Lendo agora
Tipos de peperômias: 5 opções para cultivar

Tipos de peperômias: 5 opções para cultivar

tipos de peperômias

Peperômia é um dos gêneros da família Piperaceae e reúne espécies perenes que apresentam folhas carnudas em diversos formatos e cores. Abundante na América do Sul por crescerem bem em climas subtropicais e tropicais, elas têm se popularizado cada vez mais no cultivo doméstico. 

Os motivos? O valor ornamental da planta, que produz folhagens lindas e ter porte adequado para vasos. Continue a leitura e conheça 5 tipos de peperômias fáceis de cultivar para ter na sua casa ou jardim!

1 – Peperomia melancia 

As folhas surgem em coloração verde escura e são arredondadas, zebradas e brilhantes. Assim como as outras peperômias, é considerada de fácil cultivo e se desenvolve bem nos ambientes externos e internos. 

O principal cuidado para não perdê-la é em relação às regas: o excesso de água faz com que as folhas apodreçam. Por isso, capriche na montagem do vaso, faça uma camada com argila expandida e opte por um substrato rico em matéria orgânica, com boa drenagem, que seja à base de turfa e contenha areia ou perlita. 

peperomia melancia

Coloque o vaso em um local sombreado ou com luz solar indireta. Você pode plantar a peperomia melancia em um vaso do tipo cuia e pendurar em hangers ou colocá-lo em aparadores, suportes de chão ou tripés. 

2 – Peperomia caperata

Esse tipo de peperomia apresenta folhas carnudas, com aparência mais rústica, mas igualmente ornamental. As tonalidades são variadas: há plantas com folhas em cinza-prateado, verde-escuro ou avermelhado, com efeito metálico.

A peperomia caperata não gosta de luz solar direta, já que as folhas murcham quando são expostas a essas condições. Cultive-a em áreas internas sombreadas, mas que recebam bastante luz.

tipos de peperômias: peperomia caperata

O preparo do vaso deve ser feito com substrato para plantio rico em matéria-orgânica e com boa drenagem. Quanto às regas, faça o teste do palito: coloque-o até o fundo do vaso e verifique se a terra ainda está úmida. Só faça uma nova irrigação quando estiver totalmente seco. 

3 – Peperomia scandens

A peperomia scandens, conhecida como peperômia filodendro, é uma das mais conhecidas entre cultivadores e produz folhas em formato de coração. O uso é muito comum em vasos suspensos, já que apresenta efeito pendente. 

Se desenvolve bem em ambientes internos e externos e é bastante resistente. A diferença está na preferência de luminosidade: gosta de ambientes de meia-sombra, tolerando o sol do início da manhã. 

Quanto às regras, precisam ser regulares. Caso contrário, as folhas começam a murchar e apresentar enrugamentos. Quer saber mais sobre esse tipo de peperomia? Clique aqui e leia o artigo completo! 

4 – Peperomia Rubra 

A peperômia rubra tem folhas alongadas e rígidas, que surgem em verde escuro e são bordeadas em um tom arroxeado. Como gosta de ficar na sombra, é uma boa planta para ter na mesa de trabalho, desde que o local tenha boa luminosidade. 

As folhas armazenam água, por isso, as regas devem ser moderadas. O ideal é repetir a técnica do palito de churrasco que mencionamos acima, para evitar encharcamentos no solo. Nos dias extremamente quentes você pode borrifar água nas folhas.   

tipos de peperômias: peperomia rubra

Veja também

Confira se há furos no vaso e faça uma camada com argila expandida ou brita para evitar obstruções ou apodrecimento de raízes. Utilize um substrato à base de turfa e contenha areia e perlita.

5 – Peperomia Marmorata

A peperômia marmorata apresenta folhas largas, que são verdes no centro e têm bordas amareladas.

Gosta de sombra e água fresca, mas em pouca quantidade. As recomendações para o substrato são as mesmas dos outros tipos de peperômias e o uso mais comum é nas áreas internas, adornando centro de mesa, estantes e aparadores. 

tipos de peperômias: peperomia marmorata

Já escolheu a sua favorita? Agora que você já aprendeu que é fácil cultivá-las em casa, que tal começar uma coleção? 

Tudo para sua selva urbana!

Gostou das dicas sobre os tipos de peperômias e suas preferências? Na Plantei Garden Center você tem tudo o que é necessário para cultivar plantas dentro de casa! Há centenas de opções de mudas, vasos, substratos e kits prontos para plantio!

Acesse o site clicando aqui ou visite a loja física na Rua Hiran Vila Nova, nº 949, em Salto Grande – SP.

Selva urbana: kits com vaso e plantas para cultivar dentro de casa.

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo