Como cultivar Zínia

5 Comentários

     Você já ouviu falar em Zínia?

     A Zínia apresenta uma grande variedade de cultivares que vão de plantas pequenas com aproximadamente 15 cm a plantas grandes com quase 1 metro de altura.

     Possui uma grande variedade de cores e varia muito em tamanho e formato. As flores podem ter cerca de 2 cm ou até mesmo 15 cm de diâmetro.

     Essas lindas flores apresentam um ótimo aspecto para serem plantadas em grupos no jardim ou até mesmo em vasos e jardineiras. São bem versáteis.

Nome Científico: Zinnia elegans
Nome popular: Zínia
Origem: México

Clima

     As zínias são plantas ideais para clima quente e seco. Elas não suportam baixas temperaturas e principalmente geadas.

     A umidade em excesso é muito favorável para o surgimento de doenças, por isso é importante se atentar a essa questão.

Iluminação

     A planta necessita de luz solar direta por algumas horas diárias para seu bom desenvolvimento e crescimento.

Solo

     A zínia é bastante tolerante quando o assunto é solo. Mas é importante que ele seja bem drenado e leve. Precisa ser fértil, rico em matéria orgânica e com um pH entre 5,5 e 7,5.

Irrigação

     É indispensável manter o solo levemente úmido durante a fase inicial de crescimento. É até mesmo permitido que o solo fique superficialmente seco entre as regas quando as plantas já estiverem bem desenvolvidas.

     Como citado acima, a planta é relativamente resistente a seca. Bem tolerante a climas quentes. Por outro lado, não cresce bem e tem seu desenvolvimento interrompido em solos excessivamente úmidos.

Ciclo de cultivo

     As zínias são plantas de ciclo anual. Ou seja, geralmente germinam, florescem e morrem no período de um ano. Porém podem viver mais de um ano caso sejam cultivadas em condições apropriadas.

Época de floração

     Em condições adequadas nas regiões de clima quente, a planta pode florescer durante todo o ano. Já nas regiões de clima frio, floresce apenas no verão e no comecinho do outono.

     Geralmente começa a florescer de 45 a 70 dias após a germinação.

Espaçamento

     O espaçamento dependerá da altura da variedade cultivada. Mas geralmente recomenda-se um espaçamento de 10 a 60 centímetros. Porém é importante lembrar que também podem ser cultivadas em vasos ou jardineiras.

Propagação

     A propagação de zínias é feita através de sementes que na grande maioria das vezes já são semeadas diretamente no local definitivo. Passo importante aliás, pois as mudas geralmente não suportam bem o transplante.

     É necessário semeá-las a uma profundidade de aproximadamente 0,5 cm no solo. Bem superficialmente.

     A germinação é rápida ocorrendo normalmente em menos de duas semanas ou até mesmo de uma.

     Gostou de conhecer mais sobre a espécie?

     Então mãos à terra e bora colorir o jardim com zínias! 💚

5 respostas para "Como cultivar Zínia"

  • Bom dia!!! Gostaria de adquirir mudas de zinias e planta-las em jardineiras pra serem colocadas em duas janelas. O.que me sugerem. Ja sou cliente de BH.
    Muito obrigada!!! Pediria as.mudas e mais a jardineira.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *