Lendo agora
Espinafre: como plantar e quando colher

Espinafre: como plantar e quando colher

espinafre

O espinafre (Spinacia oleracea) é uma hortaliça originária do centro e sudoeste da Ásia, pertencente à família das Amaranthaceae, cujas folhas são comestíveis.

É uma planta anual – raramente bianual -, que cresce até cerca de 30 centímetros de altura. O caule é curto e as folhas verde-escuras que crescem de forma alternadas, simples ou ovaladas ao seu redor. 

Quer aprender a cultivar espinafre em vasos ou canteiros? Leia as dicas e mãos à terra! 

Como plantar espinafre?

A primeira dica é sobre a escolha do local. Opte por um cantinho que receba sombra parcial durante o dia ou até mesmo luz solar direta.

Porém, em regiões de clima quente, é necessário que o espinafre seja plantado em locais que recebam sombra durante as horas mais quentes do dia, assim a hortaliça cresce de forma saudável. 

Preparo do solo 

O espinafre é uma planta de crescimento muito rápido e, para se desenvolver bem, precisa estar em um solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com boa disponibilidade de nitrogênio.

O pH ideal recomendado para este cultivo situa-se entre 6 e 7,5.

substrato para plantio

Continue aprendendo:

Plantando as sementes de espinafre

O espinafre propaga-se facilmente por sementes, que devem ser depositadas diretamente no local definitivo da horta com o espaçamento recomendado. Para quem não tem canteiros em casa, outra opção é plantar em vasos e jardineiras.

Deixe as sementes de molho por 24 horas antes do plantio, para facilitar a germinação. Depois deste período, coloque-as no substrato a 1 centímetro de profundidade, com espaçamento entre as plantas de aproximadamente 40 centímetros.

A irrigação deve ser feita sempre que o substrato estiver seco, no início das manhãs ou nos finais de tarde.

A germinação acontece, em média, entre 7 e 21 dias.

sementes de espinafre

loja plantei

Clima 

O espinafre prefere climas amenos, mas tem boa resistência ao calor e também ao inverno mais rigoroso, pois costuma sobreviver durante o inverno em zonas temperadas.

A temperatura ideal para o desenvolvimento é entre 13º C a 20º C. Em temperaturas elevadas, é comum o crescimento e florescimento precoce.

cultivo de espinafre
O espinafre prefere climas amenos.

Regas 

Quanto à irrigação, é necessário que seja feita com frequência, para que o solo fique sempre úmido. 

Veja também
clusia formando cerca viva

Se o plantio do espinafre for feito em vasos, confira as dicas de montagem acessando este artigo e descubra a importância da camada de drenagem no escoamento de água! 

Colheita 

A colheita do espinafre acontece em 60 dias, durante as estações mais quentes e 80 nos dias mais frios.

Para realizar a colheita individual das folhas, a planta deve ter pelo menos 6 folhas. Colha as mais externas e que já estão bem desenvolvidas.

Outra opção é arrancá-lo por inteiro ou cortá-lo a aproximadamente 2,5 cm acima do solo. Neste caso, a planta pode rebrotar e produzir uma nova colheita.

kit de sementes

Como consumir 

O espinafre pode ser consumido em saladas, sopas, suflês, omeletes e no recheio de tortas, massas e quiches. Para preparar receitas, escolha hortaliças com folhas verdes uniformes, sem sinais de murchamento e pontos escuros.

Como tem durabilidade baixa, o espinafre precisa ser conservado na geladeira, onde se mantém por no máximo cinco dias. 

patê de espinafre

Cultive mais!

O que cultivar? Passo a passo! 

loja plantei

Comentários (14)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo