Lendo agora
Pedras no fundo do vaso: para que servem?

Pedras no fundo do vaso: para que servem?

pedras no fundo do vaso

Certamente você já ouviu dizer que colocar pedras no fundo do vaso faz bem para as plantas, não é mesmo?

Se você não levou essa dica a sério ou ficou em dúvida sobre a finalidade, continue a leitura!

Por que colocar pedras nos fundos dos vasos?

A brita é uma das pedras mais indicadas para a montagem de vasos. Como são muito utilizadas em obras, são popularmente conhecidas como “pedrinhas de construção”. Elas também aparecem no paisagismo, na composição de canteiros e quintais.

pedras

As pedras são necessárias no plantio porque facilitam o escoamento de água do vaso, evitando que o solo fique encharcado. Dessa forma, evitamos que as raízes das plantas apodreçam por excesso de água ou sejam atacadas por fungos.

É mais comum que as plantas morram devido ao excesso de água que pela falta. Quando a quantidade de água é muito alta, a planta fica fraca por não conseguir trocar gases com o ambiente ou absorver nutrientes.

Além disso, as pedras também auxiliam na entrada de oxigênio para as raízes, o que é fundamental para um bom desenvolvimento da planta. Ao colocá-las no fundo, o ar entra pelo furo de drenagem do vaso, passa pelas pedras e alcança o local necessário.

Argila expandida

A argila expandida é muito utilizada na jardinagem e em projetos de paisagismo por ser o único agregado leve capaz de manter a umidade adequada da terra. Ela é excelente para auxiliar na drenagem, principalmente em vasos e jardineiras.

argila expandida para vasos

Quando a drenagem acontece de forma rápida e igualitária, cria condições ideais para que as plantas tenham um completo desenvolvimento. Além disso, por ser leve, o uso da argila expandida facilita o manuseio dos vasos.

Outra vantagem é que a camada de argila expandida impede que pequenos blocos de terra entrem nos furos do vaso, bloqueando o escoamento de água.

argila expandida

Veja também
lágrima-de-cristo

Dica extra: a manta de drenagem também pode ser usada na montagem dos vasos, já que permite o escoamento da água e, ao mesmo tempo, retém os nutrientes da terra nas raízes das plantas.

Agora que você já sabe a importância de utilizar argila expandida ou pedras nos fundos dos vasos, que tal iniciar o cultivo?

Inspire-se

horta vertical

Horta em vasos

Há vários tipos de temperos e ervas que se desenvolvem bem em vasos e jardineiras. Agora que você aprendeu a prepará-los, leia os artigos com as dicas de cultivo:

escola plantei - horta em vasos

Comentário (1)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo