Como cultivar flor-de-maio

28 Comentários

      A flor-de-maio é um cacto originário da mata atlântica do sudeste do Brasil, onde cresce em rochas e sobre troncos e galhos de árvores. O nome popular deste cacto varia com o local e a respectiva data em que floresce. Assim é chamado de flor-de-maio ou cacto-da-páscoa no hemisfério sul e cacto-de-natal no hemisfério norte.

      Também pode ser conhecido como flor-de-seda. Este cacto de floresta e seus híbridos resultantes do cruzamento com outros cactos do mesmo gênero são plantas populares em vasos e jardineiras do mundo todo devido a facilidade de cultivo e ao tamanho, forma e cor de suas flores, que são produzidas abundantemente em um período relativamente curto no outono.

      As flores podem ser de vários tons de rosa ou podem ser de cor laranja, amarelo-pálido, branca ou vermelha. Quando polinizadas, as flores produzem pequenos frutos de 1 ou 2 cm que adquirem uma forte coloração rosada quando maduros.

flor-de-maio-vermelha

jardimflordoleste.com.br

      Esta planta pode chegar a 30 cm de altura, mas tem um sistema radicular relativamente pequeno, e pode ser cultivada até mesmo em vasos com 10 cm de diâmetro.

FLOR DE MAIO

muriqui-lacerda.blogspot.com.br

Nome científico: Schlumbergera truncata e híbridos

Origem: Sudeste do Brasil

Clima: Não suporta temperaturas muito baixas, crescendo bem em temperaturas acima de 12°C

Iluminação: Sombra parcial com boa luminosidade. Pode tolerar luz solar direta, mas a planta pode ser prejudicada por alta intensidade luminosa e altas temperaturas

Irrigação: O solo deve permanecer sempre levemente úmido. Pode suportar curtos períodos de seca fora da época de floração. Água em excesso pode favorecer o surgimento de doenças e o apodrecimento da planta

Solo: Bem drenado, leve e fértil. A faixa de pH ideal do solo é de 5,5 a 6,2

Época de floração: Outono ou início de inverno. A floração é induzida por noites longas e temperaturas entre 10°C e 20°C. Temperatura elevada durante a floração pode fazer as flores caírem

Ciclo de cultivo:  Plantas perenes. É recomendado replantá-las nos vasos a cada três anos

Propagação: Por estaquia, destacando pedaços das plantas, que enraízam facilmente quando plantados em solo úmido.

Por sementes – Podem ser semeadas superficialmente no solo. No entanto, o crescimento das mudas é lento.

Espaçamento recomendado entre plantas: 20 a 30 cm.

flor-de-maio-na-parede

jardimflordoleste.com.br

Pronto para iniciar o cultivo desta maravilhosa espécie? Então mãos à terra! 😉

28 respostas para "Como cultivar flor-de-maio"

    • Celia, geralmente elas quebram os seus galhos por causa que ela esta muito pesada e também se ela estiver em um local que haja correntes de vento ajuda a quebrar, quando ela esta quebrando é sempre recomendado troca-la para um vaso maior e coloca-la em um local onde não haja correntes de ventos, isso já aconteceu varias vezes comigo. Espero que tenha ajudado.

  • Minha flor de maio.tá caindo os botões antes mesmo de abrir as flores o que eu faço. .. deixo ela em lugar claro com sol pela manhã e claridade o dia todo. Naoycoloco mta agua deixo umida apenas.

  • Tenho uma flor de maio que esta linda,floresceu ano passado 2016,mas até agora junho 2017 nem sinal de flores .O que faço???????????????????????????????????????

  • Moro em Recife,comprei um pe de flor de maio e suas flores cairam e o pe morreu,comprei outro deixei no terraco porque aqui esta chovendo muito os botoes estao caindo e algumas folhas estao muchando, me diga como cuidar eu sei como cuidar,nao quero que ela morra, me ajude,ficarei muito grata se alguem me ajudar

  • Bom dia!
    Preciso de uma orientação, minha flor de maio está caindo os galhos como se estivesse quebrado, ela não está murcha pelo contrário aparentemente está robusta o que pode estar acontecendo?
    Obrigada!

  • Bom diaaa!
    Preciso de uma orientação, minha flor de maio está caindo os galhos como se estivesse quebrado. Ela não está murcha pelo contrário aparentemente está robusta, o que pode estar acontecendo?
    Obrigada!!!!

  • Elas quebram pelos excessos: calor, água demais ou de menos, luz… O ideal é diminuir ou aumentar a rega, trocá-la de lugar (tirar da exposição exagerada de luz ou de sol, de ventos). Lembrando que o sol muda sua posição ao longo do ano, vc deve estar atento às suas plantas por todo o ano! Abraços!

  • Achei ótima a lembrança! As vezes esquecemos que o sol mudando de posição pode esquentar demais a flor de maio, e ela apesar de ser um cacto, sente demais o calor!

  • Tenho uma planta flor di maio ela deu flor e apos a floracao ela quebrou td …ate a raiz .eu acho que pode ser praga.o que devo .fazer?

  • boa tarde acabei de adquirir uma flor de maio ,minha mãe com 87 anos cismou que queria ,por favor me ajudem ,tenho que plantar em xaxinho ,com musgo ou pode ser terra adubada ,queria aprender a cuidar por ser uma coisa que minha mãe pediu ,ja tenho varias suculentas e cactus achei muito facil de cuidar ,agora flor de maio me falaram que é dificil,por favor me respondam,obrigada .

  • boa tarde acabei de adquirir uma flor de maio ,minha mãe com 87 anos cismou que queria ,por favor me ajudem ,tenho que plantar em xaxinho ,com musgo ou pode ser terra adubada ,queria aprender a cuidar por ser uma coisa que minha mãe pediu ,ja tenho varias suculentas e cactus achei muito facil de cuidar ,agora flor de maio me falaram que é dificil,por favor me respondam,obrigada .

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *