Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como cultivar espinafre

      Espinafre (Spinacia oleracea) é uma erva daninha originária do centro e sudoeste da Ásia, pertencente à família das amarantáceas, cujas folhas são comestíveis. É uma planta anual (raramente bianual), que cresce até cerca de 30 cm de altura. O espinafre pode sobreviver durante o inverno em zonas temperadas. As folhas são alternadas, simples, de ovaladas a triangulares na base, muito variáveis em tamanho, desde 2–30 cm de extensão e 1–15 cm de largura, com folhas maiores na base da planta e menores no topo.

spinach_2337460b

      É uma planta de crescimento muito rápido (aproximadamente 40 dias). Possui caule curto e folhas verde-escuras que crescem ao seu redor. Suas propriedades são ricas em vitaminas A, B, C e H, além de conter sais minerais como potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro. A hortaliça é rica em ferro, vitaminas A, B1, B2, B5, C, D, E, K, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, sódio, enxofre, cloro e silício. Por conta de todas essas propriedades, é indicado para pessoas com anemia e desnutrição, além de ajudar no combate à pressão arterial alta e cálculos renais. O espinafre pode ser consumido em saladas, sopas, suflês, omeletes e no recheio de tortas, massas e quiches. O melhor é utilizar as hortaliças com folhas verdes uniformes, sem sinais de murchamento e pontos escuros. Como tem durabilidade baixa, o espinafre precisa ser conservado no refrigerador, onde se mantém por no máximo cinco dias. Por seu valor nutricional, é muito usado no combate de hemorragias, por diabéticos, nervosos, portadores de vermes intestinais e em casos de problemas de visão.

      O Espinafre prefere climas amenos, mas tem boa resistência ao calor. Propaga-se por semente (que devem ficar de molho por 24 horas antes do plantio, para facilitar a germinação). O espaçamento entre as plantas deverá ser de aproximadamente 40 centímetros.

beneficios-do-espinafre-149425897

      O plantio do espinafre é bem fácil e apesar da resistência à pragas e doenças, insetos e fungos são seus maiores inimigos, pois comem as folhas. Por tal motivo, faz-se necessário manter a horta limpa.

      A temperatura ideal para o desenvolvimento é entre 13º C a 20º C. Em temperaturas elevadas, é comum o crescimento e florescimento precoce.

      O local ideal para o cultivo é aquele cantinho que contenha sombra parcial durante o dia, ou até mesmo onde chegue a luz solar direta. Em regiões de clima quente, é necessário que o espinafre seja plantado em locais que durante as horas mais quentes do dia, ele fique sob sombra.

As-propriedades-do-espinafre

      O solo deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com boa disponibilidade de nitrogênio. O pH ideal do solo para o cultivo situa-se entre 6 e 7,5.

      Quanto à irrigação, é necessário que seja feita com frequência, mas sempre mantendo o solo úmido, não encharcado.

      As sementes devem ser depositadas diretamente no local definitivo da horta com o espaçamento recomendado. Ou em vasos e jardineiras.

img_72191

      O espinafre geralmente requer poucos cuidados. Caso as plantas não estejam se desenvolvendo bem, pode ser feita uma adubação para suprir mais nutrientes para as plantas.

      As folhas podem ser colhidas individualmente a partir de 40 a 120 dias após o plantio.

      Para realizar a colheita individual das folhas, a planta deve ter pelo menos 6 folhas. Colha as folhas mais externas que estão bem desenvolvidas.

      O espinafre também pode ser arrancado inteiro ou pode ser cortado a aproximadamente 2,5 cm acima do solo, sendo que neste último caso a planta pode rebrotar e produzir nova colheita.

      E você, tem o hábito de usar o espinafre em quais ocasiões? Conte para a gente aqui nos comentários! 😉

Comments

comments

Posts relacionados

14 respostas para “Como cultivar espinafre”

  1. wilma disse:

    Adoro espinafre em bolinhos fritos!

  2. Eledir disse:

    Gosto do espinafre no omelete, refogado, torta.

  3. Sueli Sixel de Paula disse:

    Oi! Boa tarde! Gostaria de saber onde consigo sementes do “epinafre verdadeiro? Só tenho encontrado esse tipo de espinafre de cultivo orgânico. Gostaria de conseguir sementes para cultivá-lo, normalmente, na terra. Grata. Sueli

  4. ana maria lameira disse:

    Na verdade eu gostaria de fazer duas perguntas. Posso mudar uma frutifera(larajeira) de vaso qdo está com flores e começando as frutinhas? Posso podá-las quando? Usei o Forth para floração e frutos, qdo posso usá-lo novamente?Já faz um mes. Obrigada.

    • Loja Plantei disse:

      Bom dia!
      Pode, mas deve retirar com o maior cuidado possível e fazer uma cova do tamanho do torrão inteiro. Assim a planta não sentirá nada.
      O Forth Floração não precisa ser aplicado novamente. Já o Forth Frutas (se for o em pó e não o foliar) já pode ser aplicado novamente. Pode utiliza-lo para adubação mensalmente.

      Um abraço. 🙂

  5. joelina disse:

    Gosto de usar o espinafre na sopa e fazer o suco adoção com mel

  6. Kelly disse:

    Boa tarde,

    Plantei espinafre em vaso, coloquei as sementes na terra seguindo as instruções. Porém nasceram umas folhas menores e com as extreminades arroxeadas e aquelas florzinhas também são roxas. Alguém sabe que planta é essa? Pode ser consumida?

  7. Patricia Remy disse:

    Tenho utilizado bastante nas papinhas da minha filha e ela adora! Estou cultivando o espinafre em um vaso e ele está ficando bonito. Como o clima aqui é bem quente, passei aqui para ver algumas dicas e foi muito proveitoso. Obrigada!

  8. Este artigo mostra que o espinafre não tem somente o ferro, como mostrou o marujo Popeye mas também uma alta carga nutritiva, como, Cálcio, Fósforo e vitaminas A e B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio