Lendo agora
Jardim de inverno: como escolher plantas e decorar

Jardim de inverno: como escolher plantas e decorar

plantas para jardim de inverno

Os jardins de inverno proporcionam a entrada de luz nos ambientes internos da casa ou escritório e, quando há plantinhas ali, ficam ainda mais bonitos e funcionais.

Neste artigo explicamos como escolher as plantas certas de acordo com as condições do ambiente, as preferências de alguns cultivos e otimizar o espaço.

Confira as dicas e mãos à terra!

Decorar jardim de inverno pequeno

Em espaços menores, a dica é pesquisar para escolher bem as plantas antes de começar! 

A luminosidade presente no ambiente influencia totalmente no desenvolvimento dos cultivos, por isso, verifique quais são as condições: sombra, meia-sombra ou sol pleno (no final deste post colocamos uma lista de plantas para cada tipo de preferência).  

Aproveite as paredes

As treliças de madeira com suportes e os vasos de parede são ótimas opções para transformar o espaço, principalmente se for um jardim de inverno pequeno. 

Além de garantir uma decoração diferenciada, o espaço é otimizado e garante muito mais cultivos!

Vale à pena criar um painel variado com plantas de pequeno porte: amor-perfeito, cravina, cravo, onze-horas, amor-perfeito, petúnia e kalanchoe são ótimas opções para quem aprecia flores e cores! 

vasos de parede com flores
Vasos de parede autoirrigáveis com folhagens e flores. Imagens: Acqua Planta.

E se a preferência é pelos tons de verde, escolha plantas da mesma família para fazer composições. As suculentas são fáceis de cuidar e há variedades de sol pleno e de meia-sombra.

Outra dica é a coleus, uma planta ornamental que se desenvolve muito bem em vasos e pode ser encontrada com diferentes padronagens e cores de folhas. 

jardim vertical

Utilize vasos suspensos

Para deixar o ambiente mais charmoso e aproveitar cada cantinho, utilize vasos suspensos com plantas pendentes.

O efeito cascata de jiboias, dinheiro-em-penca, peperômias, cordão-de-pérolas, entre outras, deixa o jardim de inverno mais bonito!  

plantas suspensas
Vasos suspensos e kokedamas são ótimas opções para aproveitar melhor o espaço.

Outra dica é pendurar kokedamas de forma suspensa ou apoiados à parede, para preencher outros espaços e criar composições. Como as plantas ficam envolvidas em pequenas esferas de musgo, substrato e argila, também podem ser penduradas em pergolados.  

Escolha plantas altas

Os jardins de inverno que recebem sol pleno por mais de 4 horas podem até ter um pequeno pomar. É isso mesmo!

Há frutíferas que se desenvolvem bem em vasos, como as jabuticabeiras híbridas (que produz várias vezes ao ano), as amoreiras e limoeiros

jardim interno com frutíferas e pendentes
Jardim de inverno com jiboia (em vaso suspenso), jabuticabeira híbrida e folhagens (cróton e maranta). Imagem: Plantei Garden Center.

Entre as folhagens, há opções para todos os gostos!

Para vasos de chão, a costela-de-adão é uma ótima opção. A planta demanda poucos cuidados e se desenvolve bem em ambientes bem iluminados, mas sem exposição direta ao sol, embora também se adapte a estas condições gradualmente. 

Outra folhagem exuberante que também apresenta as mesmas preferências de luminosidade é o lírio-da-paz. Porém, as regas precisam ser mais frequentes. 

Jardim de inverno com pergolado 

As plantas trepadeiras são ótimas opções para jardins de inverno com pergolado. Além de deixar o ambiente mais bonito, elas vão barrar a entrada de luminosidade excessiva e trazer mais frescor para os ambientes internos.

trepadeiras para pergolado

Na hora de escolher, se a sua intenção é criar um efeito esteticamente bonito e ornamental, aposte nas trepadeiras que produzem flores, como a amarelinha (Thunbergia alata),  tumbérgia azul (Thunbergia grandiflora), primavera (Bougainvillea Spectabilis), jade azul (Strongylondon macrobothrys) ou sapatinho de judia (Thunbergia mysorensis).

Veja também
A imagem está dividida em duas partes e mostra, a esquerda, uma mini-samambaia havaiana em vaos de fibra de coco, pendurada com suporte de aço. Do lado direito, a mesma planta parece mais volumosa, com muitas folhas, sobre uma mesa de centro.

A Primavera (Bougainvillea Spectabilis) é um arbusto que pode ser cultivado como trepadeira, sendo ideal para apoiar em muros, colunas ou na cobertura de pérgolas. Para isso, é fundamental fazer podas regulares de formação, a fim de orientar os galhos e folhas em uma copa arredondada. 

Outra opção é a Thunbergia alata, popularmente conhecida como “amarelinha”. Por ser uma trepadeira fácil de cultivar, é ideal para pérgolas e cercas que estejam em espaços que recebam sol pleno ou sombra parcial.

Os cuidados são simples, mas a planta é sensível à falta de água. A floração acontece, principalmente, durante o verão. 

Outra dica é utilizar o pergolado para pendurar orquídeas em vasos suspensos. A depender da quantidade de luz que o espaço recebe durante o dia, pode ser necessário colocar um sombrite para protegê-las, já que não toleram horas de sol pleno ou direto.

mudas de orquideas

Plantas para jardim de inverno

Antes de adquirir plantas para o seu jardim de inverno, verifique as condições de iluminação do espaço. Este é o primeiro passo!

Afinal, a beleza dos cultivos depende da luz – em maior ou menor quantidade – e, para garantir um espaço verde, é preciso atentar-se.

Depois disso, é só escolher suas variedades favoritas e… mãos à terra! 

Plantas de sombra

Plantas de meia-sombra 

  • Avenca
  • Areca 
  • Barba de Moisés
  • Corações emaranhados
  • Costela-de-adão
  • Flor-de-maio
  • Hera
  • Jiboia
  • Lírio-da-paz
  • Peperomia serpens
  • Peperomia melancia
  • Tostão
  • Samambaia

Plantas que apreciam sol pleno

  • Flores bulbosas (agapanto e lírios)
  • Hera e jiboia (também podem ser cultivada à meia-sombra) 
  • Frutíferas (clique aqui e veja 12 opções para cultivar em vaso)
  • Jade azul e sapatinho de judia
  • Rosas do deserto 
  • Trapoeraba-roxa

jabuticabeira produzindo

 

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo