Lendo agora
Como plantar berinjela: passo a passo

Como plantar berinjela: passo a passo

como plantar berinjela

A berinjela (Solanum melongena), originária da Índia, é cultivada há milhares de anos.

A planta pode atingir de 40 cm a mais de dois metros de altura e produz frutos de diversos tamanhos, formatos e cores. Os mais cultivados são os de frutos roxo-escuros. Este fruto é a única parte comestível da planta, pois as folhas e flores contém o alcalóide tóxico solanina.

Há alguns fatores determinantes para o bom desenvolvimento da berinjela e vamos explicá-los neste post. Confira! 

berinjelas

Como plantar berinjela? 

O primeiro passo é o preparo dos canteiros da horta. A berinjela aprecia solos bem drenados, férteis e ricos em matéria orgânica. 

As sementes devem ser colocadas na superfície do solo a 0,5 (meio) centímetro de profundidade. Em seguida, cubra com uma leve camada de terra peneirada ou serragem fina.

sementes de berinjela

A época de semeadura de berinjela é de agosto a dezembro, em todas as regiões do Brasil. 

Normalmente, são semeadas em copinhos de papel, sementeiras ou saquinhos plásticos e transferidas para o local definitivo quando atingem 10 cm de altura. 

kit de sementes

Espaçamento entre cultivos 

O espaçamento varia com o porte da planta e o clima da região, que deve ser maior em regiões mais quentes e um pouco menor em regiões de clima mais ameno. 

Uma medida aproximada é de 60 cm a 1 metro entre as linhas de plantio e de 50 cm a 1 metro entre as plantas.

berinjela na horta

Tutoramento

Dependendo do tamanho dos frutos, a planta pode precisar de tutoramento para que seus ramos não tombem.

Uma forma de fazer isso, é amarrar cuidadosamente estacas verticais ou utilizar suportes circulares de arame. Aqueles que são apropriados para esta função.

Berinjela em vaso

Para cultivo em vasos, opte por um modelo que tenha mais de 30 centímetros de profundidade. Prepare uma camada de drenagem com brita ou argila expandida antes de adicionar o substrato para plantio. 

Também é possível cultivar as espécies mais comuns de berinjela em vasos grandes, mas os de pequeno porte são mais indicados.

Veja os itens necessários para o plantio da berinjela em vasos disponíveis na Plantei Garden Center! 

substrato carolina

Clima para cultivo de berinjela 

A berinjela é uma planta tropical e necessita de temperaturas acima de 21°C para se desenvolver bem. Nos estados e regiões de temperaturas elevadas, o cultivo é feito o ano todo.

Já nas regiões onde o inverno apresenta baixas temperaturas, deve ser cultivada apenas nos meses mais quentes do ano. Em regiões que atingem temperatura abaixo dos 18°C o cultivo é feito em estufas.

Veja também
A imagem está dividida em duas partes e mostra, a esquerda, uma mini-samambaia havaiana em vaos de fibra de coco, pendurada com suporte de aço. Do lado direito, a mesma planta parece mais volumosa, com muitas folhas, sobre uma mesa de centro.

O excesso de chuvas durante o período de floração pode prejudicar a polinização e afetar a produtividade.

Luminosidade

A planta necessita de alta luminosidade para seu bom desenvolvimento. Algumas horas diárias de luz solar direta são necessárias para uma boa produtividade.

Regas 

Após o plantio das sementes, a irrigação deve ser feita no início ou no final do dia. Depois do transplante, faça regas com frequência, garantindo que o solo fique sempre úmido.  

ebook horta em pequenos espaços para iniciantes pdf gratis

Qual o tempo de colheita da berinjela?

A colheita das berinjelas inicia-se de três a seis meses após o plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo.

Verifique se os frutos estão desenvolvidos, lustrosos, lisos e com cor brilhante. Então, colha antes de se tornarem opacos e começarem a enrugar, pois nesse momento as sementes começam a endurecer. 

consumo de berinjela
Manuseei a berinjela com cuidado para não causar ferimentos e acelerar a deterioração

A berinjela é uma planta perene de vida curta em regiões de clima quente e pode produzir por alguns anos, embora a produção seja maior no primeiro ano. 

Ideias de plantio  

Se você ama cultivar, clique nos títulos, leia os artigos completos e aprenda a plantar outros alimentos na sua horta:  

Faça o download gratuito do nosso guia de cultivo de hortaliças para iniciantes e mãos à terra!


escola plantei - horta em vasos

Comentário (1)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo