Lendo agora
Como cultivar flor de maio? Aprenda como adubar e fazer substrato

Como cultivar flor de maio? Aprenda como adubar e fazer substrato

como cultivar flor de maio

A flor de maio (Schlumbergera truncata e híbridos) é um cacto originário da Mata Atlântica do sudeste do Brasil que costuma crescer em rochas e sobre troncos e galhos de árvores.

O nome popular varia de acordo com o local e a respectiva data em que floresce: é chamada de Flor de Maio ou cacto-da-páscoa no Hemisfério Sul e de cacto-de-natal no Hemisfério Norte. Em algumas regiões, também é conhecida como flor-de-seda.

Este cacto de floresta e seus híbridos resultantes do cruzamento com outros cactos do mesmo gênero são plantas populares, amplamente cultivadas em vasos e jardineiras do mundo todo. O motivo é a facilidade com os cuidados e também à beleza do tamanho, da forma e das cores da floração, que são produzidas abundantemente em um período relativamente curto no outono.

Neste artigo trouxemos dicas essenciais sobre como plantar e cuidar da flor de maio: do preparo do substrato à adubação. Confira!

como cultivar flor de maio
Imagem: Reprodução/jardimflordoleste.com.br

Preparo do solo e substrato para flor de maio

A flor de maio aprecia solos bem drenados, leves e férteis. A faixa de pH do solo recomendado é de 5,5 a 6,2. 

O substrato ideal para flor de maio pode ser preparado com base de casca de pinus (sem taninos) e acréscimo de carvão ou entalhes de madeira sem resina, com os de peroba, ipê, mogno, café ou sansão do campo. 

Elas também se desenvolvem bem em substratos para orquídeas terrestres. E, como são epífitas, apreciam a inserção de pequenos tutores de pau de café ou sansão do campo de uma polegada no centro do vaso em que são cultivadas.

Como plantar flor de maio em vaso?

Como o sistema radicular da planta é relativamente pequeno, ela pode ser cultivada até mesmo em vasos com 10 centímetros de diâmetro.

Se possível, escolha um vaso do tipo cuia, porque a borda é mais aberta que o fundo e todas as cactáceas se desenvolvem melhor quando conseguem pendoar mais os galhos, se curvando para apontar para o chão. 

Em seguida, faça uma camada de pedra brita no fundo do vaso, adicione pinus de 1 a 2 cm (no máximo) e carvão. Depois, acrescente o mix de substratos que indicamos no tópico anterior, preenchendo até a borda do vaso. Faça um buraco no centro e coloque a muda de flor de maio de forma cuidadosa, sem destruir o torrão que estava em torno da planta. 

suportes com rodízios

Sombra parcial ou sol pleno? 

A flor de maio gosta de sol ou não? Essa é uma dúvida muito comum! A planta aprecia sombra parcial com boa luminosidade. Até tolera luz solar direta, mas pode ser prejudicada pela alta intensidade luminosa e temperaturas elevadas.

Quanto ao clima, não suporta temperaturas muito baixas, crescendo bem em temperaturas acima de 12°C. 

como cultivar flor de maio

Regas

A flor de maio pode suportar curtos períodos de seca fora da época de floração, mas, de preferência, o solo sempre deve permanecer levemente úmido. 

A água em excesso pode favorecer o surgimento de doenças e o apodrecimento da planta.

vasos raiz

Cores da flor de maio e floração

As flores podem ser de vários tons de rosa ou de cor laranja, amarelo-pálido, branca ou vermelha. Quando polinizadas, as flores produzem pequenos frutos de 1 ou 2 cm que adquirem uma forte coloração rosada quando maduros.

A flor de maio gera flores no outono ou início de inverno. A floração é induzida por noites longas e temperaturas entre 10°C e 20°C, mas temperaturas elevadas durante o período podem fazer as flores caírem.

No nosso canal no YouTube você encontra um vídeo exclusivo sobre a flor de maio. Dê o play e assista!  

Propagação

Pode ser propagada por estaquia, destacando pedaços das plantas, que enraízam facilmente quando plantados em solo úmido.

Outra opção é propagar a flor de maio por sementes, que podem ser semeadas superficialmente no solo, mas, nesse caso, o crescimento das mudas é mais lento.

O espaçamento recomendado entre plantas é de 20 a 30 cm.

Veja também
crisântemos - como plantar e cuidar

Adubos para flor de maio

Como se trata de uma cactácea, a flor de maio apresenta uma alta quantidade de nitrogênio. Porém, por ser leguminosa (ou seja, que acumula água) e epífita, a maior ausência de macronutrientes é em relação ao potássio.

Portanto, opte pelos adubos e ou fertilizantes comerciais em que a letra (K), que refere-se ao potássio, tenha maior concentração do que nitrogênio e fósforo.

Exemplos de manutenção com NPK excelente para a flor de maio:

NPK 20 10 40   
NPK 10 10 30
NPK 15 09 12 
NPK 20 20 50 

Uma das opções mais indicadas para adubar a flor de maio é aplicar o Forth Fosway nos períodos de floração da planta.

Quando adubar a flor de maio?

E atenção: além de escolher um adubo rico em potássio (K) é importante atentar-se ao período. Uma boa época para o início da adubação da flor de maio pré-florada é de agosto a novembro. 

Um erro comum é pensar que o adubo deve ser colocado nos meses de abril e maio, para que a floração seja expressiva em junho, sem considerar que as cactáceas demoram para absorver os nutrientes. 

como cultivar flor de maio
Imagem: Reprodução/muriqui-lacerda.blogspot.com.br

Como replantar flor de maio?

A flor de maio é uma planta perene e recomenda-se replantá-la de vaso a cada três anos. 

Evite temperaturas muito altas ou baixas no momento do replantio e lembre-se que, como epífita, ela aprecia substratos sem excesso de terra e que tenham mix de paus (por exemplo: casca de pinus sem tanino, entalhes de madeira sem resina). 

Folhas caindo: o que fazer?

As folhas da flor de maio podem cair por excesso de umidade, que deixa o substrato encharcado e também quando há adubação excessiva com concentração de nitrogênio, que queima a planta, causando a quebra das folhas.

Gostou das dicas? Agora que você já aprendeu a cuidar da flor de maio, que tal conhecer outras variedades? Aqui no nosso blog você encontra vários artigos para ter um jardim florido o ano todo!

jardim vertical

Comments

comments

Comentários (48)
    • Celia, geralmente elas quebram os seus galhos por causa que ela esta muito pesada e também se ela estiver em um local que haja correntes de vento ajuda a quebrar, quando ela esta quebrando é sempre recomendado troca-la para um vaso maior e coloca-la em um local onde não haja correntes de ventos, isso já aconteceu varias vezes comigo. Espero que tenha ajudado.

  • Minha flor de maio.tá caindo os botões antes mesmo de abrir as flores o que eu faço. .. deixo ela em lugar claro com sol pela manhã e claridade o dia todo. Naoycoloco mta agua deixo umida apenas.

    • aumente a acidez do solo com agua de bom bril e npk natural( casca de ovo,po de café,casca de banana,esterco de avess,faço isso com as minhas e tão sempre lindas molho 2x por semana ate escorrer e nada mais

  • Tenho uma flor de maio que esta linda,floresceu ano passado 2016,mas até agora junho 2017 nem sinal de flores .O que faço???????????????????????????????????????

  • A minha planta não floresce mais e os ramos estão finos. Já troquei de vaso adubei e nada adiantou. O que fazer?

  • Moro em Recife,comprei um pe de flor de maio e suas flores cairam e o pe morreu,comprei outro deixei no terraco porque aqui esta chovendo muito os botoes estao caindo e algumas folhas estao muchando, me diga como cuidar eu sei como cuidar,nao quero que ela morra, me ajude,ficarei muito grata se alguem me ajudar

  • Bom dia!
    Preciso de uma orientação, minha flor de maio está caindo os galhos como se estivesse quebrado, ela não está murcha pelo contrário aparentemente está robusta o que pode estar acontecendo?
    Obrigada!

  • Bom diaaa!
    Preciso de uma orientação, minha flor de maio está caindo os galhos como se estivesse quebrado. Ela não está murcha pelo contrário aparentemente está robusta, o que pode estar acontecendo?
    Obrigada!!!!

  • Elas quebram pelos excessos: calor, água demais ou de menos, luz… O ideal é diminuir ou aumentar a rega, trocá-la de lugar (tirar da exposição exagerada de luz ou de sol, de ventos). Lembrando que o sol muda sua posição ao longo do ano, vc deve estar atento às suas plantas por todo o ano! Abraços!

  • Achei ótima a lembrança! As vezes esquecemos que o sol mudando de posição pode esquentar demais a flor de maio, e ela apesar de ser um cacto, sente demais o calor!

  • Tenho uma planta flor di maio ela deu flor e apos a floracao ela quebrou td …ate a raiz .eu acho que pode ser praga.o que devo .fazer?

  • boa tarde acabei de adquirir uma flor de maio ,minha mãe com 87 anos cismou que queria ,por favor me ajudem ,tenho que plantar em xaxinho ,com musgo ou pode ser terra adubada ,queria aprender a cuidar por ser uma coisa que minha mãe pediu ,ja tenho varias suculentas e cactus achei muito facil de cuidar ,agora flor de maio me falaram que é dificil,por favor me respondam,obrigada .

    • é facinho fazer sua mae feliz: bote na terra adube 2x por ano apenas com npk natural,farinha de osso casca de banana e torta de algodão pq trata-se de uma planta que gosta de solo acido,se for difícil encontrar torta de algodão bote esterco de aves e agua de Bombril pra da uma acidez,como eu não quero ter mais trabalho aqui em casa pq tenho 106 vasos na parede pra cuidar então todas as minhas que gostam de solo acido eu já coloco na hora de plantar a mudinha uma buxa de Bombril todas dão flores normalmente inclusive parece mentira mas 2 das minhas primaveras deram flores 2x esse ano( mas também eu induzi a floração fazendo 1 poda radical e 2 disfolhas) é fim de maio e elas estão florindo agora isso deve-se aos nutrientes mencionados.faça isso que vc não vai errar e deixe a plantinha de sua mae sempre úmida se vc não quiser ficar borrifando pequenas quantidades de agua todos os dias faça kinem eu molhe bem molhado ate encharcar apenas 2x por semana e tire do sol eu tenho 4 vasos de 3 cores diferentes misturadas e quando florecem é a coisa mais linda do mundo, tu nem vai fazer poda e nem desfolha sinao tua mae vai ficar brava.bj pras 2

      • Eliete,

        Após regar até encharcar, tira do sol e deixa na sombra ou no sol indiretamente?
        Tenho um vaso na lavanderia que pega sol indiretamente porém não deu flor e os caule estão amarelados.
        Vou jogar água de bombril e adubar conforme suas instruções.
        106 vasos qdo florescem deve fiar lindos!!!!

  • boa tarde acabei de adquirir uma flor de maio ,minha mãe com 87 anos cismou que queria ,por favor me ajudem ,tenho que plantar em xaxinho ,com musgo ou pode ser terra adubada ,queria aprender a cuidar por ser uma coisa que minha mãe pediu ,ja tenho varias suculentas e cactus achei muito facil de cuidar ,agora flor de maio me falaram que é dificil,por favor me respondam,obrigada .

  • Tenho o mesmo problema q mts tem . De repente sem mais nem menos , os galhos começam a cair
    Achei q era d terra , mas espeto os pedaços no mesmo vaso ,e começam a virar mudas ! Pq ficam despencando assim ???

  • as sementes da flor de maio ja nasceram mas estão demorando a crescer,quero saber a hora de muda las para vaso definitivo
    obrigada

  • Tenho um cacto bem grande, cerca de 1.8m de altura de tronco e com folhas e flores em duas alturas dobtronco que se parecem muito com a flor de maio. As flores são amarelas e um pouco menos desenvolvidas, as folhas iguais a essas e no tronco tenho espinhos. É possível ser flor de maio?

  • PORQUE A MINHA FLOR DE MAIO NÃO BROTA MAIS GALHOS,NÃO ENCHE O VASO,DA FLOR,MAIS GOSTARIA QUE FICASSE MAIS BONITA… O QUE FAZER?

  • Sempre tive flor de maio troquei de casa ela começou a florescer ainda mais troquei de vaso pra ela ficar mais confortável e florescer ainda mais,porém o quintal começou a receber visitas inesperadas de gatos de rua e com isso não deixam ela crescer,uma vez quebraram ela todinha e fizeram necessidade no vaso. Após o episódio eu limpei readubei e comprei outra pra dar forças a outra que estava tentando se recuperar… Mas quando começa a nascer os galhinhos eles vêem e comem… Não sei o que fazer! Help

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo