Lendo agora
Flor vinca-de-madagáscar: como plantar

Flor vinca-de-madagáscar: como plantar

flor vinca

A vinca-de-madagáscar, que também é conhecida como pervinca-de-madagáscar e “boa-noite”, é uma plantinha muito fofa e conhecida!

É uma planta superfácil de cuidar e também é muito resistente, podendo ser cultivada facilmente em jardim, vasos ou jardineiras. Quer aprender mais sobre ela? Continue a leitura!

Vinca-de-madagáscar

Seu nome científico é Catharanthus roseus e a origem dessa flor tão conhecida é o país Madagascar, por isso o nome popular.

Ela pode ser cultivada em canteiros ou vasos, porque, geralmente, atinge de 30 a 60 cm de altura. No entanto, pode chegar a 1 metro se tiver condições adequadas de desenvolvimento. 

flor vinca-de-madagáscar branca

As cores de suas flores podem variar de branco a rosa-escuro, mas são em sua maioria cor-de-rosa e contam com, aproximadamente, 2 a 5 cm de diâmetro. Elas são produzidas em abundância e encantam pela delicadeza. Já as folhas são verde-escuras e lustrosas.

É importante saber que a vinca-de-madagáscar é uma planta altamente tóxica, assim sendo, não deve ser consumida de forma alguma. Ela é muito confundida com a Impatiens walleriana (maria-sem-vergonha), que é comestível. 

Como plantar vinca?

Veja as nossas dicas de cultivo para garantir as melhores condições para a vinca se desenvolver e deixar seu jardim florido o ano todo!

Solo

A vinca é pouco exigente quanto ao solo. Assim sendo, pode crescer bem mesmo em solos relativamente pobres. Mas o ideal é um solo bem drenado, leve, moderadamente fértil e com pH entre 5,5 e 6,0.

Clique aqui e aprenda a preparar vasos para plantio.

Como plantar vincas por sementes?

As sementes de vincas podem ser semeadas no local definitivo, em sementeiras ou em pequenos vasos. Para ter sucesso ao semear flores, clique aqui e leia nossas dicas.

Quando as mudas estiverem com 8 centímetros de altura podem ser transplantadas com muito cuidado para não danificar as raízes.

A germinação ocorre geralmente em uma ou duas semanas.

sementes de vinca de madagascar

loja plantei

O espaçamento recomendado entre essas plantas varia entre 25 a 60 cm e depende das condições de cultivo. Se forem cultivadas como anuais precisam de menos espaçamento.

Se forem mantidas como perenes, o espaçamento precisa ser um pouco maior.

Clima

A espécie prefere clima quente, com temperaturas acima de 20°C, mas também suporta temperaturas mais baixas. Porém, não resiste ao frio intenso.

flor vinca-de-madagáscar rosa

Iluminação

O ideal é que ela receba luz solar direta por algumas horas diariamente. Sol o dia todo faz com que a planta tenha menos folhas nos ramos e a folhagem se torna menos escura e brilhante. Sem sol direto, produz poucas flores.

Veja também

A vinca tolera qualquer situação, desde que haja uma boa luminosidade.

Como regas a vinca

É necessário que o solo permaneça sempre úmido, mas nunca encharcado. No entanto, quando a vinca está bem desenvolvida pode suportar que o solo fique seco por alguns dias.

Época de floração

A vinca se desenvolve melhor durante a primavera, mas pode florescer o ano todo em condições adequadas. O auge da floração ocorre durante o verão.

 

Propagação

Pode acontecer por sementes ou estaquia. No caso da segunda opção, corte ramos com pelo menos 8 cm de comprimento, retire as folhas mais velhas e plante em vasos com terra mantida bem úmida até o enraizamento.

Cultive mais flores!

Gostou das nossas dicas?

Aqui no nosso blog temos vários artigos e outros materiais gratuitos para ajudar quem ama jardinagem!

Cultive mais flores

cupom de desconto - loja plantei

Comentários (8)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo