Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como plantar amor-perfeito

      O amor-perfeito é uma pequena planta que geralmente não ultrapassa os 30 cm de altura (tem normalmente de 15 a 25 cm de altura), produzindo flores que em média têm cerca de 6 cm de diâmetro, embora existam cultivares com flores menores, de 2 ou 3 cm, e cultivares com flores maiores, de aproximadamente 10 cm de diâmetro. Os amores-perfeitos cultivados nos jardins atualmente são principalmente híbridos, resultantes do cruzamento da espécie Viola tricolor com outras espécies do gênero Viola.

      Atualmente existe um grande número de cultivares, com flores de muitas cores que formam um grande número de padrões, geralmente combinando três cores, mas também bicolores e de uma só cor ou até mesmo com quatro cores. Em locais de clima ameno é considerada fácil de cultivar, podendo ser cultivada em vasos, jardineiras ou nos jardins, isoladamente ou em grupos.

amor-perfeito

Nome científico: Viola × wittrockiana e Viola tricolor. Esta última é pouco cultivada atualmente, a maioria dos amores-perfeitos cultivados são híbridos desta espécie com outras espécies do gênero Viola, plantas que recebem a denominação Viola × wittrockiana.

amor-perfeito-mini-sortido

Origem: Europa e Ásia. Os híbridos surgiram primeiramente na Inglaterra, no século XIX.

Clima: Prefere clima ameno, com temperaturas entre 15 °C e 25 °C. Não suporta bem altas temperaturas.

Iluminação: Sol direto ou sombra parcial, mas com alta luminosidade.

Irrigação: O solo deve permanecer sempre úmido, mas sem ficar encharcado. A planta é sensível a falta de água.

Solo: Tolera várias condições de solo, mas o ideal é um solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e moderadamente ácido, com um pH do solo entre 5,5 e 6.

Época de floração: Geralmente floresce no outono e primavera. Pode manter a floração no inverno se a região tem um inverno ameno. A floração normalmente cessa nos meses quentes de verão.

Cultivando-amor-perfeito-4-500x500

Ciclo de cultivo: Cultivada quase sempre como anual e bienal, em condições adequadas de cultivo é uma planta perene.

Propagação: Por sementes, que devem ser semeadas superficialmente no solo, podendo ser cobertas apenas com uma fina camada de terra peneirada. A germinação normalmente demora de uma a quatro semanas. Se semeada em sementeiras, transplante as mudas quando estiverem com 6 a 8 folhas verdadeiras. Por divisão de plantas bem desenvolvidas, embora as plantas assim obtidas raramente se mantenham vigorosas como as plantas oriundas de sementes.

Espaçamento recomendado para o plantio em solo: 15 a 30 cm.

Cultivando-amor-perfeito-3-500x500

      Confira as sementes de amor-perfeito disponíveis em nossa loja clicando aqui. 😉

Comments

comments

5 respostas para “Como plantar amor-perfeito”

  1. Geuvana disse:

    Boa noite!
    Tenho um projeto de plantio de flores com meus alunos (pré) e escolhi o Amor Perfeito para que eles cultivem. Cada um vai plantar direto no próprio vaso e quando formos apresentar para o publico será doado o vaso. Tenho uma dúvida, vamos fazer o plantio no mês de agosto e a apresentação sera em final de outubro, gostaria de saber se havera floração ou se pelo menos as plantas estarão vividas?
    Atenciosamente Professora Geuvana P. Nogueira

    • Ana Paula disse:

      Também sou professora e tenho uma horta em casa, por isso tenho certa experiência com sementes. Se quer uma opinião, eu plantaria a portulaca, mais conhecida como “onze-horas”, por ser bem mais fácil e rápida de germinar e florir. O amor-perfeito é uma plantinha linda, mas muito difícil e demorada para germinar, sem dizer que é mais trabalhosa de cuidar. A onze-horas pode ser colocada no vaso sem a necessidade de cobrir com terra, pois a semente precisa de luz para germinar. Mantenha a terra úmida sem encharcar, e depois de germinar deixe pegar o sol da manhã.

  2. Ana disse:

    Comprei um vaso de amor perfeito, mas ela cresceu ao ponto de seus talos ficarem caídos com o peso. Está muito feio. E parece que não está sobrevivendo. Rego sempre que verifico se a terra está pouco úmida, sem encharcar. Posso podar? O que devo fazer?

  3. irismardilyra disse:

    gostaria de saber como encontrar as sementes ou a planta amor perfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio