Lendo agora
3 temperos diferentes para plantar em vasos

3 temperos diferentes para plantar em vasos

endro - temperos diferentes para plantar em vasos

Com a popularização das hortas verticais, ficou ainda mais fácil ter acesso aos próprios temperos, mesmo em pequenos espaços, como varandas de apartamento.

Manjericão, cebolinha, salsa, coentro, hortelã e alecrim estão entre as hortaliças mais cultivadas em vasos, mas você sabia que há temperos diferentes que garantem um sabor especial e aromático em pratos ou chás?

Neste artigo explicamos o passo a passo para plantar endro/aneto, hissopo e cerefólio. Vem conferir!

1 – Endro/Aneto

A endro, também conhecida como aneto, é uma planta perene e fácil de cultivar. Ela é conhecida por ter um sabor levemente azedo, similar ao do limão, embora o aroma seja parecido com o de anis.

Na culinária, usa-se sementes inteiras, sementes moídas e as folhas frescas como tempero para carnes vermelhas e brancas (principalmente em peixes), em molhos e saladas frescas.

Como plantar endro/aneto em vaso

Para plantar endro/aneto em vasos, escolha um recipiente com furos e com mais de 25 centímetros de profundidade. Faça uma camada de drenagem no fundo, utilizando brita (pedra de construção) ou argila expandida.

Em seguida, prepare uma mistura com areia, terra comum e terra vegetal, na proporção de 1:1:1 e coloque no vaso.

O endro/aneto se desenvolve melhor em solos ricos e férteis, portanto, adicione um pouco de húmus de minhoca ao substrato. Preencha até a boca do vaso e coloque as sementes de endro/aneto a 0,5 (meio) centímetro de profundidade.

A planta é sensível a transplantes, por isso é recomendado o plantio direto no local definitivo.

sementes de endro - temperos diferentes pra plantar em vaso

loja plantei

Ela é uma planta perene que pode ser semeada em qualquer época do ano, já que se adapta bem a diversos tipos de clima.

A germinação ocorre entre 7 e 21 dias após o plantio, com ciclo de 90 dias (no verão) e de 120 (no inverno). As flores do endro são pequenas, fortemente aromáticas e amarelas.

Depois que a planta estiver bem estruturada, coloque o vaso em um local que receba aproximadamente 5 horas de sol direto por dia.

Faça regas regulares, mas evite encharcar o solo. Verifique com as pontas dos dedos se o substrato está úmido ou seco. Se estiver seco, faça a rega.

2 – Hissopo / Alfazema de Caboclo

A hissopo, conhecida popularmente como “alfazema de caboclo” é utilizada como planta ornamental em jardins ou canteiros, é uma ótima opção para atrair borboletas e abelhas e também tem uso culinário.

A erva apresenta sabor marcante, que lembra um pouco o da menta e é usada como condimento em saladas e molhos e em chás e licores.

semente de hissopo ou alfazema de caboclo

loja plantei

Como cultivar hissopo em vaso?

As sementes de hissopo podem ser plantadas em qualquer época do ano. Não é exigente quanto ao solo, mas precisa de uma boa drenagem (siga as dicas de preparo do vaso mencionadas no tópico um, sobre plantio de aneto em vaso).

Veja também
taioba

Assim como a maioria dos temperos, para cultivar hissopo em vaso é preciso mantê-lo exposto ao sol pleno ou meia sombra por algumas horas durante o dia.

A germinação acontece entre 7 a 14 dias após o plantio. A colheita das folhas do hissopo pode ser feita após dois meses, quando a planta estiver bem desenvolvida.

3 – Cerefólio

A cerefólio (Anthriscus cerefolium) é uma herbácea anual que é utilizada para fins medicinais e culinários. A planta aparece entre os temperos diferentes que podem ser adicionados em vários pratos, como carnes, omeletes e sucos.

sementes de cerefolio - temperos diferentes para plantar em vasoloja plantei

Como plantar cerefólio?

As sementes devem ser colocadas no local definitivo, em um vaso com boa drenagem, com substrato que retenha boa umidade. O cerefólio prefere ambientes de meia-sombra ou sol pleno do início da manhã ou final da tarde.

Depois que as sementes germinarem – acontece de 7 a 10 dias após o plantio – e a planta estiver firme, as regas devem ser diárias.

A colheita poderá ser feita em, aproximadamente, 60 dias.

Gostou de aprender a plantar temperos diferentes? Quer aprender mais sobre o plantio de temperos em pequenos espaços?

Faça o download gratuito do nosso guia de cultivo de hortaliças para iniciantes! Lá você vai encontrar várias dicas de cultivo e também para otimizar o local de cultivo.

escola plantei - horta em vasos

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo