Como cultivar gengibre em casa

37 Comentários

      O gengibre é um rizoma, que pode ser plantado dentro de casa. Fácil de cultivar e crescer, ele tem inúmeras funções, podendo ser utilizado em saladas, molhos, chás, decorações e remédios caseiros. Afinal, todos sabemos da tradição terapêutica do gengibre.

gengibre-dieta-celulite-gripe-corte

      São vários os benefícios do gengibre, como por exemplo:

  • É um ótimo digestivo;
  • Nos ajuda a absorver melhor todos os nutrientes dos alimentos;
  • Em forma de chá, alivia a dor de garganta e sintomas do resfriado;
  • Age como anti-inflamatório;
  • Reduz as dores nas articulações quando utilizado para óleo essencial de banho.

gengibre

      Como cultivar então?

      O método para cultivo é muito simples.

      O primeiro passo é selecionar algum gengibre que aparente inchaço e que esteja com a pele firme. A cor da pele deve ser bege clara e não deve conter muitas rugas ou fissuras escuras.

      Deixe o gengibre submerso em água morna durante uma ou duas noites. Isto facilitará a criação de brotos para a germinação.

emagrecer-com-gengibre-03

      O vaso que receberá o gengibre deve ser grande (aproximadamente 35 cm x 30 cm) e conter argila expandida ou algum outro material que drene a água no fundo. A terra deve estar solta (que não gruda quando regada) e conter uma parte de areia para cada três partes de terra. Regue para assentar.

      Após esse processo, enterre os rizomas de gengibre, a cerca de 5 cm de profundidade, com os botões para cima. Em seguida, regue novamente de forma que a terra fique úmida mas não molhada ou encharcada.

img_16437_ins_79093_orig

      O gengibre se dá bem em climas tropicais e subtropicais, onde a temperatura não varie muito além de 17º a 35º C. Por gostar de calor, é recomendado que o plantio seja realizado entre a primavera e o verão.

      O vaso deverá ficar em um local bem iluminado, podendo até mesmo ter contato direto com a luz solar. Até a germinação ocorrer, faz-se necessário manter a terra úmida, pulverizando água sempre que notar a terra da superfície seca.

      Após algum tempo os brotos do gengibre começarão a aparecer. Estarão prontos para a colheita entre 7 à 12 meses, quando as folhas começarem a ficar amareladas. Arranque então a planta com cuidado, separe as hastes dos rizomas e coloque-os para secar por um ou dois dias para somente após este período consumi-los.

img_16437_ins_79094_600

      E você, gosta de gengibre? Então conte para gente aqui nos comentários para quais finalidades você usa este rizoma tão apreciado! 😉

37 respostas para "Como cultivar gengibre em casa"

    • Olá amiga Maria!
      Que bom, ficamos muito felizes.
      Maravilhosos são vocês, nossos amigos e clientes que nos enchem de alegria e satisfação.
      E nós amamos sua visita, por isso volte sempre viu?!
      Um abraço! 😉

      • Olá, eu quero usar a gengibre para tomar com agua e limão é bom para emagrecer, e uso tambem para comer no prato.

    • Olá Delasir!

      Infelizmente não podemos afirmar. Já vimos matérias que dizem que sim. Algumas dizem que ele não é indicado para pessoas hipertensas, pois altera a pressão elevando-a ainda mais. Em contra mão, já vimos também outras que dizem que ele não altera e pelo ao contrário, ajudam a controlar.

  • Uso a gengibre em todas coisas usadas nos comentário até agora.
    Conhecimento eficaz é aquele que é dividido. Obrigado por compartilharem. Eudes

    • O legal do gengibre é que ele permite muitas maneiras de uso né Eudes?!
      Concordamos plenamente. Conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
      Nós que agradecemos sua visita. Ela é muito importante para nós.

      Abraço! 🙂

  • PLANTEI CORRETAMENTE., AS FOLHAS SÃO PARECIDAS COM AS DE UM COQUEIRINHO., ESTÁ EM VASO., SÓ QUE AS FLS ESTÃO AMARELANDO O QUE DEVO FAZER?

    • Olá Rose!

      Como citamos no post, quando as folhas estão amareladas é porque chegou a hora de colher. No entanto, caso não queira realizar a colheita, pode apenas cortar as folhas a partir do talo, que novas folhas crescerão e ele continuará produzindo normalmente.

      Abraço. 😉

  • Olá eu em minha casa uso varrias vezes durante a semana no suco de frutas e em comidas ÓTIMO !… cultivo ele a mais de 5 anos …
    As vezes passa semana sem usar . OBRIGADO TO GOSTANDO MUITO DESTE Site… ABRAÇO A TODOS .

    • Olá Gilmar!

      O bom do gengibre é que ele realmente pode ser usado de muitas maneiras né?! Nós adoramos também.
      Ficamos felizes que esteja gostando. E nós, adoramos sua visita aqui.
      Ela é muito importante para nó. Sinta-se a vontade para voltar sempre!

      Abraços à você também. 🙂

  • Aqui em casa consumimos muito gengibre, nas carnes de panela e assados em geral, faço também BALINHAS para dor de garganta, ralando o gengibre, levo ao fogo com açúcar (a gosto) mexo, desmancho as pelotas maiores até ficar um granulado menor, açucarado. Deixo esfriar, coloco em potes e dou pros meninos mastigarem quando estão com a garganta irritada. É forte, mas delicioso. Outra delícia é a GENGIBIRRA (mas este eu não sei fazer não), é uma bebida gelada, com gengibre, limão e açúcar. E temos a tradição para festas juninas e julhinas, o QUENTÃO, de gengibre, canela, laranja, açúcar, água e aguardente, fica o tempo todo no fogo e é servido fumegante, eh trem bom sô. Na nossa região, embora muito quente, apreciamos demais o gengibre. Agora plantei e quero saber como é a flor. Abração!

    • Que legal amiga Rita!
      O mais bacana do gengibre é justamente essa variedade de opções que ele nos proporciona né?! Nós adoramos também!

      Obrigado pela visita e volte sempre.
      Abração! 😉

  • Uso gengibre no álcool para fazer massagem nas mãos e articulações…………..fui diagnosticada com SINDROME DO TUNEL DO CARPO, só uso essa massagem com gengibre.
    Gosto de usar tb como chá e na culinária. Vou seguir suas orientações para o cultivo.

    • Olá amiga Olga!
      O gengibre realmente tem muitas funções e esse é um diferencial que nos faz gostar ainda mais dele né?!

      Depois nos conte a experiência de cultivo.
      Um abraço! 😉

  • Colocando um pedacinho de gengibre na hora de cozinhar o feijão preto se evita a sensação de estufamento que muitas pessoas sentem após comê-lo.
    Abrçs.

  • Olá!!! meu marido é japonês e consumimos muito o gengibre curtido:
    corte umas duas ramas grandes mais ou menos em fatias finas na diagonal, e reserve, em uma vasilha coloque 1 e meio litros de agua e coloque 6 colheres de sopa de açúcar e quando levantar fervura desligue o fogo e coloque as fatias de gengibre, deixe amornar e coloque em um vidro esterilizado, deixe curtindo e vá consumindo, fica uma delicia no sushi, com arroz e carnes, já fiz bala, com gengibre fica uma delicia!

    Um abração e espero que gostem…

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *