Como plantar e cultivar hortelã

76 Comentários

      A hortelã é uma planta aromática usada para várias finalidades. É utilizada como tempero em culinária, como aromatizante em certos produtos alimentares, ou para a extração do seu óleo essencial. Por vezes, simplesmente cultivada como planta ornamental. É uma das plantas mais usadas do mundo. É também utilizada como planta medicinal, destacando-se como: estimulante estomacal, usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremores nervosos, vômitos, cólicas uterinas, e muito útil contra catarros brônquicos facilitando a expectoração. O chá feito de hortelã também é usado como calmante.

      Até para coquetéis a hortelã é usada, para preparar alguns combinados como é o caso do famoso mojito.

      Plantar e cultivar hortelã é uma tarefa muito fácil, pois ela se adapta muito bem a diversos climas e precisa somente de sol e muita umidade.

      O plantio pode ser realizado de duas maneiras, através de sementes ou de mudas.

      As espécies de hortelã são plantas de clima temperado ou ameno, que suportam bem baixas temperaturas mas não o congelamento do solo. Existem também espécies que toleram altas temperaturas.

     Plantio

     É recomendável que o local de cultivo seja protegido do vento, pois o mesmo pode prejudicar as plantas.

      O plantio é geralmente realizado através de rizomas retirados de plantas bem desenvolvidas, saudáveis e de boas características, com duas ou três gemas em cada pedaço de rizoma. Estes podem ser plantados diretamente no local definitivo ou em vasos. O espaçamento varia conforme a espécie, mas um espaçamento de 30 a 40 cm entre as plantas é considerado adequado.

      Para o plantio em vaso é necessário um sistema de drenagem para evitar que a água fique acumulada e as raízes apodreçam. Este sistema é feito com argila expandida e manta bidim.

      Lembrando sempre que o vaso precisa ser furado para que o sistema de drenagem funcione corretamente.

      Cultive a hortelã de preferência em solo fértil e rico em matéria orgânica.

     Luminosidade

     Em relação a luminosidade, a hortelã pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial. É mais fácil manter o solo úmido quando cultivada em sombra parcial e ambiente fresco, principalmente quando sua região tem um clima mais quente.

     Irrigação

     É importante que o solo esteja sempre úmido. O ideal é que o solo nunca seque durante o ciclo de crescimento das plantas.

      Retire sempre plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

      É necessário prestar atenção no plantio de hortelã, pois a maioria das espécies é invasiva, podendo se espalhar rapidamente. A plantação deve ser mantida sobre controle, cortando as plantas para impedir que se espalhem para fora da área destinada ao seu plantio. Em hortas domésticas, é mais conveniente cultivar a hortelã em vasos, jardineiras e outros contêineres, para restringir mais facilmente o seu crescimento e impedir que se espalhe e invada o espaço destinado a outras plantas.

      Outro cuidado é estabelecer uma rotina de adubações mensais (que podem ser realizadas com o Forth Hortaliças, que é um fertilizante foliar completo com macro e micronutrientes que fornece uma nutrição balanceada para favorecer o crescimento e produção, sem danificar a planta) durante as fases de crescimento das plantas. Ou então, adube sempre que as plantas apresentarem sinais da falta de nutrientes, como folhas amareladas ou estagnação do crescimento quando isto não deveria ocorrer.

     Colheita

     É possível realizar a colheita a partir do momento em que as plantas estiverem bem desenvolvidas. O momento ideal para colheita é quando as plantas estão florescendo, pois neste período o aroma e sabor são mais intensos. Corte as hastes acima do primeiro ou segundo par de folhas, ou então colha somente as folhas necessárias.

      A colheita de todas as hastes pode ser realizada até três vezes por ano, por quatro a seis anos sem necessidade de replantio.

Dica

      Como a hortelã precisa de muita umidade, o vaso auto irrigável se torna ideal para o seu cultivo, pois umidifica sua planta naturalmente. Além de proteger seu lar de mosquitos da dengue.

      E você, gosta de hortelã? Então conte aqui pra gente nos comentários em quais ocasiões costuma usar essa deliciosa planta! 😉

Comments

comments

76 respostas para "Como plantar e cultivar hortelã"

  • Adoro os post que vocês realizam .Tenho uma pequena horta em casa e estou seguindo suas orientações , é muito agradavel e uma distração na minha idade 83 anos ,acompanhar o crescimento das plantinhas. Achei um pé de ” Chifre de Viado ” e estou tentando salva-lo Podem me dar alguma orientação ??? Um Abraço , e muito obrigada .

    • Olá!

      Que bom que gosta. E nós, adoramos sua visita, que é muito importante para nós. Então sinta-se a vontade para voltar sempre.

      Recomendamos para salvar o chifre de veado o Forth Orquídeas Manutenção. Os nutrientes que o compõem bastam para ajudar a fortificar/fortalecer a planta. Porém, é necessário controlar bem a aplicação pois notará a mudança drástica. O produto é muito eficaz e ajudará a planta visivelmente. Sendo assim, espace a aplicação de 15 em 15 dias.

      Segue o link do produto: http://www.plantei.com.br/fertilizante-orquideas-manutencao

      Qualquer dúvida estamos a disposição!
      Um abraço. 😉

      • Soco algumas folhas num copo coloco agua fervendo , passo no coador coloco mel e dou para a neta, acalma a tosse .. Alem de que amo chá de hortelã puro ou com abacaxi.

    • Amo ter hortelã em casa faço sempre quibe e água com hortelã e limão mas ñ consigo manter o plantio sempre morre!!

    • Uso hortelã na carne moída,nos kibes e na Canja de galinha não pode faltar!Uma delícia!……A hortelã pimenta com as folhas parecidas com boldo,uso quatro folhas soco com sal para dois quilos de asa para assar na brasa.Fica maravilhoso!

  • Olá… Ganhei um vasinho de hortelã com folhas viçosas e cheirosas, mas após duas semanas aguando todos os dias, começaram a aparecer manchas pretas nas folhinhas… Estou desesperada e não sei o que fazer… Um grande abraço e obrigada.

  • Bom dia, comprei o vaso auto irrigável de vocês, e tenho uma plantinha de hortelã nela, porém, o vaso faz com que a terra fique encharcada e não úmida, e está prejudicando a raíz de todas as plantinhas. O que eu faço?

    • Bom dia Leila.

      Geralmente isso ocorre quando a rega é realizada também por cima (além da utilização do sistema autoirrigável). Nos passe seu telefone por favor ou entre em contato conosco através do (14) 33781382 que lhe ajudaremos/explicaremos melhor para que possa ter sua hortelã saudável.

      Obs: vale lembrar que hortelã adora água.

      Um abraço. 😉

  • Pode ser e-mail?

    Não reguei por cima não! heheh, ela puxou a água todinha em 1 dia e meio, fiquei um dia sem por porque achei demais, e no 3º dia tive que tirar o prato e deixar sim, isso foi 6ª passada e ontem olhei e a terra ainda tá bem molhada!

    • Oque pode estar acontecendo é que se seu solo tiver a granulimetr ia muito fina, com muita argila ou silte a água vai sendo sugada muito rápida por capilaridade… nos meus estudos na faculdade essa umidade pode subir até 30 metros acima do nível de água. O ideal é que você misture areia grossa e media principalmente na parte mais do fundo do vaso … e tbm incluir argila expandida ou brita na camada mais inferior!!

  • Ola. Ganhei uma muda de hortela e plantei em uma jardineira há umas 2 semanas. É a primeira vez que tento plantar alguma coisa. Mas percebi que diversas folhas estao parecendo furadas no vaso. Olhei no meio das folhas e nao achei nada de anornal. O que posso estar fazendo para sanar isso? Obrigada.

  • EU VIVO NUM PAÍS MUITO QUENTE, AS TEMPERATURAS CHEGAM AOS 55 GRAUS,
    A MEDIA É DE 45 GRAUS,
    ESTOU EM MOÇAMBIQUE NA CIDADE DE TETE.
    SERÁ QUE MANTENDO A PLANTA EM CASA COM COM AC, ELA SE VAI ADAPTAR?

    • Olá Manuel.

      Não podemos afirmar, mas o essencial para o desenvolvimento da planta seria nunca faltar água, visto que as temperaturas aí são muito elevadas.

      Procure cultiva-las nos locais mais frescos da casa e prestar sempre atenção nas regas. Apesar de apreciar climas amenos, existem espécies que toleram temperaturas altas.

      Um abraço! 🙂

  • Comprei um vaso pronto com a hortelã já alta, cerca de 30cm. Logo de cara boa parte das folhas caíram, as hastes estão moles e tombadas. Aqui venta muito, e a planta fica à meia sombra. O que fazer, é a segunda vez que perco um vaso de hortelã em bem pouco tempo.

  • Há muito usamos a hortelã na picanha, carne moída, chá etc. Cultivamos diretamente no canteiro mas ela matou as outras. Não sabíamos que ela é solitária. Gostamos da informação.
    Muito obrigado.

  • Estou seguindo “PLANTEI ” a apenas duas semanas e estou maravilhado com as matérias, utilizo hortelã em saladas e claro em receitas de carne moída principalmente o kibe. Parabéns a todos vocês !!!

    • Olá Antonio.

      Ficamos imensamente felizes que esteja gostando de nosso blog.

      Hortelã é realmente uma delícia né. Nós amamos também!

      Obrigado pela visita e volte sempre. Sua visita e seus comentários são muito importantes para nós. <3

    • Minha hortelã está amarelada, com as bordas secas e um pouco murchas, o que posso fazer para salva-la? Meu tomatinho também esta assim, tentei usar leite diluído mas nao deu mto certo

  • Boa tarde. ganhei 06 rizomas de tamanho médio de hortelã e plantei em uma aréa de aproximadamente 22comp. x 27 larg por 15 cm de altura, molho moderadamente(de 100 a 200 ml aprox.) todos os dias sem deixar encharcar demais.
    Alguns rizomas se desenvolvem nornalmente e outros já não.
    O que pode estar acontecendo?
    Qual a quantia de água por dia?
    Um grande abraço.

  • Boa tarde plantei hortela num vasinho no meu apartamento. Porém tenho visto folhas secas ou furadinhas. Posso retirar essas folhas?

      • Obrigada! Agora que vc deu a dica , vou colocar o óleo de neen no meu manjericão! Ele tá crescendo bem porém no caule tem umas bolinhas grudadas e algumas folhas estão com manchas pretas!

  • Obrigada pelo blog.
    A minha hortelã está linda e cheia de galhos e muda.
    Eu estou usando atualmente para dor de estômago. Segue a receita do chá abaixo.Chá de hortelã para dor no estomago

    O chá de hortelã-pimenta, de nome científico Mentha piperita L., possui propriedades anti-sépticas, calmantes e analgésicas muito eficazes no trato de problemas estomacais. A utilização desse remédio caseiro, além de aliviar a dor no estômago, diminui outros sintomas de problemas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia.

    Ingredientes

    1 xícara de água
    1 colher (sopa) de folhas de hortelã picadas (Eu uso a comum)
    Modo de preparo

    Basta ferver a água e adicionar as folhas de hortelã no recipiente e tampá-lo. O chá deve permanecer abafado por, aproximadamente, 10 minutos e, então, deve ser coado. Tomar este chá 3 vezes ao dia, logo após as refeições.

  • Olá temos aqui uma horta comunitária .são 34 famílias que participam. eu Ronan corde no e se projeto .eu comecei fazeno as mudas.do hortelã pegano os galhos maiores e cortando pedaços de 3 centímetro e colocano na bandeja.e levo pra esta certo. aqui eu entrego o hortelã nos restaurantes. e casas de sucos.

  • ola tudo bem? tenho em casa muitas frutas plantadas em vasos também temperos diversos já cultivei muita hortelã so que não estou mais conseguindo já troquei terra,vaso,mudas so que elas não desenvolvem não sei mais o que fazer tem algum segredo especial?

  • Boa tarde, precisava urgentemente de saber qual a quantidade de água necessária para a hortelã. Fiz uma experiencia para a faculdade e comprei 3 plantas iguais (hortelã) uma nunca regámos, outra regámos com 50 ml e outra com 100 ml. A de 50 ml foi a que se desenvolveu mais (tem maior numero de folhas, as folhas são maiores e o caule também) a que nunca foi regada foi a 2ª que apresentou maior desenvolvimento (gostaria de saber porque visto que nunca a reguei) e a de 100 ml cresceu pouco e as folhas ficaram pequenas comparativamente com a de 50 ml. Será que me pode explicar a que se deve estes resultados???

  • Olá, a tua matéria é maravilhosa, que me empolguei e comprei 5 mudinhas de hortelã, fico todos os dias admirando como se fossem meus filhos, já tem quase 1 semana e percebi que as folhas de uma das mudinhas está queimando, será que tem haver com esse frio do inverno? Por favor me ajude, não quero perder elas.

    • Olá Ana. Obrigado.

      Ficamos felizes que tenha gostado da matéria e se empolgado a cultivar.

      Pode ser o frio sim. É comum as folhas apresentarem queimaduras nessa época. O recomendado é retira-las.

      No entanto, faremos o seguinte. Me mande uma foto da planta através do e-mail valter@plantei.com.br

      Analisarei melhor e aí conseguirei te dar uma resposta mais precisa. 🙂

  • Ganhei uma mudinha a uns meses atrás ela cresceu uns 20cm ficou linda , mas morreu e não consegui entender o motivo, agora ganhei outra plantei em outro vaso , coloquei as pedrinhas e coloquei um papel filtro tb , sempre molho! TeM 2 semanas ainda tá viva, rsrs e tenho o alecrim tb que foi a mesma coisa!

  • Meu esposo tem um plantio de hortelã ah cinco anos e neste início do ano o hortelã comeccomeçou a ficar com as folhas pretas e apodrecerem já foi utilizado vários tipos de veneno mais não resultou em nenhuma melhora oque vá
    Podemos fazer nos ajudem por favos

  • Olá, minha hortelã está com um ramo com folhas esbranquiçadas e com pequenos pontinhos pretos. Como faço para cuidar disso?

  • Olá, tenho problemas com gastrite e descobri q a hortelã é um pequeno milagre q ajuda nesse caso. Tomo 1 xicara após o almoço e o jantar e te digo q salva minha vida. Plantei vários canteiros aq em casa e seu post ajudou muito. Grata

  • Muito informativa essa postagem. Eu plantei hortelã em casa mas estou com um problema com a praga mosca minadora. Alguma dica para combater esse bichinho? Eu uso o olho de neem mas não ta resolvendo.

  • Muito informativa essa postagem. Eu plantei hortelã em casa mas estou com um problema com a praga mosca minadora. Alguma dica para combater esse bichinho? Eu uso o óleo de neem mas não ta resolvendo.

  • Olá, cultivo uma muda de hortelã e a mesma apresenta vários pontinhos brancos, inicialmente achei que era pulgões, mas não é, vocês podem me ajudar a solucionar esse problema?

  • eu cultivo uma hortelã da folha pequena a pouco tempo , mas ela está amarelando e murchando, e tem alguns buraquinhos aparentes na planta , sendo que deixei-a à meia luz e terra úmida , seria algum problema com fungos ?ou deixo ela por um tempinho exposta diretamente ao sol?

  • Parabéns pelo blog. Muito legal! Por favor, plantei o hortelã num vaso, ele está bonito mas sem gosto. O que pode estar acontecendo?

  • Tenho um pé de hortelã plantado em um vaso fundo, mas a planta está rasteira e com poucas folhas. Moro em uma cidade fria… será que isso está matando a minha plantinha?

  • Bom dia!!
    Comprei essa semana um vaso de Hortelã. Na embalagem tinha um símbolo de um garfo e faca, e um X em cima, ou seja, proibido comer. Porque não pode? Nem chá posso fazer?…aguardo uma resposta obrigada

  • Oi, adorei as dicas! Amo a minha hortelã! Quero cultivar corretamente, pois é minha companheirinha! Obrigada! ❤️

  • Gosto muito de hortelã, uso como tempero em carnes, em salada, suco, chás e por aí vai. super fã de hortelã.

  • Meu vasinho com Hortelã fica em uma area que nao pega muito sol (tem luminosidade mas nao intensa) e o vento é constante e levemente forte. Isso pode acabar com a hortelã ou prejudica-la?

  • Andrea ,São Paulo
    Meu hortelã não está na terra está em um tipo de estrato vegetal estava em local de bastante sol e vento agora mudei de lugar agora está em lugar sombreado,mas as folhas estão um tanto sem cor estou com medo dele morrer

  • Prezados tenho uma hortelã que na mesma folha sinto o gosto de hortelã e menta isso é possível? A mesma é mais ponteaguda do que as folhas mais conhecidas das hortelãs.

  • aqui em casa todos gostam de tomar um cha de hortela, estou pensando em cultivar aqui em casa mesmo, essas dicas foram essenciais para mim, muito obrigada

  • Olá, adoro as dicas do blog! Tenho uma dúvida. Comprei uma hortelã já crescida, num vaso grande (25 cm de diâmetro na boca) e ela estava linda e súper cheia. Mas agora ela está com muitos galhos secos e com folhas verdes só nas pontinhas… o que pode ser? Obrigada!!!

  • Olá, comprei uma mudinha de hortelã no mercado e alguns dias estava com as folhas comidas, percebi que havia lagartingas, tirei elas e tô com medo de replanta-las no vasinho autoirriguavel que comprei de vcs. Como posso fazer para não perde-se?

  • Plantei hortelã num recipiente e venho observando que a mesma já está com mais de um palmo de altura na verdade são quatro troncos. Preocupa-me pois observo que outros plantios ela não cresce dessa forma e como se não bastasse ela apresenta seccionamentos nas folhas parecidas com a roseira quando atacada por saúvas. não tenho problemas com este tipo de inseto no domicílio. Serão fungos ou outro tipo de parasita. O que devo fazer???? Posso enviar foto???

  • Boa Tarde,
    Eu comprei há mais ou menos um pé de hortelã na feira. E eu o coloquei na varanda do apartamento que somente pega sol algumas horas ~ 3 – 4h no periodo da manhã. E percebi que a planta está rarefeita na porção central e inferior e com os galhos finos e crescendo para os lados e com folhas pequenas. Isso seria somente por pouca exposição direta ao sol??

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *