Lendo agora
Cores de antúrios: 5 opções para cultivar

Cores de antúrios: 5 opções para cultivar

cores de antúrios

O antúrio é uma planta perene e versátil, que se adapta muito bem aos ambientes internos e externos. Mas, você sabia que há antúrios de várias cores diferentes?

Apesar dos vermelhos serem os mais conhecidos, você pode encontrá-los com inflorescências em branco, roxo, laranja, amarelo, rosa e variedades que mesclam duas ou três dessas cores. 

“Os antúrios são plantas de baixa manutenção e por serem de clima tropical, se adaptam facilmente em nosso país”, explica Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center. Por esse motivo, fazem sucesso em muitos contextos: nas “selvas urbanas”, na composição de arranjos para eventos e em projetos paisagísticos.

A seguir, listamos 5 cores incríveis para você conhecer e começar sua coleção! 

1 – Antúrio branco

Já pensou em montar a decoração da mesa de Natal em que as plantas sejam o centro das atenções?

O antúrio branco é uma boa opção para criar arranjos porque é associado à sofisticação! Além da festa ficar muito mais elegante, depois você pode mantê-los nas áreas internas da sua residência, já que são plantas perenes e resistentes. 

Antúrio branco. Imagem: Plantei Garden Center.
Antúrio branco. Imagem: Plantei Garden Center.

Como a frequência de regas é moderada, a decoração pode ser mantida até as celebrações de Ano Novo, sem necessidade de manutenção ou replantio.

Capriche na escolha dos cachepôs, que podem ser dourados, para destacar ainda mais a beleza das inflorescências e, se preferir, faça composições com plantas típicas do período, como as poinsettia ou as tuias.

Onde comprar: clique aqui para comprar mudas de antúrio branco na Plantei Garden Center. 

2 – Antúrio vermelho 

Os antúrios vermelhos são muito populares nos jardins externos e são indispensáveis para quem busca inspirações e referências de paisagismo tropical. 

É muito comum encontrá-los em canteiros de canto de muro, já que o porte é médio, variando de 30 centímetros a 1 metro. Se o local for estreito, a beleza das cores vibrantes das inflorescências e folhas garantem um charme especial para o espaço.

Antúrio vermelho. Imagem: Plantei Garden Center.
Antúrio vermelho. Imagem: Plantei Garden Center.

Antes de começar o plantio, lembre-se que, nos espaços externos, a recomendação é cultivá-lo sempre em locais sombreados por árvores, arbustos ou até mesmo muros. Os antúrios gostam de meia-sombra e a incidência de sol direto pode danificar a planta.

Onde comprar: clique aqui para comprar mudas de antúrio vermelho na Plantei Garden Center. 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

3 – Antúrio rosa

Escolher plantas para interiores pode ser um desafio para quem é iniciante, por isso o antúrio é uma boa opção para começar a sua selva urbana! 

O fato de ter um ciclo de vida longo e ser considerada de baixa manutenção são motivos suficientes para levá-lo para casa. Mas, há uma característica especial: o antúrio rosa é uma planta ornamental, isto é, cultivada pela beleza e pode dar aquele toque natural na decoração de salas ou escritórios.

As plantas com inflorescências e folhas em rosa estão entre as queridinhas do momento e aglaonemas, marantas e calatheas marcam cada vez mais presença no design de interiores. 

Antúrio rosa. Imagem: Plantei Garden Center.
Antúrio rosa. Imagem: Plantei Garden Center.

Os antúrios, de modo geral, preferem ambientes de meia-sombra, que são os que não recebem luz solar direta, principalmente nas horas mais quentes do dia. Essas condições costumam ser as das varandas de apartamentos e de jardins de invernos.

⚠️ Os antúrios são considerados tóxicos porque produzem uma seiva que irrita a pele. Por isso, mantenha os vasos fora do alcance de pets ou de crianças.

4 – Antúrio black

Procurando uma planta para colocar em um lugar de destaque? O antúrio black é uma excelente opção para compor a decoração de aparadores ou de centros de mesa. 

Em condições adequadas, pode produzir inflorescências durante o ano todo. Por isso, atenção às dicas: escolha um vaso com mais de dois litros, para facilitar o enraizamento da planta. Faça furos no fundo, caso não haja e prepare uma camada de drenagem com argila expandida, que deve ser colocada antes do substrato.

Antúrio black. Imagem: Plantei Garden Center.
Antúrio black. Imagem: Plantei Garden Center.

Os antúrios, de modo geral, se desenvolvem bem em substratos feitos com: uma parte de terra vegetal, uma parte de terra comum e duas partes de composto orgânico, que pode ser húmus de minhoca.

Veja também

Onde comprar: clique aqui para comprar mudas de antúrio black na Plantei Garden Center. 

5 – Antúrio amarelo (vanilla)

O antúrio Vanilla produz flores em tons de branco, creme ou verde, que podem variar de acordo com as condições de luminosidade do ambiente e outros fatores. As folhas nascem em verde brilhante, como nas outras variedades mencionadas anteriormente.

Antúrio vanilla (amarelo). Imagem: Plantei Garden Center.
Antúrio vanilla (amarelo). Imagem: Plantei Garden Center.

Como é uma excelente flor de corte e sobrevive em recipientes com água, é muito utilizada para fazer arranjos tropicais e compor a decoração de eventos. Mas, você também pode cultivá-la em casa, em ambientes internos ou externos, seguindo os cuidados indicados abaixo.

Onde comprar: clique aqui para comprar mudas de antúrio Vanilla na Plantei Garden Center. 

Como cuidar dos antúrios?

Todas as plantas têm suas preferências quanto ao substrato, frequência de regas, clima e condições de luminosidade.  Confira as principais recomendações para manter antúrios saudáveis e bem desenvolvidos:

🌱 Substrato: com boa drenagem e rico em matéria orgânica
🌞 Luminosidade: escolha uma local bem iluminado, mas sem sol direto
💦 Regas: uma vez por semana (sem molhar as folhas)
🌳 Em ambientes externos: cultive em canteiros sombreados
🏠 Em ambientes internos: posicione o vaso perto da janela
💚 Floração: acontece durante o ano todo
❌ Todas as partes do antúrio são tóxicas! 

Assista ao vídeo abaixo e aprenda sobre o florescimento dos antúrios:

Mudas de antúrios

Na Plantei Garden Center há 16 variedades de antúrios disponíveis para venda e com entrega para todo o Brasil. Conheça os mais vendidos: 

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo