Lendo agora
Como plantar estragão? Veja o passo a passo

Como plantar estragão? Veja o passo a passo

O estragão (Artemisia dracunculus) é uma erva aromática muito apreciada na culinária, principalmente na França. Também conhecida como erva-dragão, é uma planta perene que pode ser cultivada em canteiros e em vasos.

Neste artigo explicamos como plantar estragão, as diferenças entre os tipos e as formas de fazer a colheita. Boa leitura! 

Estragão francês X estragão russo

O estragão é classificado como estragão francês (ou alemão) e estragão russo. O francês é considerado o melhor para uso culinário, por ser mais aromático e ter melhor sabor.

como cultivar estragão

Já o estragão russo possui tanto o aroma quanto o sabor menos acentuado, mas é mais fácil cultivá-lo porque é mais resistente e cresce mais do que o francês.

Quando a erva está fresca, apresenta um excelente sabor, que se perde ao secar. 

Como plantar estragão? 

Essa é uma erva fácil de cultivar, que se desenvolve bem em canteiros, jardineiras e vasos grandes.

O estragão russo pode ser plantado por sementes, já o francês é reproduzido apenas por divisão de mudas. 

A recomendação é renovar a plantação a cada três ou quatro anos, dividindo as plantas para formar novas mudas e garantir o tempero sempre à mão! 

Solo 

O estragão prefere um solo leve, moderadamente fértil, bem drenado e que não retém muito a umidade. Embora seja bastante tolerante quanto ao pH do solo, um pH entre 6 e 7,5 é o mais recomendado.

Plantio por sementes 

Apenas o estragão russo pode ser propagado por sementes. Elas podem ser semeadas diretamente no local definitivo ou em sementeiras e pequenos vasos.

Deixe as sementes no solo a 0,5 (meio) centímetro de profundidade e cubra-as com uma fina camada de substrato. 

As sementes de estragão russo, geralmente, levam de 2 a 3 semanas para germinar. O transplante para o local definitivo deve ser feito quando as mudas estiverem firmes o bastante para serem manuseadas.  

kits de semente

Plantio por divisão ou estaquia 

O estragão francês normalmente não produz sementes. Nesse caso, o método mais utilizado para a propagação é a divisão de plantas bem desenvolvidas e saudáveis.

Uma planta pode ser dividida de forma a obter de 3 a 5 mudas. Os ramos também podem ser cortados e plantados na terra, mantida sempre úmida até o enraizamento.

O espaçamento pode ser de 30 a 60 cm entre as linhas de plantio e de 30 a 50 cm entre as mudas, dependendo do tamanho do estragão.

Veja também
bambu-da-sorte

Clima

A erva cresce melhor com temperaturas entre 4°C e 20°C e nas regiões de clima temperado ou subtropical.

O estragão russo suporta melhor as baixas temperaturas que o estragão francês. Em clima muito quente, o estragão tende a ser insípido, ou seja, sem gosto.

Luminosidade

Assim como a maioria dos temperos, o estragão precisa de, pelo menos, 5 horas de luz solar direta diariamente.

Irrigação

A recomendação é que o solo sempre fique levemente úmido, mas, atenção: é preciso estar superficialmente seco antes de uma nova irrigação porque a planta é sensível ao excesso de água, principalmente durante o inverno. 

escola plantei - horta em vasos

Colheita 

A colheita do estragão pode ser iniciada em 60 dias após o plantio. Colha ramos ou folhas quando necessário e corte toda a parte aérea antes do inverno.

As folhas devem ser usadas frescas, pois perdem o sabor e o aroma quando secas.

Horta em vasos 

Agora que você já aprendeu a plantar estragão, continue acompanhando nossas dicas no blog. Há vários tipos de temperos e ervas que se desenvolvem bem em vasos e jardineiras. Confira: 

horta vertical

Comentários (3)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo