Como plantar tomilho

14 Comentários

O tomilho (Thymus vulgaris), família Lamiaceae, é um subarbusto aromático da família das labiadas. É famoso pelo sabor picante e é uma especiaria que vale a pena ter no jardim, pois além de enfeitar os canteiros, faz bem à saúde.

     Ele é um grande conhecido entre as pessoas que gostam de cozinhar ou desfrutar de boas receitas. Vai bem em carnes vermelhas, molhos, legumes e peixes. Mas, não é apenas na cozinha que este querido verdinho faz sucesso. Ele também se destaca no jardim, marcando presença não apenas na horta, mas também em vasos, jardineiras e canteiros, com a vantagem de dar um aroma agradável ao ambiente.

F01FA86D1E86155FF6F31374B98C4_h450_w598_m2_q90_cZYsLcZaA

          O plantio pode ser realizado isolado ou combinado com outras plantas na horta. Rende ainda as opções de usá-lo como bordadura para canteiros ou para dar acabamento a vasos com frutíferas.

             Existem inúmeras espécies de tomilho originárias de regiões da Europa, Ásia e África banhadas pelo Mediterrâneo. No Brasil três são encontradas com mais facilidade: o tomilho comum (Thymus vulgaris), que é mais popular e se caracteriza por ter folhas pequenas e estreitas, usadas na culinária tanto frescas quanto secas; o tomilho-limão (Thymus x citriodorus), de folhas verde-claras e sabor cítrico, usado apenas fresco tanto em pratos doces quanto salgados; e o tomilho-variegado (Thymus vulgari’s Argenteus), cujo sabor é similar ao do tomilho-comum, e que dá charme ao jardim com suas folhas bicolores.

      Do começo da primavera até o fim do verão, todos eles se enchem de pequenas flores em variados tons de rosa.

shutterstock_360349343

           É rico em timol, com apreciável poder anti-séptico, muito utilizado contra as afecções pulmonares e como estimulante digestivo. Também é conhecido pelo nome de timo.

       Em fitoterapia, são utilizadas as partes aéreas. Tem propriedades anti-sépticas, tônicas, antiespasmódicas, expectorantes e vermífugas.

          Em infusão, é usado no combate a infecções de garganta e pulmonares na asma e febre dos fenos e na eliminação de parasitas. Externamente, alivia picadas, dores reumáticas e infecções fúngicas.

      Revigorante e tônico, é essencialmente usado como remédio respiratório.

shutterstock_337229936

      O tomilho é uma erva rústica, que não precisa de muitos cuidados. Na região da Provence, na França, chega a crescer espontaneamente entre pedras, devido ao solo seco e rico em calcário.

      No Brasil, deve ser plantado em solo arenoso e em locais que recebam pelo menos quatro horas de luz solar todos os dias.

       Quando plantadas direto no solo, as mudas devem ser acomodadas em berços de 30 cm de lado e 35 cm de profundidade. Para o plantio em vasos, é importante que o recipiente tenha pelo menos 15 cm de profundidade. Se a ideia for cultivar a partir de sementes, deve-se primeiro usar uma sementeira e, quando as plantas estiverem com cerca de 10 cm de altura, transplantá-las para canteiros ou vasos.

foto-3

        O tomilho não precisa de muita água. A dica para descobrir se é hora de regar é colocar o dedo na terra e só molhar a planta se o substrato estiver seco. O tempero também não é exigente quando à adubação. Deve ser feita uma adubação a cada 40 dias, de cobertura com composto orgânico.

            Quando a planta estiver com 15 cm – o que acontece cerca de 15 dias após o plantio da muda, ou em 60 dias no caso do plantio por sementes -, os ramos já podem começar a ser podados e usados na culinária. Corte-os com uma tesoura e jamais arranque apenas as folhas, pois isso danifica a planta.

       Em suas folhas miúdas o tomilho guarda muitos benefícios à saúde de quem o consome: o tempero é rico em vitaminas C, D, do complexo-B, e também contém iodo. Estudos da Leeds Metropolitan University, na Inglaterra, apontam que o tomilho destrói a acne de forma mais eficaz do que alguns produtos, devido à sua ação anti-inflamatória e bactericida.

      Como se não bastasse todos esses benefícios, a erva pode ser usada como substituta para o sal na hora de preparar receitas, pois dá sabor à comida. O mais indicado é adicionar o tempero no cozimento dos alimentos para tirar proveito de seu sabor e de todas as suas propriedades.

tomilho002

Tomilho em detalhes

Nomes científicos: Thymus vulgaris, Thymus vulgaris Argenteus e Thymus x citriodorus

Nomes populares: Tomilho, tomilho-variegado e tomilho-limão

Família: Lamiáceas

Origem: Regiões da Europa, Ásia e África banhadas pelo Mediterrâneo

Características: Subarbusto aromático perene, que atinge até 30 cm de altura

Folhas: Pequenas, laminares e lanceoladas. O formato e a cor variam um pouco de uma espécie para outra

Flores: Pequenas e delicadas, com variados tons de rosa. Surgem entre o começo da primavera e o fim do verão

Luz: Sol pleno

Solo: Arenoso e bem drenado

Clima: Subtropical árido, típico do Mediterrâneo, tolerante ao calor tropical

Plantio: Para o cultivo em canteiros abra berços de 30 cm de lado e 35 cm de profundidade, acomode a muda e complete com a terra do local. Para o plantio em vasos, escolha um recipiente de pelo menos 15 cm de profundidade preenchido com terra de jardim. O plantio também pode ser feito a partir de sementes. Neste caso, plante-as em uma sementeira e, quando as mudas atingirem 10 cm de altura, transplante-as para o local definitivo

Regas: Apenas quando o solo estiver seco, pois o tomilho não gosta muito de água

Adubação: A cada 40 dias, faça uma adubação de cobertura com produtos orgânicos, como bokashi ou torta de neem

Propagação: Por sementes ou estaquia. Para propagar mudas em casa corte um ramo de pelo menos 8 cm de plante em um vaso pequeno, regando com frequência para não deixar o solo secar. Outra opção é colocar o ramo em um copo com água até as raízes aparecerem e depois plantar em um vaso ou direto no solo

tomilho

E você, gosta de tomilho? Pronta para cultivar este delicioso tempero?

Deixe seu comentário! 😉

Fonte – Revista Natureza, edição 338 – Editora Europa

14 respostas para "Como plantar tomilho"

  • Gostei muito da explicação , sou um fã das plantas e o meu lazer predileto .eu trato minhas plantas com muito carinho.

  • Tenho o tomilho em casa e não sabia dos benefícios, estava preocupada com a qualidade do plantio por ter observado que alguns ramos estavam morrendo, vou mudar de vaso e incluir um pouco de areia ao solo para auxiliar a drenagem da água.

    obrigada pelas dicas

  • Ai que delícia!!!
    Eu tenho tomilho plantado em um vaso. Uso em alguns pratos e fica uma delícia!!!
    Comprei duas mudinhas na floricultura e ficaram lindinhas no meu canteiro!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *