Lendo agora
Aglaonemas: conheça 7 tipos e aprenda a cultivá-las

Aglaonemas: conheça 7 tipos e aprenda a cultivá-las

As aglaonemas são plantas ornamentais de beleza única!

São espécies nativas do continente asiático e, nos últimos anos, têm ganhado popularidade na ornamentação de áreas internas.

A popularidade é justificada pelas característica desse gênero botânico: são fáceis de cultivar, gostam de áreas sombreadas e há muitas variedades, que diferenciam-se pelo formato das folhas e pela intensidade da coloração.

tipos de aglaonemas
Variedades de aglaonemas. Imagens: Plantei Garden Center.

O protagonismo nos jardins de frente, inclusive, fica por conta dessa característica: as tonalidades de verde, rosa e creme chamam atenção e possibilitam combinações variadas. No paisagismo, se destacam em jardins de estilo tropical, devido às cores vibrantes. A vantagem de cultivá-las é que são plantas perenes, ou seja, o ciclo de vida é longo. 

A seguir, apresentamos 7 tipos de aglaonemas que estão disponíveis na nossa loja (você pode comprar online e receber em casa) e explicamos como cultivá-las! 

Tipos de aglaonemas

1 – Aglaonema Creta ou Siam Aurora 

As aglaonemas rosas estão entre as mais desejadas!

A variedade Siam Aurora ou Creta é uma delas e faz sucesso devido às tonalidades das folhas, que são grandes, brilhantes e que variam em verde e rosa.

Esse visual incrível traz um toque de naturalidade para áreas internas e pode compor a decoração de recepções de consultórios, escritórios ou mesas de trabalho compartilhado, já que são plantas de sol indireto ou de sombra. 

🌱 Dica da Plantei: os limitadores de solo servem para criar formatos circulares ou sinuosos nos canteiros e marcar áreas no jardim. Coloque-os a aproximadamente 10 centímetros de profundidade e vão se misturar com o substrato, plantas e pedras.

2 – Aglaonema Pataya

A aglaonema Pataya se destaca pelas belas folhas de coloração verde-claro com centro creme. Como aprecia sol indireto, pode ser cultivada até em banheiros, desde que recebam luz em alguma parte do dia. 

Ambientes com boa umidade favorecem o desenvolvimento da planta, que aprecia essas condições. Inclusive, as aglaonemas, de modo geral, são indicadas para cultivo no litoral.

aglaonema Pataya
Aglaonema Pataya. Imagens: Plantei Garden Center.

❌ A maioria das variedades é tóxica para animais, por isso, devem ser posicionadas em locais que os pets não tenham acesso.  

3 – Aglaonema Green Papaya

A aglaonema Green Papaya apresenta folhas espessas, elípticas e ovaladas que surgem em coloração verde-clara e com veias em rosa, contrastando com o fundo. 

Essa variedade apresenta boa resistência à falta de luminosidade, por isso, é uma boa opção para espaços fechados.

Os cuidados são simples: basta garantir o substrato úmido, retirar folhas secas e fazer adubações a cada três meses para mantê-la sempre saudável. 

aglaonema Green Papaya
Aglaonema Green Papaya. Imagens: Plantei Garden Center.

🌱 Dica da Plantei: faça o download gratuito do e-book “Guia de plantas” clicando aqui e descubra quais plantas são resistentes ao sol e quais variedades apreciam meia-sombra.

4 – Aglaonema Kwaksup 

A aglaonema kwaksup tem folhas predominantemente cor de rosa, com manchas em tons de verde-claro, amarelo e/ou creme. A baixa estatura faz com que sejam ideais para cultivo em cachepôs e vasos bacia, compondo a decoração de salas-de-estar e bancadas diversas. 

Uma outra opção é cultivá-la em vasos médios, pendurados em suportes de parede ou macramês pendentes. Assim, criam um ponto de destaque único no ambiente! 

🌱 Dica da Plantei: os vasos feitos de fibra de coco são resistentes e facilitam a adaptação e o desenvolvimento das plantas, além de trazer um ar mais rústico e natural para varandas!

5 – Aglaonema Tricolor

De altíssimo valor ornamental, a aglaonema tricolor gera folhas em tons de verde-escuro, rosa e creme, que surgem de formas variadas na mesma planta.

Como o crescimento é lento, é ideal para ornamentar ambientes internos ou compor o paisagismo de jardins de canto de muro, de frente ou de parede, já que pode ser cultivada em vasos.

aglaonema tricolor
Aglaonema Tricolor. Imagens: Plantei Garden Center.

6 – Aglaonema Lawan

Essa variedade de aglaonema é muito indicada para uso ornamental e é cada vez mais buscada por quem ama plantas!

A Lawan é belíssima se destaca muito pela coloração rosa que surge em partes das suas folhas e cria um contraste interessante com suas outras tonalidades.

A escolha do local onde o vaso será posicionado influencia muito na coloração das folhas. Por tanto, coloque-a em um espaço sombreado, que receba somente luz solar indireta.

7 – Aglaonema Karat

Cada tipo de aglaonema tem características próprias em relação ao tamanho, coloração e padronagem que aparecem nas folhas.

A Karat, por exemplo, apresenta folhas grandes em formato elíptico, que parecem pintadas à mão! As cores predominantes são rosa, verde-bandeira e branco, que aparecem em diferentes tonalidades.

Veja também
como plantar gladíolos

Como cresce de acordo com o espaço disponível no vaso, pode ser acomodada em recipientes médios ou grandes.

Coloque o vaso em um local protegido de correntes fortes de vento ou de ar frio. A cada três meses, adube com um fertilizante mineral em pastilha, que proporciona liberação lenta dos nutrientes.

Como cuidar das aglaonemas?

Cada variedade apresenta preferências específicas mas, de modo geral, apreciam as mesmas condições de solo, luminosidade e frequência de regas.

Confira as dicas!

Substrato e escolha do local

      • Ao replantar as mudas, utilize substrato pronto para plantio ou misture terra vegetal e húmus de minhoca, para garantir leveza e boa disposição de matéria orgânica;
      • Faça furos no vaso (caso não haja) e coloque argila expandida ou pedriscos no fundo para facilitar o escoamento da água e evitar o apodrecimento das raízes; 
      • Nos espaços externos, como jardins de condomínios, é importante ambientar as mudas e preparar os canteiros antes do plantio; 
      • Cultive-as em espaços que recebem sol indireto ou luminosidade de sombra parcial; 
      • Mantenha as aglaonemas protegidas de correntes de vento, principalmente nas primeiras semanas de adaptação ao ambiente.

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.

Regas

      • Faça regas moderadas, de uma a duas vezes por semana, nos ambientes com boa umidade. Evite encharcar o substrato e, no caso dos vasos, confira se a água escoa com facilidade;

Cuidados e manutenção

      • Retire folhas secas, amareladas ou danificadas, assim, estimula o crescimento de novas folhas; 
      • Faça adubações a cada três meses, utilizando fertilizantes de liberação lenta, compostos orgânicos como o bokashi ou um adubo organomineral completo em spray ou concentrado. Lembre-se de seguir as recomendações do fabricante;
      • Com o crescimento é lento, não é necessário fazer replantios frequentes. Quando for necessário fazê-lo, opte pela primavera ou verão

Onde comprar aglaonemas? 

Acesse a nossa loja e confira as aglaonemas disponíveis! São mais de 10 variedades de mudas saudáveis, bem desenvolvidas e que podem ser adquiridas online para você escolher e cultivar.

As mudas são enviadas em um vaso simples, plantadas em substrato e seguem para o destino final com aproximadamente 20 centímetros (do torrão à ponta). 

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo