Lendo agora
Aprenda como preparar uma horta

Aprenda como preparar uma horta

Hoje em dia todos estamos mais conscientes em relação ao que comemos e a como a produção dos alimentos afeta o meio-ambiente e o nosso corpo diretamente. Contudo, nem sempre conseguimos saber como cada ingrediente é cultivado e qual caminho percorreu até chegar na nossa mesa. Uma alternativa viável para residências que possuem espaço disponivel para plantio é a criação de hortas.

Algumas características são fundamentais para uma boa horta

  • Preparação do solo
  • Cuidados com a drenagem
  • Elaboração do canteiro
  • Adubação adequada (o mais importante!)

 Vejamos como aplicar esses fundamentos planejando e executando nossa sua propria horta.

Como preparar a horta

Passo1 – Primeiramente limpe o local, removendo as pedras e galhos que estiverem no solo. Certifique-se que o lugar escolhido está exposto ao sol para depois, se necessário, instalar as telas que diminuem a incidência da luz solar.

                Dica: Faça isso com o solo seco utilizando ferramentas de grande porte, como enxadões ou pás, para poupar trabalho.

Passo2 – Afofe a terra, misturando um condicionador de solos (fertilizantes) de acordo com o tamanho de sua horta (tantos kg de condicionador por m2 de área de plantio, de acordo com o manual), trabalhando a terra a uma profundidade entre 10 e 20cm.

                Dica: Escolha um fertilizante de qualidade para que a sua planta cresça bem saudável, poupando o trabalho dobrado.

Passo3 – Para facilitar seu trabalho, a largura do canteiro não deve ser superior a 1m.  O comprimento é opcional e a altura é de 10 a 20cm. É aconselhável que o canteiro seja elevado para evitar que pisemos nas plantas e também que a chuva possa escorrer entre os canteiros.

                Dica: Delimite seus canteiros com tocos de madeira ou cercas. Isso deixa sua horta muito mais organizada e limpa além de ser muito mais bonito de se ver.

Passo4 – Agora é hora de plantar. Siga as recomendações das embalagens das semestes. Nestas intruções há o espaçamento e a profundidade que permitirão que a hortaliça cresça da melhor maneira.

                Dica: Veja nas embalagens das sementes quais as épocas do ano que favorecem o plantio. Faça também pequenas plaquinhas com os nomes dos vegetais plantados ou com pequenas ilustrações. Isso torna o controle da irrigação e fertilização mais fácil.

Veja também

Mantendo sua horta saudável 

Aqui o desbaste entra em cena. Desbaste é basicamente arrancar as plantas mais fracas e deixar somente as mais saudáveis. Depois de puxar suavemente pela base as mais fracas, sugere-se regar novamente a horta.

A adubação e a irrigação vão de acordo com a planta e estão comumente especificadas nas embalagens das sementes. As ervas daninhas não devem ser eliminadas com herbicidas, mas sim arrancadas manualmente deixando sua horta livre de substâncias tóxicas.

Ter sua própria horta vai muito além de produzir um alimento confiável. Também é uma terapia e a certeza de uma vida saudável. Existem ainda outras formas de ter uma horta, como o plantio em vasos para cultivo em pequenos espaços. Mas esse é um tema para outra conversa.

Você já começou a sua? Como está sendo essa experiência?


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo