Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como plantar acelga

      A acelga ou beterraba branca (Beta vulgaris var. cicla) é uma hortaliça que apresenta talos longos e firmes, as suas folhas podem ser baças ou brilhantes, com uma coloração verde ou avermelhada.

      Contém quantidades consideráveis de niacina, vitamina A e vitamina C. Além destas, contém ésteres do ácido oxálico, o que pode prejudicar a absorção de cálcio pelos ossos.

acelga 03

      Na Argentina, a acelga é muito apreciada na culinária, uma vez que é consumida em pizzas, em forma de bolinhos fritos, mas principalmente como ensopado, com batata cortada em pedaços e temperada com alho frito em azeite.

      Na antiguidade, a acelga costumava ser utilizada pelos romanos, egípcios e gregos. Contudo, ficou mais conhecida na Idade Média, na França.

chard

Uso medicinal

      Pode ser aplicada em micoses, cicatrizes e cálculos biliares. Age como antioxidante, auxilia o fígado e é utilizada para o tratamento de doenças circulatórias.

Quanto ao clima

      O clima ideal para cultivo é o ameno, com temperaturas entre 16 °C e 18 °C, mas pode ser cultivada tanto em clima mais frio, sendo resistente a baixas temperaturas e geadas leves, quanto em clima mais quente.

Luminosidade

      A acelga necessita de boa luminosidade para crescer bem, com pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente. Em regiões quentes pode ser cultivada em sombra parcial.

Referente ao solo

      O solo para o plantio de acelga deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e rico em nitrogênio. A acelga é bastante tolerante quanto ao pH do solo, com exceção dos solos que são muito ácidos.

Irrigação

      Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que permaneça encharcado.

Plantio

      Plante as sementes de acelga no local definitivo ou plante em sementeiras e transplante quando as mudas atingirem aproximadamente 5 cm de altura.

      As sementes podem ser deixadas em um recipiente com água por 24 horas para facilitar a germinação.

Tratos culturais

      A acelga geralmente requer poucos cuidados. Caso as plantas não estejam se desenvolvendo bem, faça uma adubação para suprir mais nutrientes para as plantas.

Chegamos então a colheita

      A colheita das folhas da acelga pode ser iniciada entre 60 e 85 dias após o plantio. Normalmente são colhidas apenas as folhas externas que estão bem desenvolvidas, embora as folhas jovens também possam ser colhidas para uso em saladas. Dependendo das condições de cultivo, a colheita pode continuar por alguns meses.

      A acelga é uma planta bianual.

acelga 04

      Pronto para iniciar o cultivo da acelga? Então mãos à terra! 😉

      Confira as sementes disponíveis em nossa loja clicando aqui.

Se você possui direito de imagem sobre alguma das imagens utilizadas no post, favor entrar em contato para que possamos citar os devidos créditos.

Comments

comments

2 respostas para “Como plantar acelga”

  1. Neimar disse:

    Olá, bom dia!

    Existem quantos tipos de acelga? eu plantei e deu um talo grande, o talo descarta e só come as folhas verdes?

  2. Esilda B.Carvalho Silva disse:

    pode ser cultivada em vasos??
    moro em apartamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio