Lendo agora
A planta certa para cada lugar da casa

A planta certa para cada lugar da casa

Não é porque você mora em um apartamento e tem uma varanda pequena que não pode aproveitar as vantagens de uma decoração feita por plantas.

Mas, antes de sair plantando e amontoando suas plantas em todos os lugares possíveis, saiba que existem locais ideais para o cultivo de cada tipo de planta. Neste artigo explicamos tudo o assunto.

Boa leitura e mãos à terra!

A planta certa para cada lugar

O primeiro passo é descobrir a intensidade de luz de cada ambiente da sua casa. Isso pode ser feito com um equipamento chamado exposímetro (medidor de luz), aplicativos de celular ou através de alguns truques de fotografia.

Saber o quanto a planta irá crescer evita vários problemas. Há plantas que possuem raízes agressivas que podem destruir vasos, e alturas máximas que podem chegar ao teto.

Sala

Neste ambiente existe a possibilidade de todas iluminações possíveis, abrindo caminho para os mais diversos tipos de plantas. Não esqueça de harmonizar o vaso para que a decoração fique melhor ainda.

Cactus e suculentas

É uma boa maneira de começar. Existem dos mais variados tipos e tamanhos, gostam de lugares quentes e ensolarados e precisam de poucas regas.

Ficus

Esta planta pode crescer bastante, e requere que você tenha um teto alto. Fica muito bonita em um canto de uma sala bem iluminada, longe do ar-condicionado.

Aspidistra

Uma planta muito fácil de cultivar, de pouca luz e que varia de 30 a 60cm. Com essas características, ela pode ser mantida em mãos francesas ou vasos suspensos.

Orquídeas

São plantas muito belas, plantadas em substrato que gostam de receber luz do sol de forma indireta. Caso sua varanda tenha face norte ou sul, pode-se pensar em colocar orquídeas por lá também.

Cozinha

Ervas, chás e temperos: exalam um bom aroma e estão a um passo de distância de serem utilizadas em receitas. Aposte nas tradicionais: capim-cidreira, cebolinha, salsinha, alecrim, manjericão, boldo, hortelã etc.

Quartos

Aqui a dica é utilizar plantas que transmitam suavidade e tranquilidade, como bonsais e begônias.

Espada-de-são-jorge: enquanto a maioria das plantas realiza a purificação do ar durante o dia, ela faz durante a noite. Ideal para ter no quarto já que ela também não precisa de muita luz ou água para sobreviver.

Banheiro

Lírio-da-paz: é adaptada para locais frescos e sombreados, sendo ideal para embelezar o banheiro.

Além do lírio da paz, a palmeira-ráfis, e pequenos vasos de violeta também são boas opções.

Escritórios e salas de espera

Plantas comprovadamente tem efeito sobre a produtividade, então não há motivos para não colocarmos diversas plantas no local de trabalho.

Se seu escritório ou sala de espera possui luz indireta, aposte em plantas como begônia, lírio da paz, peixinho e antúrio.

Veja também

Varanda

A varanda ainda é o lugar onde há mais opções, mas vamos indicar algumas plantas que precisa de bastante luz (pleno sol), o que tornaria difícil sua sobrevivência em outros cômodos.

Fique atento(a) também ao vento, que no caso de grandes folhagens podem causar problemas. Outra tendência atual são os jardins verticais, que economizam espaço e é uma ótima opção de decoração.

jardim vertical para parede

Planta Jade

Se sua sala é bem ensolarada, é preferível que a coloque lá, pois esta planta fica cai muito bem com um interior moderno, podendo ser considerada um objeto de decoração.

Clique aqui e o passo a passo para plantar e cultive a jade.

planta jade

Babosa

Além de possuir todos as caraterísticas de cura que nossos avós já nos ensinavam, ela também serve como medidora da qualidade de ar mostrando pequenos pontos marrons quando a qualidade fica ruim.

Cultive a babosa na varanda, pois ela aprecia sol pleno.

Tudo que dissemos aqui não é lei. Se você prefere que determinada planta ocupe um local diferente do que sugerimos, tente, mas só lembre de tomar os cuidados com os níveis de sol,  umidade, tamanho da planta e presença de animais. Então, bom cultivo e boa decoração!


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo