Plantio de alho: tudo o que você precisa saber

26 Comentários

Realizar o plantio de alho é desejo de muitos brasileiros. Afinal,o alho é um dos temperos mais versáteis e utilizados nas cozinhas por todo o país.

Mesmo que de uso comum e encontrado na maioria dos mercados, o alho tem um cultivo que requer uma série de cuidados específicos e pontos de atenção para garantir um ótimo desenvolvimento e colheita.
Você é um desses amantes? Quer saber como realizar o plantio de alho corretamente? Acompanhe esse artigo e saiba tudo sobre o uso, clima, luminosidade, solo, irrigação, cuidados e colheita deste delicioso tempero!

Os diversos usos do alho

O famoso alho, que tem o nome científico de Allium Sativum, é uma planta atinge de 50cm até 120cm, formando um bulbo com vários segmentos que são carinhosamente chamados de dentes e que podem ser ingeridos crus, cozidos ou assados.

Com sabor (e cheiro) fortes, seu uso é mais comum como tempero ou condimento em pratos salgados. Suas folhas, caules e flores também podem ser consumidos, porém são bem menos utilizados.

Outro uso comum é interligado aos fins medicinais, já que em diversos estudos realizados, o consumo constante de alho apresentou benefícios ao sistema cardiovascular. Porém, o seu consumo também é conhecido (para quem não aprecia tanto o seu cheiro) por gerar odor corporal característico e mau hálito.

Além disso, o alho também é usado como pesticida natural através de extratos ou macerados para combater pragas em hortas e pequenas plantações.

Qual a temperatura ideal para o plantio de alho?

Diferente do que muitas pessoas pensam, o alho pode ser cultivado em diversas regiões climáticas. Porém, nas regiões mais quentes e chuvosas, o plantio de alho pode ser um pouco mais difícil.

Nestes casos, será necessário um período mais frio no início ou metade do ciclo de cultivo para manter a temperatura entre 0°C e 15°C e, assim, estimular a formação dos bulbos (a cabeça do alho). Isso porque as plantas geralmente não formam os bulbos se a temperatura permanece acima de 25°C.

Portanto, a temperatura ideal para o plantio de alho é característica de climas amenos durante o desenvolvimento das plantas e formação dos bulbos, seguido de meses mais quentes para a maturação correta dos bulbos.

E a luminosidade?

Como a maioria dos cultivos, o tempo de exposição à luz do sol diária é essencial para garantir o sucesso do cultivo de alho.

Por isso, é necessária atenção extra ao local em que ficarão os cultivos de seus alhos, que necessitam apenas de algumas horas de exposição direta ao sol por dia.

Como escolher o solo?

Não há exigências quanto ao solo. O alho pode ser plantado em solos menos férteis, com menor disponibilidade de nitrogênio. Mas o ideal é um solo leve, bem drenado e rico em matéria orgânica.

O pH do solo pode ser de 5,5 a 8,3 (pH ideal de 6,2 a 7).

Como fazer o plantio de alho?

O alho pode ser cultivado facilmente em hortas, pomares, jardins, vasos e jardineiras. Geralmente o plantio é realizado no outono (as melhores cabeças colhidas normalmente são plantadas nessa estação), sendo que em regiões mais frias, pode ser plantado no fim do verão, no começo do outono ou no início da primavera.

Em regiões com inverno ameno, o plantio pode ser feito no outono ou no inverno. Para cultivo em regiões mais quentes, os dentes podem ser armazenados sob refrigeração (0°C a 10°C) pelo período de um ou dois meses antes do plantio definitivo ser realizado (o período adequado de refrigeração varia com o cultivo).

O cultivo de alho pode ser realizado a partir de sementes, mas é muito mais comum realizar o plantio dos dentes do alho.

Em plantações comerciais, é recomendado separar os dentes por tamanho, pois o plantio de dentes de mesmo tamanho tende a produzir bulbos mais uniformes.Em pequenas plantações domésticas, isso é menos importante! Só devendo ser evitado o plantio de dentes muito finos, danificados ou com sinais de apodrecimento.

Para garantir o plantio correto é necessário:

  • Plantar cada dente no local definitivo a uma profundidade de 3 a 5cm (ou até 8cm em regiões com temperaturas mais baixas);
  • Coloque a parte mais fina do dente de alho virada para cima;
  • O espaçamento entre as linhas de plantio deve ser de 25 a 30cm e de 10cm entre as plantas.

OBS: Os dentes também podem ser plantados em bandejas, sementeiras ou germinados fora da terra, sendo transplantados após brotarem ou criarem raízes maiores. Em pequenas plantações, sem linhas de plantio, o espaçamento pode ser de 15 a 18 cm entre as plantas. Espaçamentos maiores que estes propiciam que as plantas gerem cabeças maiores, mas a produtividade por área diminui.

Como fazer a irrigação correta?

As regas devem ser realizadas com frequência para que o solo seja mantido sempre úmido durante a fase inicial de crescimento da planta. Quando os bulbos estiverem crescendo, diminua a frequência das regas.

Quando faltar por cerca de 10 a 20 dias antes da colheita, suspenda a irrigação.

Quais os cuidados necessários com os cultivos?

É importante lembrar de sempre retirar plantas invasoras que podem competir com o alho por nutrientes e recursos, pelo menos durante os três primeiros meses de cultivo.

Lembre-se também de não plantar o alho em locais onde houve cultivo de alho ou cebola recentemente, pois cultivar seguidamente no mesmo local aumenta muito o risco de surgimento de doenças na plantação.

Quando e como colher o alho?

A colheita ocorre de 16 a 36 semanas após o plantio, dependendo do local utilizado, da região onde o plantio é realizado e da época do ano.

Para identificar o momento correto para a colheita, basta observar quando as folhas mais velhas começarem a amarelar e secar, pois esse é o sinal de que as cabeças de alho estão prontas para a colheita.

Para uma colheita correta, arranque a planta inteira e sem destacar as folhas, preferencialmente em dias secos e ensolarados.

Após a colheita, é necessário realizar a cura, que é o processo em que o alho perde o excesso de água. Esse processo consiste em deixar os bulbos secando ao sol por alguns dias e, quando as folhas e a camada externa dos bulbos estiverem completamente secas, os bulbos podem ser armazenados em locais frescos e secos.

Também é importante para a conservação das cabeças de alho, mantê-las sempre em ambiente seco e com boa ventilação. Com isso, as cabeças de alho podem ser armazenadas por até quase um ano sem perder suas características.

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre o plantio de alho? Diga para nós nos comentários!

*Artigo atualizado em 06 de junho de 2017.

26 respostas para "Plantio de alho: tudo o que você precisa saber"

    • Eu uso os dentes do que compro para cozinhar, certo é que, nunca consegui ter alhos de qualidade 🙁 será por isso??? Este ano usei garrafões como vi aqui alguém sugerir mas, só tretas! 🙁 foram bonitos durante algum tempo mas depois secaram. Não deu nada! Habito em Portugal. Para o próximo ano, vou tentar seguir estas dicas… obrigada.

  • Nunca consegui ter uma colheita de alho, plantando o dente conforme a explicação acima. Talvez tenha sido por causa do clima, coisa que não sabia que deveria ser no outono. Obrigado pelas informações.

    • Adoro alho,uso muito alho do feijão, a fritadas,já tentei plantar,foi em vão, agora vou tentar plantar de novo no inverno.

  • amo alho, plantei na garrafa pet para experiencia, pois não tenho espaço com terra. mas tá ficando bonitinho. Planto de um tudo.adoro verde.

  • Vou plantar em floreira se não minha horta caseira. É pra plantar descascado? Desculpe a ignorância. Aguardo resposta.

  • Plantei 13 dentes em 14/4, numa jardineira e todos pegaram hoje estão com aprox/ 20 cm e estou ansioso pela colheita as dicas q vcs vai fazer aperfeiçoar a próxima plantação. Obrigado e abs

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *