Lendo agora
Como plantar acelga

Como plantar acelga

como plantar acelga

A acelga ou beterraba branca (Beta vulgaris var. cicla) é uma hortaliça que apresenta talos longos e firmes, as suas folhas podem ser baças ou brilhantes, com uma coloração verde ou avermelhada. Neste artigo explicamos como plantar acelga e garantir uma boa colheita! 

Como plantar acelga? 

Na Argentina, a acelga é muito apreciada na culinária, uma vez que é consumida em pizzas, em forma de bolinhos fritos e, principalmente, como ensopado, com batata cortada em pedaços e temperada com alho frito em azeite.

A seguir, explicamos como preparar o solo (ou o substrato da jardineira) para cultivar acelga, em qual clima ela se desenvolve melhor, qual a frequência de regas e muito mais!

Solo

O solo para o plantio de acelga deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e em nitrogênio. A acelga é bastante tolerante quanto ao pH do solo, com exceção dos solos que são muito ácidos.

substrato para jardim

Clima

O clima ideal para cultivo da acelga é o ameno, com temperaturas entre 16 °C e 18 °C, mas pode ser cultivada tanto em climas mais frios, sendo resistente a baixas temperaturas e geadas leves, quanto em climas mais quentes.

Luminosidade

Essa hortaliça necessita de boa luminosidade para crescer bem, recebendo algumas horas de luz solar direta diariamente. Em regiões muito quentes pode ser cultivada em sombra parcial.

Plantio

Plante as sementes de acelga no local definitivo ou em sementeiras e transplante quando as mudas atingirem, aproximadamente, 5 centímetros de altura. As sementes podem ser deixadas em um recipiente com água por 24 horas para facilitar a germinação.

Na loja Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra:

Irrigação e Cuidados

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que permaneça encharcado, para evitar que as raízes apodreçam.

Veja também
como plantar gladíolos

A acelga geralmente requer poucos cuidados. Caso as plantas não estejam se desenvolvendo bem, faça uma adubação para suprir mais nutrientes.

Colheita da Acelga

A acelga é uma planta bianual e a colheita das folhas pode ser iniciada entre 60 e 85 dias após o plantio. Normalmente são colhidas apenas as folhas externas que estão bem desenvolvidas, embora as folhas mais jovens possam ser utilizadas em saladas.

Dependendo das condições de cultivo, a colheita pode continuar por alguns meses.

Agora que você já aprendeu a plantar acelga, mãos à terra! E se seu espaço para cultivo é pequeno, utilize estruturas verticais para ervas e temperos e tenha mais variedade na horta e sabor no prato! 

horta vertical

Comentários (2)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo