Lendo agora
15 plantas medicinais que você pode ter no jardim

15 plantas medicinais que você pode ter no jardim

plantas medicinais

Você já pensou em ter uma bela horta em casa? Você pode ter tudo fresquinho diretamente da sua horta mesmo se morar em apartamento e não  tiver nem uma varanda. Basta uma parede que receba uma boa dose de luminosidade, treliça ou pallet, alguns vasos ou cantoneiras e, em poucos passos, você monta o seu próprio jardim vertical.

Melhor do que ter um que seja apenas decorativo é cultivar o charme de colher ervas da sua própria horta, não só para aromatizar os alimentos, mas também para fazer chás e infusões. Conheça as plantas medicinais que você pode ter no jardim e aproveite todas as vantagens desses remédios naturais.

1. Alecrim

Ele também é um tempero, mas mais do que deixar aquele aroma gostoso em carnes e massas, ele previne o acúmulo de gases, facilita o processo digestivo, é usado contra febres e doenças respiratórias e para regular o fluxo menstrual.

2. Erva Cidreira

Ou Melissa, a Erva Cidreira é ótima para regular transtornos do sono, nervosismo, ansiedade, pressão alta e até a herpes labial. Só não é indicada para quem problemas de tireoide ou baixa frequência cardíaca.

sementes de ervas e plantas medicinais

3. Absinto

Estimula o apetite, expulsa bactérias estomacais, auxilia o tratamento de vesícula melhorando a digestão e ainda pode ter uso tópico em feridas e picadas de insetos. Só não o use se estiver grávida ou amamentando.

4.  Abrótamo

O que tem de amarga tem de boa para a função hepática e para a digestão, destruindo as bactérias intestinais, relaxando espasmos e reduzindo a febre. Além disso ainda funciona muito bem como repelente de mosquitos que estão no ambiente.

5. Tomilho

Talvez você não saiba, mas a erva aromática usada no frango, na pizza e nos molhos é na verdade um ótimo fluidificante e expectorante, agindo inclusive em casos de sinusite e bronquite.

6. Boldo do Chile

O pequeno arbusto pega muito fácil e é um excelente remédio natural para flatulência e problemas de digestão, dor de barriga, úlceras e espasmos, principalmente quando consumido em forma de chá.

7. Confrei

Rico em vitamina B12 e cálcio, ele pode ser macerado e adicionado a cremes para a pele, promovendo a reprodução celular. É ótimo para inchaço e hematomas de feridas.

8. Marrúbio

Outro potente expectorante, tanto para a tosse seca quanto a com muco. Também faz bem para a vesícula biliar, fígado, palpitações e febre tifoide.

9. Babosa

É poderosa contra doenças de pele, manchas, queimaduras de sol e acne. Sua aplicação mais conhecida, porém, é para os cabelos, evitando a caspa e a queda, dando mais hidratação e brilho. Saiba como plantar babosa clicando aqui.

Também é conhecida por combater piolhos, bastando passar a goma do seu interior nos cabelos ou na pele. Grávidas ou e mulheres menstruadas não devem beber o chá, assim como pessoas com hemorroidas e crianças. E atenção: apenas a babosa lisa pode ser ingerida. A rajada só pode ser usada na pele.

10. Hortelã

Delícia nas sopas e nas carnes, quando em infusão abre as vias respiratórias. Além disso, ela também ajuda a perder os quilinhos extras.

Veja também
Aglaonema Lawan

11. Matricária

Enxaquecas e artrites ficam bem melhores com a Matricária, cujas folhas têm ação preventiva e anti-inflamatória.

12. Estragão francês

Além de realçar o sabor dos pratos à base de frango, ovos, molhos de salada e mostarda, o Estragão Francês ajuda a expulsar bactérias e ainda colabora para uma melhor digestão. De forma tópica, a erva é usada para aliviar dor de dente e reumatismo. Grávidas ou que estiver amamentando não devem usá-la.

13. Capim Limão

Ou Capim-Cidreira ou Capim-Santo combate cólicas e dores abdominais, diarreias e ainda funciona como um leve analgésico. Em compressas, ajuda a tratar doenças de pele.

14. Árvore do Chá

Expectorante e antisséptica, a planta estimula o sistema imunológico e combate infecções. O interessante é que ela é usada, de forma local, para praticamente qualquer coisa, de infecções vaginais a pé de atleta, de micose a verrugas: basta fazer uma infusão antes de aplicar.

15. Salsa ou salsinha

Figurinha fácil nas melhores cozinhas, a salsinha é também excelente contra cistite, flatulência, reumatismo e até mau hálito.

Viu como é fácil ter um jardim que, além de bonito e aromático, é também medicinal? E você já cultiva alguma dessas plantas? Conta pra gente nos comentários!


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo