Lendo agora
Como cultivar zínia

Como cultivar zínia

como cultivar zínias

A zínia (zinnia elegans) apresenta uma grande variedade de cores, de tamanhos e de formatos. Há cultivares pequenos, com aproximadamente 15 cm, e plantas grandes, que chegam a quase um metro de altura.

Essas flores podem ser plantadas por sementes em vasos, floreiras ou jardins. Clique aqui e confira as nossas dicas para semear flores e obter sucesso.

Como cultivar zínias
As zínias são flores versáteis e apresentam um ótimo aspecto para serem plantadas em grupos, seja no quintal ou em jardineiras.

Clima e iluminação

As zínias são plantas ideais para clima quente e seco. Elas não suportam baixas temperaturas e, principalmente, as geadas. A umidade em excesso é muito favorável para o surgimento de doenças, por isso é importante se atentar a essa questão.

A planta necessita de luz solar direta por algumas horas diárias para seu bom desenvolvimento e crescimento. Dê preferência para locais abertos. 

cultivo e plantio de zínias
O verão é uma boa estação para o plantio de zínia.

Solo

A zínia é bastante tolerante quando o assunto é solo. Mas é importante que ele seja bem drenado e leve. Precisa ser fértil, rico em matéria orgânica e com um pH entre 5,5 e 7,5.

O espaçamento dependerá da altura da variedade cultivada. Mas, geralmente, recomenda-se um espaçamento de 10 a 60 centímetros. Porém, é importante lembrar que a zínia também pode ser cultivada em vasos ou jardineiras.

Irrigação

É indispensável manter o solo levemente úmido durante a fase inicial de crescimento. É até mesmo permitido que o solo fique superficialmente seco entre as regas quando as plantas já estiverem bem desenvolvidas.

Como citado acima, a planta é relativamente resistente a seca. Bem tolerante a climas quentes. Por outro lado, não cresce bem e tem seu desenvolvimento interrompido em solos excessivamente úmidos. Sugestão: faça as regas pela manhã. 

Ciclo de cultivo

As zínias são plantas de ciclo anual. Ou seja, geralmente germinam, florescem e morrem no período de um ano. Porém podem viver mais de um ano caso sejam cultivadas em condições apropriadas.

semente de flores

Época de floração 

Em condições adequadas nas regiões de clima quente, a planta pode florescer durante todo o ano. Já nas regiões de clima frio, floresce apenas no verão e no comecinho do outono. Geralmente começa a florescer de 45 a 70 dias após a germinação. As flores podem ter cerca de 2 cm ou até mesmo 15 cm de diâmetro.

Propagação das zínias

A propagação de zínias é feita através de sementes que, na maioria das vezes, já são semeadas diretamente no local definitivo. As mudas geralmente não suportam bem o transplante.

Veja também
tanchagem

É necessário semeá-las a uma profundidade de aproximadamente 0,5 cm no solo. Bem superficialmente. A germinação é rápida ocorrendo normalmente em menos de duas semanas ou até mesmo de uma.

No site da Plantei, maior garden center online do Brasil, você pode adquirir sementes de zínia e começar o seu plantio agora! Clique aqui e confira.

Gostou de conhecer mais sobre a espécie?

Então mãos à terra e vá colorir o jardim com zínias! 

suportes para flores

Comments

comments

Comentários (18)
  • Bom dia!!! Gostaria de adquirir mudas de zinias e planta-las em jardineiras pra serem colocadas em duas janelas. O.que me sugerem. Ja sou cliente de BH.
    Muito obrigada!!! Pediria as.mudas e mais a jardineira.

  • Sempre cultivei zínias em meu jardim.Porém, do ano passado (2016) para cá, tenho sofrido com um fungo que cobre as folhas de branco, que acabam aprodecendo e secando as flores.Será algum problema na terra?É verdade que uma água com alho ajuda a combater esses fungos.Me ajudem.O que devo fazer?

    • José eu combato esses fungos no jardim rápido para não espalharem, uso urina bovina tanto de vaca/boi mesmo efeito, rega uma vez por semana até desaparecerem todos os fungos.

  • Andreia, são sementes vc coloca na terra e em uma semana nasce, fiz isso semana passada e essa semana já estão com 2 folhinhas, vc poderia plantar no vaso e deixar no sol, se precisar te mando sementes se vc não tiver…

    beijos Marlene a camanzano

  • Onde compro mudas de Zinia?. Cores diversas.- Elas são boas pra atrair Abelhas Indígenas Nativas Sem Ferrão? Tenho mais perguntas referente regiões onde plantar…Grato pelo Blog. Abraço

    • Silvana, estas sementes são vendidas em supermercados e lojas de produtos agrícolas. Tenho vários canteiros no meu condomínio, pois o vento mesmo espalha sementes. Posso te mandar de presente. Vai em uma carta comum. Manda teu endereço para meu e-mail.

  • Tenho bastante aqui no meu jardim
    Acho lindas, mais a alguns meses elas vem apresentando manchas nas folhas, e secando, alguém pode me ajudar? Agradeço.

    • Olá, Francisco.
      Tente realizar uma adubação com húmus de minhoca. Também pode ser o frio.
      Nos dias mais frios você pode tentar cobrir o canteiro onde elas estão utilizando um plástico ou um tecido fino para que possam respirar.
      Acreditamos que a adubação possa resolver.

  • Ângela, quais as cores que vc tem?
    Queria cores diferentes só tenho rosa, branca , e laranja.
    Se tiver semente de cores diferentes e poder me doar agradeço, e caso queira sementes das minhas posso lhe doar também.

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo