Lendo agora
Peperomia scandens: como cuidar 

Peperomia scandens: como cuidar 

peperomia scandens

De aspecto delicado e folhas em formato de coração, a Peperomia scandens faz cada vez mais sucesso entre os cultivos indicados para áreas internas.

A planta, que é perene e pendente, é uma das mais fáceis de cultivar e adapta-se bem a diferentes ambientes internos e externos.

Neste artigo explicamos quais são os cuidados necessários para que essa planta cresça de forma saudável. 

Boa leitura e mãos à terra! 

peperomia em vaso suspenso

Peperomia scandens: como cuidar 

A peperomia prefere locais de meia-sombra, que sejam bem iluminados. Evite colocá-la em espaços que recebem luz solar direta, pois, nestas condições, perdem a coloração das folhas. 

As regas variam de uma a duas vezes por semana, dependendo das condições climáticas da região. Utilize um palito de churrasco para verificar se o substrato está seco antes de fazer a próxima irrigação. 

Substrato, adubação e podas 

Como mencionamos anteriormente, a planta é fácil de cultivar. Mas para favorecer o crescimento saudável, garanta um vaso com ótimo substrato, rico em matéria orgânica.

peperomia em nicho

Quando for fazer o replantio, prepare um mix com terra vegetal e húmus de minhoca. Lembre-se de verificar se a água escoa com facilidade pelos furos do vaso e fazer a camada de drenagem com argila expandida. 

Quanto à manutenção, faça adubações a cada três meses. Recomendamos o EcoAdubo Fertilizante Orgânico, que é granulado, de liberação lenta, nutre a planta, age por mais tempo e facilita o enraizamento. 

A peperômia não exige podas frequentes ou de formação, apenas de limpeza. Recomendamos que as pontas secas das folhas sejam retiradas com auxílio de tesoura. 

Veja também
Plantas penduradas: columeia batom, flor-de-maio e samambaia.

varanda decorada com plantas

Vasos para peperomia

A nossa dica é cultivá-la em vasos cuia, para aproveitar o belo efeito pendente da planta. Outras opções que valorizam a peperomia são o vaso meia-lua e o vaso origami. 

Para dar ainda mais destaque à planta, coloque-a sobre aparadores ou suportes. Assim, o efeito pendente é valorizado e compõe a decoração de um jeito único! 

Plantas pendentes

Você gosta de plantas com efeito pendente, como a peperomia scandens? Aqui no blog temos vários artigos sobre o tema. Confira:

cupom de desconto - loja plantei

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo