Lendo agora
Como plantar amor-perfeito

Como plantar amor-perfeito

cultivar amor-perfeito

O amor-perfeito é uma flor muito fácil de plantar. Em locais de clima ameno, se desenvolve muito bem e em diferentes espaços, como vasos, jardineiras ou canteiros de jardins.

Neste artigo vamos ensinar o passo a passo para plantar amor-perfeito usando sementes, indicando o tipo ideal de solo, frequência de regas e como mantê-la saudável. Boa leitura!

Características

Existe um grande número de cultivares, com flores de muitas cores que formam um grande número de padrões, geralmente combinando três cores. Também há as flores bicolores e de uma única cor.

amor perfeito em vaso autoirrigavel
Amor-perfeito cultivada no vaso autoirrigável da Linha Plantar . Imagem: Plantei Garden Center.

O amor-perfeito costuma não ultrapassar os 30 cm de altura (tem normalmente de 15 a 25 cm de altura), produzindo flores que em média têm cerca de 6 cm de diâmetro, embora existam cultivares com flores menores, de 2 ou 3 cm, e cultivares com flores maiores, de aproximadamente 10 cm de diâmetro.

Originária da Europa, os amores-perfeitos híbridos surgiram na Inglaterra, no século XIX. São plantas que atendem pelo nome científico de Viola × wittrockiana ou Viola tricolor. A Viola tricolor é pouco cultivada atualmente, ao contrário dos amores-perfeitos híbridos desta espécie com outras espécies do gênero Viola, plantas que recebem a denominação Viola × wittrockiana.

sementes de flores

Como plantar amor-perfeito?

Mesmo sendo considerada de fácil cultivo, algumas dicas garantem melhores condições para que a amor-perfeito mantenha-se saudável. Confira!

Solo: tolera várias condições de solo, mas o ideal é um solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e moderadamente ácido, com um pH do solo entre 5,5 e 6.

Clique aqui e veja como preparar vasos para plantio.

amor-perfeito em variedade de cores
Amor-perfeito: flores em cores e tonalidades variadas!

Clima: prefere clima ameno, com temperaturas entre 15 °C e 25 °C. Não suporta bem altas temperaturas. Clique aqui e veja outras flores que se desenvolvem bem em baixas temperaturas.

Iluminação: sol direto ou sombra parcial, mas com alta luminosidade.

Irrigação: o solo deve permanecer sempre úmido, mas sem ficar encharcado. A planta é sensível a falta de água.

amor-perfeito-mini-sortido

Época de floração: geralmente floresce no outono e primavera. Pode manter a floração no inverno, caso a região tenha um inverno ameno. A floração normalmente cessa nos meses quentes de verão.

Ciclo de cultivo: cultivada quase sempre como anual e bienal, em condições adequadas de cultivo é uma planta perene.

Veja também
cattleyas amarelas

vasos e cachepos para plantas

Propagação

O amor-perfeito pode ser propagado por sementes, que devem ser semeadas superficialmente no solo, podendo ser cobertas apenas com uma fina camada de terra peneirada ou substrato.

amor-perfeito em vaso pendente
Vasos altos e suspensos são ótimas opções para cultivar amor-perfeito.

A germinação normalmente demora de uma a quatro semanas. Se semeada em sementeiras, transplante as mudas quando estiverem com 6 a 8 folhas verdadeiras.

Outra forma de propagar a amor-perfeito é por divisão de plantas bem desenvolvidas, porém, as mudas obtidas dessa forma raramente se mantém vigorosas como as oriundas de sementes.

O espaçamento recomendado para o plantio em solo é de 15 a 30 centímetros.

Onde comprar sementes?

Na loja virtual da Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra tudo o que precisa para cultivo de flores, incluindo sementes de algumas variedades de amor-perfeito. Clique no banner e confira!

sementes

Comments

comments

Comentários (5)
  • Boa noite!
    Tenho um projeto de plantio de flores com meus alunos (pré) e escolhi o Amor Perfeito para que eles cultivem. Cada um vai plantar direto no próprio vaso e quando formos apresentar para o publico será doado o vaso. Tenho uma dúvida, vamos fazer o plantio no mês de agosto e a apresentação sera em final de outubro, gostaria de saber se havera floração ou se pelo menos as plantas estarão vividas?
    Atenciosamente Professora Geuvana P. Nogueira

    • Também sou professora e tenho uma horta em casa, por isso tenho certa experiência com sementes. Se quer uma opinião, eu plantaria a portulaca, mais conhecida como “onze-horas”, por ser bem mais fácil e rápida de germinar e florir. O amor-perfeito é uma plantinha linda, mas muito difícil e demorada para germinar, sem dizer que é mais trabalhosa de cuidar. A onze-horas pode ser colocada no vaso sem a necessidade de cobrir com terra, pois a semente precisa de luz para germinar. Mantenha a terra úmida sem encharcar, e depois de germinar deixe pegar o sol da manhã.

  • Comprei um vaso de amor perfeito, mas ela cresceu ao ponto de seus talos ficarem caídos com o peso. Está muito feio. E parece que não está sobrevivendo. Rego sempre que verifico se a terra está pouco úmida, sem encharcar. Posso podar? O que devo fazer?

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo