Lendo agora
Flores de inverno: 7 espécies para cultivar

Flores de inverno: 7 espécies para cultivar

flores de inverno

As chamadas “flores de inverno” são espécies que se adaptam melhor ao frio. Elas costumam desabrochar nessa época, colorindo quintais, jardineiras ou vasos pendentes. 

As espécies de flores que preferem nos presentear com sua incrível beleza durante o período de temperaturas baixas, tornam o inverno uma estação mais alegre! Vamos conhecê-las? Continue a leitura e descubra!

1. Ciclames (Cyclamen persicum)

ciclames cyclamen persicum

Elas são conhecidas popularmente como as “rainhas da estação” e conseguem se adaptar até mesmo a climas congelantes, com temperaturas beirando 5°C.

Não é pra menos, afinal, são originárias de países mediterrâneos e podem ser encontradas em outros países como Síria, Somália e Irã. Nesses lugares as estações mais frias não passam de 18°C.

Para que os ciclames durem mais, é necessário retirar as folhas amareladas com uma pequena tesoura de poda. Evite molhar as flores e regue com pouca água, focando diretamente sobre o solo.

2.  Azaleias – Azálea

azaleia

Nativas de clima temperado, as azaleias também são uma ótima aposta para quem deseja manter as flores na decoração durante o inverno. 

Embora o florescimento da espécie não seja típico dessa época, deixando-as receber luz solar durante todo o dia, é possível que suas flores desabrochem justamente nessa estação.

kit plantio azaleialoja plantei

Uma característica muito apreciada dessas plantas é a variação de cores, podendo ser encontrada em tons de rosa, branco, vermelho ou até mesmo uma mistura dessas três cores.

As azaleias precisam de água somente para manter o substrato úmido, nunca encharcado. E é importante sempre retirar as flores murchas com o auxílio de uma tesoura de poda.

Compre sementes de azaleia clicando aqui.

3. Camélia (Camellia)

Camellia é um gênero de plantas da família Theaceae que produz as flores conhecidas como camélia, cameleira e, em algumas regiões de Portugal, japoneira.

Embora floresça durante o ano todo, é no inverno que as camélias ficam muito mais bonitas. Nessa estação, as flores têm mais chances de nascerem bicolores.

O solo ideal para o cultivo das camélias é formado por três partes de terra vegetal e uma parte de composto orgânico. Para manter a planta saudável é necessário regá-la duas vezes por semana.

4. Amor-perfeito (Viola tricolor)

A Viola tricolor, popularmente conhecida como amor-perfeito é uma flor bienal selvagem eurasiática. Uma pequena planta rasteira que atinge, no máximo, 15cm de altura.

Amor-perfeito (Viola tricolor)

É uma das flores resistentes ao frio mais comuns, chegando a suportar até mesmo geadas.

Ela está disponível em cores variadas, possuindo ainda cultivares mini, gigantes e com máscara. Algo que a deixa ainda mais especial é o fato de que alguns cultivares de amor-perfeito também são comestíveis e utilizados para decorar os mais diversos pratos.

 

5. Orquídeas Denphal

Diferente das outras espécies de orquídeas, o cultivo da orquídea Denphal é simples e muito fácil: basta deixá-la em local iluminado e mantê-la sempre hidratada.

É uma excelente opção para ornamentar o jardim em dias frios. O florescimento acontece durante todo o ano, porém, nos meses mais frios esse lindo acontecimento ocorre com mais facilidade e intensidade.

Veja também
como plantar gladíolos

Para não errar na hidratação da planta, basta colocar três pedras de gelo em cada vaso uma vez por semana. Quer saber mais sobre regas de orquídeas? Clique aqui

6. Cravos (Dianthus caryophyllus)

Os cravos possuem um aroma muito peculiar e delicado. Essas simpáticas flores se desenvolvem melhor em clima frio. Clique aqui e leia o artigo que ensina o passo a passo para cultivar cravos.

Eles costumam ser ligados a sentimentos positivos de acordo com a cor. O vermelho representa o amor verdadeiro e a gratidão. Já os cor de rosa demonstram carinho. O cravo branco traz a mensagem de pureza.

 

Apreciam solo bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica. O solo deve permanecer sempre levemente úmido. O excesso de umidade prejudica o desenvolvimento dos cravos, portanto, atenção às regas. 

7. Gardênia

Originárias do continente asiático, as gardênias são uma ótima pedida para quem procura por flores de inverno.

Além de enfeitarem o ambiente com sua graciosidade única, elas também perfumam o local com sua fragrância. Adquira sempre as plantas que estiverem com as folhas em tom verde escuro. Isso indica que poderão durar mais tempo.

Gostou de conhecer algumas espécies ideais para manter sua casa florida até mesmo durante o inverno? Então mãos à terra! 💚

 

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo