Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como plantar a vinca-de-madagáscar

      A vinca-de-madagáscar, que também é conhecida como pervinca-de-madagáscar e boa-noite, é uma plantinha muito fofa e conhecida que geralmente atinge de 30 a 60 cm de altura, embora possa chegar a 1 m.

      As flores desta espécies podem variar de branco a rosa-escuro mas são em sua maioria cor-de-rosa e de aproximadamente 2 a 5 cm de diâmetro. São produzidas em abundância e encantam pela delicadeza.

      As folhas são verde-escuras e lustrosas.

Vinca Madag

Foto: botanicmontserrat.blogspot.com.br

       É uma planta super fácil de cuidar e também muito resistente, podendo ser cultivada facilmente em jardim, vasos ou jardineiras.

      É importante saber que a vinca-de-madagascar é uma planta altamente tóxica, assim sendo, não deve ser consumida de forma alguma. Ela é muito confundida com a Impatiens walleriana (maria-sem-vergonha), que é comestível. Contudo, a vinca-de-madagáscar é cultivada comercialmente para a extração dos alcaloides vimblastina e vincristina, substâncias usadas no tratamento de alguns tipos de câncer, especialmente de leucemia.

sg120806_cora_apricot

Foto: extension.msstate.edu

Nome científico: Catharanthus roseus.

Origem: Madagascar.

Clima: A espécie prefere clima quente, com temperaturas acima de 20°C, mas também suporta temperaturas mais baixas. Porém, não resiste ao frio intenso.

Iluminação: O ideal é que ela receba luz solar direta por algumas horas diariamente. Sol o dia todo faz com que a planta tenha menos folhas nos ramos e a folhagem se torna menos escura e brilhante. Sem sol direto, produz poucas flores. Tolera qualquer situação, desde que haja uma boa luminosidade.

Irrigação: É necessário que o solo permaneça sempre úmido, mas nunca encharcado. No entanto, quando a planta está bem desenvolvida pode suportar sem problemas que o solo fique seco por alguns dias.

Solo: A espécie é pouco exigente quanto ao solo. Assim sendo, pode crescer bem mesmo em solos relativamente pobres. Mas o ideal é um solo bem drenado, leve, moderadamente fértil e com pH entre 5,5 e 6,0.

Época de floração: Se desenvolve durante a primavera, verão e outono podendo florescer o ano todo em condições adequadas. Mas o auge da floração ocorre durante o verão.

Ciclo de cultivo: Perenes em regiões de clima quente e anuais em regiões de clima mais frio.

Propagação: Se propagada por sementes, podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras e pequenos vasos. Assim, quando as mudas estiverem com 6 a 8 cm de altura, poderão ser transplantadas com muito cuidado para não danificar as raízes. A germinação ocorre geralmente em uma ou duas semanas.

      Se desejar propagar por estaquia corte ramos com pelo menos 8 cm de comprimento, retire as folhas mais velhas e plante em vasos com terra mantida bem úmida até o enraizamento.

Espaçamento recomendado entra plantas: Varia entre 25 a 60 cm, depende das condições de cultivo. Se forem cultivadas como anuais precisam de menos espaçamento. Se forem mantidas como perenes, o espaçamento precisa ser um pouco maior.

catharanthus_roseus_aka_rosy_periwinkle_7155

Foto: auntiedogmasgardenspot.wordpress.com

 

      Agora que você já sabe como cultivar esta belezinha de espécie, mãos à terra! 😉

Comments

comments

8 respostas para “Como plantar a vinca-de-madagáscar”

  1. Maria de Lurdes M Pincinato disse:

    Amei , tenho esta planta em meu jardim. Ela é simples e bonita. Enfeita e alegra.

  2. Ivone disse:

    Acabei de comprar muitas sementes,vou plantar na frente da minha casa.as flores são lindas e parece não dar muito trabalho no cultivo,principalmente aqui em Goiânia que faz sol praticamente todos os dias do ano.

  3. Mariah disse:

    Amei as informaçoes que vc colocou aqui,
    Eu amo essa planta! mais nao sabia como fazer muda com os galinhos.
    Obrigada

  4. Ceane disse:

    Como faço pra cuidar de uma muda da vinca
    Peguei um galho dela e plantei
    Como faço pra pegar?

  5. erialda chaves disse:

    Tenho variedades de cores dessa planta, algumas delas estão doentes amarelhando as folhas principalment as últimas folhas onde ficam a parte das flores. Acabam morrendo alguem poderia me ajudar?

    • Lucieni disse:

      Acho lindas , mais não tenho muita sorte com as cores vermelhas e rosas . Elas morrem . Já as brancas e lilais são bastantes resistentes. Qual o segredo das outras cores?

  6. Lukas clash disse:

    Eu quero saber, se eu plantar ela hoje e germinar daqui duas semanas ela vai dar flores quando?

  7. Patricia dos santos carvalho disse:

    Eu plantei as estacas da vinca e ela muchou as folhas e flores è bormal? Vai enraizar com quanto tempo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio