Lendo agora
Agapanthus: como cuidar e cultivar

Agapanthus: como cuidar e cultivar

agapanthus

Você já viu ou ouviu falar da agapanthus? Ela é natural do Sul da África, possui folhas na forma de “lâminas” e suas flores podem ser brancas, em tons de violeta ou azul. 

O significado da palavra “agapanto” é flor do amor e deriva do seu nome científico. Neste artigo explicamos tudo o que você precisa saber para cultivá-la. Confira! 

Gênero Agapanthus 

As espécies mais comuns do gênero Agapanthus para cultivo são a Agapanthus inapertus e Agapanthus praecox.

Um fato curioso é que muitas plantas de jardim que são identificadas como Agapanthus africanus são, na verdade, Agapanthus praecox ou híbridos, sendo maioria entre as espécies cultivadas em jardins. 

flor agapanto

Como plantar e cuidar da agapanthus?

Solo: os agapantos gostam de solos bem drenados, leves, férteis e rico em matéria orgânica. Se o plantio for feito em vasos, observe se a água está escoando com facilidade. A retenção no fundo pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

Clima: a preferência é por temperaturas acima de 18°C, se desenvolvendo melhor em climas quentes, embora suporte temperaturas mais baixas.

agapanto azul

Iluminação: precisam de bastante luz solar direta. Também toleram sombra parcial, mas poucos agapantos florescem quando cultivados nessas condições.

Irrigação: mantenha o solo do canteiro ou dos vasos sempre úmido, mas nunca encharcado. Quando o agapanto está bem desenvolvido, já em sua fase adulta, suporta tranquilamente curtos períodos de seca.

Quanto tempo o agapanthus leva para florescer?

As flores dos agapanthus surgem no final da primavera e durante o verão. Como elas são plantas perenes, devem ser divididas e replantadas a cada quatro anos, aproximadamente. 

Se a planta for cultivada à meia-sombra, é provável que ela não dê flores, já se desenvolve melhor quando exposta à luz solar direta diariamente. 

Quando plantadas em grupos, dão um charme muito especial ao jardim, principalmente porque suas folhagens chamam atenção, criando um belo efeito nos canteiros.

agapanto azul

Propagação

A propagação do agapanthus é feita por mudas ou plantio de bulbos. Plantas bem desenvolvidas, com alguns anos, podem ser divididas.

A divisão é o método essencial para obter plantas idênticas às plantas-mãe e proporciona um crescimento e florescimento mais rápido quando comparado ao plantio por mudas ou sementes.

Veja também
plantar limão

Como plantar bulbos de agapanthus azul?

O lírio africano, muito conhecido como agapanthus azul, deixa qualquer jardim cheio de vida! Essa variedade pode ser cultivada durante o ano todo, se adaptando bem aos canteiros e também aos vasos do tipo jardineira.

Para plantar o agapanthus azul, prepare um solo rico em matéria orgânica, que ofereça uma boa retenção da umidade. A profundidade recomendada para colocar o bulbo é de 8 centímetros, com espaçamento de 15cm x 15cm.

A germinação leva de 20 a 30 dias, o lírio africano pode chegar a 80 centímetros e o florescimento acontece de outubro a dezembro.

Assista o vídeo e aprenda tudo sobre o plantio de bulbos:

Compre seu bulbo de agapanthus azul clicando aqui.

Bulbos de flores

Gostou de aprender a cultivar essa flor? Então, mãos à terra e bom plantio! Lá no nosso site você encontra várias opções de bulbos para plantar, como as belíssimas amaryllis, que são fáceis de cultivar e dão flores rapidamente! 

bulbos de amaryllis

Comments

comments

Comentários (3)
  • Queria saber porque as minhas não florescem todas de uma vez só. Plantei em muda grande agora passei algumas p um vaso tipo taça. Mas abre duas ou três flores nunca todos juntas. Será que estão muito perto uma da outra . Acho lindas e queria muito ver bem florido . Obrigada

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo