Lendo agora
Abacaxi-roxo: como cuidar dessa planta 

Abacaxi-roxo: como cuidar dessa planta 

abacaxi-roxo

A abacaxi-roxo (Tradescantia spathacea) é uma planta perene, resistente e que aparece cada vez mais no paisagismo de áreas externas.

As folhas, que são alongadas, têm cores que se destacam nos canteiros: mesclam tons de verde e roxo. Por ser de pequeno porte, é indicada para bordaduras de corredores ao ar livre e para jardins de canto de muro. 

Um outro uso comum é em vasos, porque se adapta bem aos ambientes internos e, por ser de baixa manutenção, é uma ótima opção para compor a decoração dos ambientes. 

A seguir, explicamos como cuidar da abacaxi-roxo, do preparo do substrato, às adubações. Confira as dicas!  

Várias mudas de abacaxi-roxo vistas por cima: folhas verdes com detalhes em roxo na parte superior e, na parte debaixo, folhas roxas.
A abacaxi-roxo é indicada para plantio em vasos e canteiros. Imagem: Plantei Garden Center.

Abacaxi-roxo: como cuidar

Escolher o tipo certo de substrato, colocar a planta sob as condições de luminosidade ideal e garantir uma boa frequência de regas são etapas fundamentais para o desenvolvimento saudável de qualquer planta. 

A abacaxi-roxo é uma planta de baixa manutenção, porque demanda cuidados bem simples. Quando recebe os cuidados adequados para suas preferências, dura muitos anos. Confira!

Preparo do substrato

A Tradescantia spathacea gosta de solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem, ou seja, em que a água das regas escoa com facilidade e rapidez.

Utilize substrato pronto para plantio ou faça um mix com terra vegetal, areia fina e húmus de minhoca para preencher os vasos. Em canteiros, revolva a terra comum a, mais ou menos, 20 centímetros e acrescente uma fonte de matéria orgânica. 

Escolha do local e luminosidade

O local escolhido para plantar as mudas deve ser bem iluminado, com presença de luz solar direta por, aproximadamente, 4 horas diárias. Essas condições são fundamentais para o surgimento de tons arroxeados nas folhas.

A abacaxi-roxo também se adapta aos ambientes de meia-sombra, onde a incidência de luz solar pode ser direta, mas por menos horas; ou indireta. 

Regas

Quanto às regas, variam de uma a duas vezes por semana, mas dependem muito do clima do local e do tipo do plantio. Em canteiros a céu aberto a frequência pode ser maior, principalmente em épocas de pouca chuva. 

Em vasos, utilize um palito de churrasco para conferir se o substrato secou completamente antes de colocar mais água.

Adubação

Para adubar a abacaxi-roxo em canteiros, utilize uma boa fonte de nitrogênio, como ureia, salitre ou esterco bovino. Em vasos, facilite o processo usando pastilhas de fertilizante mineral para folhagens. 

A periodicidade pode ser trimestral, mas varia de acordo com as condições do solo e desenvolvimento da planta.

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.

Abacaxi-roxo no paisagismo 

A popularidade da Tradescantia spathacea no paisagismo não é à toa: é perene, colorida e simples de cuidar. É muito comum encontrá-la nos jardins de condomínios ou de prédios e há formas bem criativas de utilizá-las no ambiente.

A inserção de plantas no hall e nos corredores de entrada faz toda a diferença. A abacaxi-roxo pode ser combinada com outras plantas de pequeno porte de beleza ornamental, como o aspargo real ou a maranta tricolor. 

Em áreas grandes, com palmeiras, arbustos ou árvores, pode ser colocada para preencher o entorno do tronco. 

Abacaxi-roxo: planta com folhas verdes e detalhes em roxo na parte superior e, na parte debaixo, coloração apenas roxa. Imagem: Plantei Garden Center.
A abacaxi-roxo é indicada para plantio em vasos e canteiros. Imagem: Plantei Garden Center.

Um outro uso comum é aproximá-la de plantas de maior porte, como a costela-de-adão ou a guaimbê, que têm folhas verdes brilhantes e vistosas. Como a abacaxi-roxo tem de 20 a 30 centímetros, pode ser colocada à frente dessas espécies para criar uma contraste de cores. 

Em residências, para ampliar a presença do verde mesmo em áreas de piso, vale apostar no cultivo da abacaxi-roxo em vasos grande de modelo bacia ou cuia. Essa planta fica ainda mais bonita quando está agrupada com outras mudas da mesma espécie! 

🪴 Dica da Plantei: o livro Paisagismo de bolso — Folhas, escrito por Carol Costa facilita o processo de encontrar a variedade ideal para cada ambiente a partir das cores ou preferências da planta.

Abacaxi-roxo em vasos 

Nas áreas internas, o cultivo da abacaxi-roxo também é comum, principalmente porque ela se adapta bem aos vasos de tamanho médio ou grande. 

Se você adquiriu uma muda de abacaxi-roxo que está em um cachepô pequeno, o primeiro passo é fazer o replantio para uma vaso novo, que tenha, no mínimo, duas vezes o tamanho do recipiente de origem. 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

Veja também
Parede verde com plantas vivas: folhagens, begônias roxas, etc.

Prepare o vaso fazendo os furos no fundo, caso não haja e, depois coloque uma camada de argila expandida ou de pedra brita, para auxiliar no processo de drenagem. Em seguida, preencha com substrato até a metade. 

Faça um mix com terra vegetal, areia fina e húmus de minhoca, na proporção de 1:1:1. Outra opção é usar um substrato pronto para plantio, desde que seja rico em algum tipo de matéria orgânica. 

Retire a muda de abacaxi-roxo do vaso com cuidado, batendo nas laterais para soltar com mais facilidade. Mantenha o máximo possível de terra próximo às raízes e coloque-a no novo vaso. Preencha com mais substrato, até ficar bem firme. Por fim, faça uma boa rega. 

Como é indicada para ambientes de sol pleno ou de meia-sombra, a escolha do local certo implica no crescimento e na saúde da planta. Observe atentamente como é a incidência de luz no seu jardim de inverno, sala ou outros possíveis locais. 

As adubações periódicas também fazem toda a diferença! Para facilitar o processo, coloque pastilhas de liberação lenta para folhagens na borda do vaso, assim, os nutrientes serão liberados gradualmente.

Onde comprar 

🪴 Dica da Plantei: clique aqui e participe do nosso grupo VIP no Whatsapp. Receba descontos especiais e conteúdos exclusivos sobre plantas! 

A imagem mostra vasos autoirigáveis médios e jardineiras autoirrigáveis da marca Raiz.

Abacaxi-roxo

Gostou de aprender sobre essa planta?

Salve o resumo desse conteúdo exclusivo elaborado pela Plantei Garden Center para não esquecer nada! 

  • Tipo de ambiente: externo ou interno
  • Tipos de vaso: modelo cuia/bacia, jardineira ou autoirrigável
  • Substrato: rico em matéria orgânica e com boa drenagem
  • Luminosidade: meia-sombra ou sol pleno
  • Regas: regulares, de uma a duas vezes por semana
  • Podas: de limpeza e formação
  • Adubação: ureia ou esterco bovino
  • Onde encontrar: clique aqui, compre online e receba em casa!

Sobre a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa!

Kit de sementes: temperos e folhas para cultivar na sua horta ou jardim.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo