Lendo agora
Samambaia azul: como cuidar e onde comprar

Samambaia azul: como cuidar e onde comprar

samambaia azul

Você já ouviu falar na samambaia azul? Ela é fácil de cultivar e se desenvolve bem em ambientes internos ou externos! Chama atenção pelo tipo e coloração das folhas, por isso é recomendada para quem quer dar um toque diferenciado no ambiente. 

Quer saber mais sobre a planta e aprender as preferências de cultivo? Continue a leitura e mãos à terra! 

Existe samambaia azul?

A resposta é… não! Pelo menos não entre as plantas mais conhecidas e de cultivo doméstico. O nome popular samambaia azul é dado para a Selaginella Uncinata, que é um tipo de planta rastejante. Ela pertence ao gênero Selaginellaceae, que reúne mais de 700 espécies com características rasteiras ou com folhas semelhantes a pequenas escamas. 

Como as folhas são muito parecidas com a das samambaias, acabou ganhando esse nome por associação. Inclusive, a coloração das folhas não é, de fato, na cor azul. O que acontece é que, dependendo da luminosidade presente no ambiente, as folhas assumem uma tonalidade azulada.  

Samambaia azul em suporte de chão.

Como cuidar de uma samambaia azul?

A samambaia azul prefere substratos leves, ricos em matéria orgânica e com boa drenagem. Se for cultivá-la em vasos, escolha uma opção de tamanho médio ou grande, para que a planta tenha espaço para se desenvolver. 

Prepare o vaso colocando uma camada de argila expandida no fundo, para facilitar que a água das regas escoe com facilidade. Assim, você ajuda a evitar o apodrecimento das raízes ou a obstrução dos furos do vaso. 

Escolha do vaso e do local 

Os vasos do tipo cuia ou bacia são ótimas opções para cultivar a samambaia azul, principalmente para compor selvas urbanas em ambientes internos. Além das opções mais simples feitas em plástico, há cachepôs decorativos belíssimos como os da coleção Elegance.  

Se optar por vasos suspensos, atente-se à presença de ventos fortes no ambiente, já que eles podem derrubar o caso ou acelerar a necessidade de regas. 

Cachepô cuia - Coleção Elegance.

Você também pode cultivar a planta em vasos de parede, criando composições com outras plantas ou colocá-la em vasos simples sob aparadores ou suportes de chão, como o da imagem abaixo. Assim, a samambaia azul torna-se o centro das atenções! 

Faça trocas para vasos maiores conforme a planta for crescendo. E se quiser tê-la nas áreas externas, lembre-se que você também pode cultivá-la nos canteiros do jardim, já que também é uma planta ideal para forrações. 

Luminosidade 

Posicione o vaso em um local de meia-sombra, mas com bastante luminosidade. E atenção: a luz solar direta prejudica as folhas da samambaia azul, por isso, observe a presença e intensidade do sol no espaço escolhido.

Veja também
plantar no verão

Folhas da samambaia azul.

Regas

A planta é extremamente sensível à falta de água! Portanto, faça regas frequentes, mas sem encharcar o substrato. Verifique com a ponta dos dedos se o solo está totalmente seco. 

Dica: os vasos autoirrigáveis ajudam a otimizar os cuidados com espécies que apreciam solos úmidos. 

Muda de Samambaia Azul: onde comprar

Na Plantei Garden Center você encontra mudas de samambaia azul. Compre online e receba em casa! A planta é enviada em um vaso do tipo cuia, vai bem formada e em pleno desenvolvimento.

Continue aprendendo

Aqui no nosso blog você encontra várias inspirações para decorar a casa com plantas e dicas para mantê-las sempre saudáveis! Leia também:

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo