Lendo agora
Jardim de frente: 5 ideias para sua casa

Jardim de frente: 5 ideias para sua casa

jardim de frente

Na sua casa há um canteiro e você não sabe o que plantar? Folhagens, flores ou arbustos? Há opções que demandam pouca manutenção e podem transformar completamente o ambiente!

A seguir, listamos 5 ideias para fazer no seu jardim de frente que não exigem gastos expressivos ou conhecimento profundo em jardinagem. Escolha a que mais combina com o seu lar e mãos à terra! 

1 – Cultive plantas perenes

É iniciante na categoria jardinagem?

Aposte nas folhagens! Há opções que são perenes, demandam pouca manutenção — como singônio, lírio-da-paz e abacaxi-roxo — e se adaptam ao espaço em que estão. 

Singônio (à direita) e abacaxi-roxo (à esquerda). Imagens: Plantei Garden Center. 
Singônio (à direita) e abacaxi-roxo (à esquerda). Imagens: Plantei Garden Center.

Singônio

Se o espaço do seu jardim é grande e sombreado, a singônio (Syngonium podophyllum) é uma ótima opção para forração. Ela demanda pouquíssima manutenção, porque não requer regas e nem podas muito frequentes. 

Prepare um solo rico em matéria orgânica e faça adubações a cada três meses para que a planta se desenvolva de forma saudável. 

Abacaxi-roxo

Para quem busca um toque de cor para o jardim, mas dispensa os cuidados que as flores demandam, vale pesquisar sobre a abacaxi-roxo (Tradescantia spathacea).

As folhas alongadas surgem em duas cores: verde na parte de cima e roxo na parte debaixo, criando um belo efeito visual! Você pode utilizá-las como forração para o jardim ou para composições no entorno de palmeiras e arbustos de médio porte.

Em jardins de canto de muro, aposte na combinação com pedras e plantas mais altas, como a moreia ou o aspargo real. Os cuidados são simples: cultive-as em locais de meia-sombra e prepare um solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem. 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

Lírio-da-paz

O lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) se desenvolve rapidamente, principalmente quando as temperaturas estão mais quentes. Se as condições de cultivo forem adequadas, a floração — que tem valor ornamentalacontece durante todo ano.

Plante-os em locais de meia-sombra e faça regas frequentes, de duas a três vezes por semana. 

🌱 Dica da Plantei: os limitadores de solo servem para criar formatos circulares ou sinuosos nos canteiros e marcar áreas no jardim. Depois de definir o projeto, coloque-os a aproximadamente 10 centímetros de profundidade. Assim, vão se misturar com o substrato, plantas e pedras.

2 – Cantinho de descanso

O jardim de frente pode ser bonito e funcional! Mesmo em espaços pequenos, é possível criar um cantinho de descanso para contemplar a natureza e relaxar. 

Escolha uma cadeira, uma mesinha para apoiar os pés e capriche na escolha das plantas. 

Utilize os muros ou paredes para criar uma verdadeira selva urbana na sua casa. Faça uma parede verde utilizando plantas pendentes, como dinheiro-em-penca, hera e samambaias! 

Varanda com plantas e parede com vasos. Imagens: Vouga Decor e Raiz.
Varanda com plantas e parede com vasos. Imagens: Vouga Decor e Raiz.

Além de ornamentar o ambiente, proporcionam sensação de aconchego e frescor! Se houver varanda, faça uma combinação com vasos altos e médios e cultive jiboias, alocasias, peperômias e pacovás para deixar o ambiente ainda mais bonito! 

👉 Dica da Plantei: procurando opções leves e resistentes? A coleção Genebra Marmorato, da Floridis, inclui coletor de excesso de água e pratos exclusivos que seguem o design dos vasos.

3 – Crie um ponto de destaque 

Os vasos modelo bacia ou concha são muito versáteis. Além dos centros de mesa, você pode utilizá-los para criar um ponto de destaque no jardim, cultivando alguma planta ornamental.

Vaso bacia Riscatto com folhagens e suculentas. Imagens: Vouga Decor. 
Vaso bacia Riscatto com folhagens e suculentas. Imagens: Vouga Decor.

Essa é uma forma de dar um toque mais sofisticado na composição dos canteiros, principalmente dos jardins de frente. Você pode utilizá-los para rosas do deserto e para montar arranjos criativos com suculentas e cactos.

Veja também
vasos para varanda

Rosas do deserto: mais de 150 cores para aumentar sua coleção! Compre agora no site da Plantei Garden Center e receba em casa.

4 – Plante frutíferas em vasos 

O seu jardim de frente recebe sol pleno? Que tal inovar e utilizar o espaço para fazer um pomar em vaso? Você pode produzir várias frutas utilizando essa forma de cultivo, como amora, lichia, fruta-do-milagre, limão, jabuticaba, entre outras. 

Para que se desenvolvam bem e produzam os frutos, é fundamental pesquisar sobre as preferências de solo, frequência de regas, período certo para adubação e frequência de podas.

E aqui no blog da Plantei você encontra artigos completos sobre o tema! Confira: 

💧 Dica da Plantei: o Salva Plantas é composto por um mix de cordões que funcionam como uma espécie de raiz artificial, garantindo a umidade dentro dos vasos por vários dias. Esse sistema é ideal para frutíferas em vasos que demandam solo úmido!

5 – Faça um canteiro de flores 

Se o objetivo for ter um jardim bem colorido, aposte nas flores!

Escolha variedades que tenham as mesmas preferências de luminosidade que incidem no espaço em que serão cultivadas. Por exemplo: cinerária, impatiens e kalanchoe gostam de sol pleno; enquanto onze-horas, bela manhã, vinca-anã, celósia e prímula preferem meia-sombra. 

Jardim com dálias e vincas. Imagens: Plantei Garden Center.
Jardim com dálias e vincas. Imagens: Plantei Garden Center.

Conheça a Plantei Garden Center

Gostou das nossas dicas e inspirações para o seu jardim de frente? 

Na Plantei Garden Center você encontra centenas de produtos para casa & jardim! Treliças para paredes verdes, vasos autoirrigáveis, kits de sementes, ferramentas de poda, adubos orgânicos e muito mais! 

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo