meninos mastigarem quando estão com a garganta irritada. É forte, mas delicioso. Outra delícia é a GENGIBIRRA (mas este eu não sei fazer não), é uma bebida gelada, com gengibre, limão e açúcar. E temos a tradição para festas juninas e julhinas, o QUENTÃO, de gengibre, canela, laranja, açúcar, água e aguardente, fica o tempo todo no fogo e é servido fumegante, eh trem bom sô. Na nossa região, embora muito quente, apreciamos demais o gengibre. Agora plantei e quero saber como é a flor. Abração!

    • Que legal amiga Rita!
      O mais bacana do gengibre é justamente essa variedade de opções que ele nos proporciona né?! Nós adoramos também!

      Obrigado pela visita e volte sempre.
      Abração! 😉

  • Uso gengibre no álcool para fazer massagem nas mãos e articulações…………..fui diagnosticada com SINDROME DO TUNEL DO CARPO, só uso essa massagem com gengibre.
    Gosto de usar tb como chá e na culinária. Vou seguir suas orientações para o cultivo.

    • Olá amiga Olga!
      O gengibre realmente tem muitas funções e esse é um diferencial que nos faz gostar ainda mais dele né?!

      Depois nos conte a experiência de cultivo.
      Um abraço! 😉

  • Colocando um pedacinho de gengibre na hora de cozinhar o feijão preto se evita a sensação de estufamento que muitas pessoas sentem após comê-lo.
    Abrçs.

  • Olá!!! meu marido é japonês e consumimos muito o gengibre curtido:
    corte umas duas ramas grandes mais ou menos em fatias finas na diagonal, e reserve, em uma vasilha coloque 1 e meio litros de agua e coloque 6 colheres de sopa de açúcar e quando levantar fervura desligue o fogo e coloque as fatias de gengibre, deixe amornar e coloque em um vidro esterilizado, deixe curtindo e vá consumindo, fica uma delicia no sushi, com arroz e carnes, já fiz bala, com gengibre fica uma delicia!

    Um abração e espero que gostem…

  • Agradeço por este artigo de alta qualidade.Eu não conhecia todos os benefícios do gengibre.Eu vou agora usá-lo para dor de garganta.Muito obrigado novamente

  • Ola bom dia! Gosto muito de usar gengibre plantei, deixei que as folhas secasse so que quando fui colher as raizes estavam com manchas roxas e um sabor diferente nao agradavel, O que pode ter acontecido?

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo