Lendo agora
Inverno: 15 erros para evitar no jardim

Inverno: 15 erros para evitar no jardim

cuidado com jardim no inverno

Durante o inverno cada tipo de planta se comporta de uma forma diferente: há espécies que tiram um tempo para descansar de um longo período vegetativo e também as que aproveitam esses meses gelados para se desfazerem de folhas velhas e deixar o sol invadir seu caule.

Também é muito comum que algumas flores já comecem a se preparar para a próxima estação, que é a primavera. E o mais interessante é que muitas espécies dependem justamente da estimulação do frio do inverno para formarem botões de flores.

Um exemplo muito conhecido são as tulipas. Sem um congelamento e descongelamento gradual, as flores não se formam dentro dos bulbos e o que temos é excesso de folhagem. Por esse motivo é tão difícil cultivá-las aqui no Brasil.

É preciso conhecer algumas regrinhas básicas para não cometer erros no jardim durante o inverno. Primeiramente, tenha em mente que no inverno o número de horas de luz é menor e a umidade demora a se dissipar.

Veja as nossas dicas e prepare-se!

1. Negligenciar os passarinhos

cuidados com o jardim no inverno

Os pássaros alegram o jardim e são fundamentais para o desenvolvimento desse espaço.

Se você tem o hábito de colocar bebedouros e comedouros para atraí-los durante os meses quentes, saiba que nessa época eles precisam ainda mais dessa ajudinha.

Como a oferta natural de alimentos é menor no inverno, é importante auxiliá-los na alimentação. Outra dica especial é colocar casinhas de pássaros para que eles possam se proteger do frio.

2. Demorar para plantar

frutíferas de inverno

Muitas espécies florescem de forma incrível no inverno. Porém, essa não é a melhor época para plantar várias espécies.

Recomendamos plantar espécies anuais no outono enquanto ainda há calor para que possam desenvolver raízes e folhagens fortes. Assim, elas serão capazes de resistir às geadas e ventos fortes.

Essa regrinha também vale para arbustos e árvores, ainda que estejam em um clima temperado.

👉 Aprenda: O que plantar no outono e inverno?

3. Aplicar excesso de fertilizantes

É normal que no inverno as plantas cresçam devagar. Algumas, inclusive, entram em estado de dormência. Sendo assim, muito do fertilizante aplicado, acaba nem sendo aproveitado pelas plantas e pode até mesmo contaminar os lençóis freáticos.

Portanto, reduza a fertilização pela metade ou ainda menos. Dessa maneira você economiza dinheiro e ajuda a cuidar da natureza!

plantar na horta - inverno

4. Cobrir o gramado

Esse erro é muito comum. Como a terra é muito pesada ela vai sufocar, prejudicar a drenagem e enlamear o gramado.

O ideal é fazer uma mistura de areia com um composto vegetal bem fino. Isso criará uma leve cobertura sobre o gramado, protegendo-o do frio e estimulando o enraizamento.

👉 Clique aqui e aprenda a acabar com a tiririca da grama

5. Não planejar

Aproveite essa época em que os cuidados são reduzidos e faça um planejamento para desfrutar da primavera. Clique aqui e veja inspirações para deixar seu jardim mais aconchegante!

Adquira sementes, mudas, refaça os canteiros, prepare o ambiente para plantio de novas espécies e deixe tudo organizado para curtir a próxima estação, que chegará em breve!

flores de inverno

6. Não aplicar cobertura

Todos os tipos de canteiros se beneficiam com uma boa cobertura morta. Cobertura morta é uma camada natural de resíduos de plantas, como, por exemplo, palhas e cascas de árvores.

A cobertura mantém a umidade, evita o ressecamento, reestrutura e fertiliza o solo suavemente e, ainda, reduz o aparecimento de ervas daninhas.

7. Regar em demasia

regas no inverno

Nos meses frios, a necessidade hídrica das plantas é menor, por diminuir seu metabolismo e a evapotranspiração.

Evite manter o solo encharcado ou úmido demais, já que essa prática favorece o apodrecimento das raízes. Ajuste as regas aos períodos secos e faça sem excessos.

8. Aplicar herbicidas

A grande maioria dos herbicidas só tem ação a temperaturas acima de 10°C e dependem de uma intensa atividade metabólica das plantas para funcionarem.

9. Não cobrir o lago

Se você possui um lago em seu jardim é muito importante que ele seja coberto por uma tela no inverno. Isso evita que folhas secas e mortas caiam no espaço, prejudicando a qualidade da água.

Realizar o investimento em uma boa cobertura proporcionará uma boa qualidade de água durante o ano todo.

10. Não cortar a grama

cuidados com o gramado

O gramado não cresce muito no inverno e, por isso, acabamos deixando essa tarefa de lado.

É muito importante cortar a grama antes que fique muito frio e úmido. Isso tornará o gramado arejado e ensolarado por igual, permitindo cortes com mais facilidade, sem aquele aspecto de queimado.

Se atente apenas a não fazer podas muito frequentes, que podem ser prejudiciais.

11. Efetuar podas

A função das podas é limpar e regenerar, permitindo que mais luz entre no interior dos arbustos e árvores.

No entanto, podas estimulam também um novo crescimento, e isso não é interessante nos meses de inverno. As folhas novas são bem frágeis e podem ficar seriamente danificadas pelo frio.

Veja também
abacaxi-roxo

Espere até que a última geada tenha passado e, então, efetue uma boa poda, aproveitando inclusive para remover os ramos que foram atacados pelo inverno.

A única exceção são as árvores com suscetibilidade de quedas de ramos pesados durante ventos fortes. Nessas, mantenha as podas regulares para evitar acidentes.

Saiba mais:

12. Não destruir a horta

Tá achando que leu errado, né? Não leu, não!

Depois das colheitas, é importante destruir os restos culturais, para evitar manter pragas e doenças vivas e protegidas até a próxima estação de plantio (no caso, a primavera).

Junte toda a sobra e coloque na pilha de compostagem.

13. Plantar variedades erradas

É ótimo saber que existem espécies de hortaliças que podem ser plantadas o ano todo. Mas tenha sempre em mente que há variedades apropriadas para o verão, enquanto muitas outras são ideais para o inverno.

Isso faz toda a diferença no sucesso da sua horta. Acredite!

Clique aqui e descubra o que plantar na horta mês a mês.

14. Esquecer a manutenção

O jardim precisa estar sempre limpo para que as plantas cresçam em um ambiente agradável e saudável.

O inverno é uma boa época para realizar essa manutenção. Remova todas as plantas que estiverem mortas e as folhas caídas. Limpe também sua estufa antes de colocar todas as plantas novamente lá.

Aproveite a ocasião para armazenar equipamentos e ferramentas em um espaço bem limpo e organizado. A estação é boa para limpar caminhos e pedras, que tendem a acumular sujeiras e limo.

15. Expor plantas delicadas

estufa para plantas delicadas

Muitas plantas, principalmente as tropicais, não toleram geadas. Mas é perfeitamente possível mantê-las vivas no inverno.

No momento adequado, transporte-as para dentro de casa ou de uma estufa e, caso haja previsão de geada, cubra-as. O cuidado é bem simples, mas pode prevenir estragos e perdas.

Gostou de conhecer algumas dicas para manter o seu jardim saudável mesmo no inverno?

Então agora é só aplicar as dicas e cuidados no dia a dia!

escola plantei - horta em vasos

Comentários (2)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo