Lendo agora
Como plantar erva-cidreira-verdadeira (melissa)

Como plantar erva-cidreira-verdadeira (melissa)

melissa ou erva-cidreira-verdadeira

A erva-cidreira-verdadeira é popularmente conhecida como “melissa”, que vem do seu nome científico: Melissa officinalis, da família Lamiaceae.

É uma erva perene, fácil de cultivar, e que apresenta um leve aroma de limão.

Neste artigo explicamos como plantar melissa/erva-cidreira em vasos ou em canteiros, para colher esses benefícios sempre que precisar. Boa leitura!

Usos e benefícios

A melissa ou erva-cidreira possui propriedades medicinais e é muito utilizada em chás e compressas. As partes usadas são as folhas ou a planta florida.

melissa ou erva-cidreira

No livro “Tratado das Plantas Medicinais” (Adaequatio Estúdio, 2014), de Telma Grandi, encontramos a informação de que a erva-cidreira-verdadeira, a melissa, é empregada como carminativo, estimulante, tônico e sedativo, sendo contraindicada no caso de hipersensibilidade, gravidez, baixa atividade da tireoide, entre outros.

Além do uso medicinal, a planta atrai abelhas, auxiliando no equilíbrio do ecossistema.

Como plantar erva-cidreira (melissa)?

A reprodução é feita por sementes ou por touceiras, em qualquer período do ano.

Se o plantio da melissa/erva-cidreira for feito em sementeiras, coloque as sementes a 3 centímetros de distância, para que elas tenham espaço para se desenvolver sem competir por nutrientes.

loja plantei

Atenção: a profundidade recomendada é de 0,5 (meio) centímetro. Se as sementes estiverem muito abaixo do topo do vaso, terão mais dificuldade para crescerem.

O transplante da melissa poderá ser feito 30 dias após a germinação. Observe se as mudas estão firmes antes de movimentá-las, para não prejudicar o crescimento.

Como plantar erva-cidreira em vaso?

Plantar erva-cidreira/melissa em vaso é muito fácil e garante praticidade para quem quer ter um jardim de ervas no apartamento ou dispõe de pouco espaço no quintal.

Há duas coisas que precisam de atenção: o local onde o vaso vai ficar (deve receber luz solar por, no mínimo, 4 horas por dia) e a camada de drenagem.

Antes de adicionar o substrato, faça uma camada no fundo do vaso com argila expandida ou brita (pedra de construção). A água precisa escoar com facilidade pelos furos, caso contrário, prejudica as raízes da planta.

kits para hortas verticais

Prepare o substrato utilizando a seguinte receita: combine areia, terra vegetal e terra comum – na proporção de 1:1:1.

O húmus de minhoca também pode ser acrescentado nessa mistura. Em seguida, faça uma rega generosa, observe como a terra se acomoda (se necessário, acrescente um pouco mais) e se os furos do vaso não estão obstruídos.

Veja também
orquídea

Preparo do solo em canteiros

A melissa aprecia solos úmidos e ricos em nutrientes. Revolva o solo no mínimo 20 cm de profundidade até que fique solto, sem a presença de torrões. Para melhorar as condições do solo, adicione esterco e/ou húmus de minhoca.

Nas hortas em canteiros, as sementes de melissa devem ser colocadas com espaçamento de 30 x 30 cm, para que tenham espaço para crescer sem fazer sombra umas às outras.

Regas

Após o plantio das sementes, mantenha o solo úmido, mas sem encharcar.

Para quem optar por plantar a melissa em vaso, é importante conferir se a camada de drenagem está funcionando, porque os problemas no escoamento de água podem levar ao apodrecimento das raízes.

horta vertical

Ciclo de cultivo

O ciclo de cultivo da erva-cidreira/melissa é de 90 dias (durante o verão) e 120 dias (no inverno). Ela pode chegar a, aproximadamente, 40 centímetros de altura e produz flores pequenas, que surgem nos meses de junho e julho.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já aprendeu a plantar erva-cidreira ou melissa, faça um jardim vertical de ervas e usufrua desses sabores em qualquer lugar!

Na loja Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra tudo o que precisa para montar sua hortinha em vasos!

itens para jardinagem

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo