Lendo agora
5 segredos para regar suas orquídeas

5 segredos para regar suas orquídeas

Muitas pessoas possuem dúvidas quando o assunto é regar orquídeas. Sempre ouvimos falar que as regas dessas amadas plantas são diferenciadas e precisam de uma certa atenção. E isso não é mentira!

Confira 5 segredos fundamentais para regar sua orquídea e mantenha suas plantas sempre saudáveis e bonitas.

1 – Verifique o substrato

Toque o substrato com o dedo indicador sempre que achar que é hora de regar. Caso ainda esteja úmido, não dê água para a planta. Realize uma nova rega apenas quando sentir que o substrato está totalmente seco.

Há inúmeras espécies de orquídeas e elas variam em cor, tonalidade e tamanho das flores. Imagens: Plantei Garden Center.

2 – Não use pratos

O primeiro e importante passo é para que você nunca erre ao molhar sua planta: dispense o prato que fica embaixo do vaso. A orquídea não gosta de água parada nas raízes. Esse acúmulo é prejudicial ao desenvolvimento da planta.

cachepos para orquideas

loja plantei

3 – Evite molhar pétalas

Molhe as flores apenas quando estiver muito calor. Isso fará com que elas sequem rapidamente. As pétalas molhadas atraem doenças com uma certa facilidade, por isso é importante evitar esse procedimento.

Clique aqui e veja os cuidados com orquídeas o inverno.

regar orquídeas
Molhar as flores pode favorecer o aparecimento de fungos, portanto, evite essa prática.

4 – Observe o tipo de caule

Orquídeas que possuem o caule gordinho, como Cattleya e chuva-de-ouro, precisam de menos água do que as que não possuem esse tipo de caule.

Esses pseudobulbos funcionam como uma despensa. Neste local, a planta consegue armazenar água e também nutrientes.

Veja também
plantar onze horas

5 – Deixe a água escorrer pelos furos

Chegou a hora de realizar uma nova rega? Transporte o vaso em que a orquídea está plantada até um tanque ou pia e deixe que a água encharque o substrato até escorrer pelos furos do vaso.

Molhe também a parte de baixo das folhas. Deixe o vaso escorrendo por alguns minutos e após esse período volte-o para o lugar em que ele estava.

Aprendeu? Agora você saberá tomar os cuidados necessários na hora de molhar as suas lindas amiguinhas coloridas. Bom cultivo! 🌸

comprar orquideas online

Comments

comments

Comentários (12)
  • Obrigada pelas dicas, aprender nunca é demais.
    Gostaria de saber mais sobre “como cuidar das orquídeas”. Além dos substrato, o que posso colocar mais no vaso para dar flores.

  • Agora apredimagine como cuidar das minhas Orquídeas. Gostaria de saber como tratar quando a floresse Cai com faço para reforçar a raiz.obrigado

  • Montei um pequeno pergolato , onde ficam todas as minhas orquídeas, cobri com uma tela especifica para que possa entrar sol e água da chuva, mais elas estão demorando para se desenvolver será que preciso fazer mudanças dos substratos mais vezes ou usar uma boa vitamina para elas.? Não sei o que colocar.

  • Olá! Estou adorando o blog e o instagram! Minha orquídea está linda, com folhas novas e novos ramos, mas ha 3 anos não dá flores, o que devo fazer? Obrigada.

  • Tenho orquídeas amarradas em xaxim , de quanto em quanto tempo preciso molhar elas? Obs elas estão demorando muito pra irraizar..obrigado

    • As regas devem ser feitas apenas quando notar que ele está totalmente seco. Do contrário elas não irão enraizar, pois não notarão necessidade de soltar novas raízes.

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo