Como reconhecer se suas plantas estão com falta de sol

8 Comentários

     A falta de sol é um grande problema quando o assunto é cultivo de plantas.

     Ervas e temperos especificamente necessitam de pelo menos 4 horas diárias de luz solar direta para um bom desenvolvimento.

     Dependendo de onde suas plantas estão posicionadas, com o decorrer das estações elas estarão sujeitas a uma grande variação de sol e isso sem dúvidas poderá prejudicá-las.

     Existem no entanto três sinais básicos que indicam que sua planta está precisando de sol.

     São eles:

1.

     As folhas da planta tornam-se muito finas e frágeis. É possível verificar isso mesmo através do toque. Ou então quando as folhas estiverem contra a luz, assim poderá ver a transparência das mesmas.

2.

     Os ramos da planta ficam longos demais e com menor quantidade de folhas. Alguns ficam até mesmo curvados buscando incessantemente pelo sol.

3.

     As ervas aromáticas tornam-se muito menos aromáticas. A parte mais triste é que certamente notará isso apenas na hora de preparar algum delicioso prato ou algum tipo de chá. O aroma da erva fica bem menos intenso e marcante.

     Esses problemas podem ser solucionados ou pelo menos minimizados mudando temporariamente os vasos para lugares ensolarados.

     Colocando as espécies em locais que recebem algumas horas diárias de luz solar direta, você notará uma grande diferença.

     Caso isso não seja possível, há a possibilidade de realizar ações paliativas, como diminuição de regas, adubações periódicas, fortalecimento de solo e outros fatores.

     Sementes recém germinadas precisam de luz solar indireta. Isso pode ser feito através de sombrites, barreira de plástico ou até mesmo telha transparente.

     A falta de luminosidade causa o estiramento de pequenas mudinhas tornando-as frágeis demais e assim, nem chegando ao ponto de transplante.

     Mas é muito importante saber que mudas pequenas feitas através de sementes não podem receber luz solar direta constantemente. Elas são pequenas e estão em processo de formação, e o excesso de luz solar pode facilmente queimá-las.

     O problema da falta de sol costuma acontecer com maior frequência no inverno, pois o período de luz solar é menor. No verão, devido as horas adicionais de sol, essas situações são mais escassas.

     Aprendeu a identificar a falta de sol em seu jardim?

     Então agora é preciso prestar bastante atenção para ajudar suas plantas a crescerem fortes e saudáveis!

     Bom cultivo! 💚

8 respostas para "Como reconhecer se suas plantas estão com falta de sol"

  • Adoro as dicas da Plantei. São dicas eficientes e eficazes para os principiantes como eu no ramo de horta caseira. Equipe top

  • Até o presente momento às sementes não germinaram, e quando começam parecem não ter força.

  • EXPLICAÇÕES DIRETAS, SIMPLES E FUNDAMENTAIS. COMPREI HOJE UM BICO DE PAPAGAIO VERMELHO, MAS MEU APARTAMENTO SÓ BATE SOL À TARDE NUMA VARANDA BEM PEQUENA. DEIXO NO SOL DIRETO ? E COMO DEVO REGÁ-LA ? AGUARDO SEU ALÔ E AGRADEÇO DESDE JÁ SUA ATENÇÃO. ABRAÇO E BOM FIM DE SEMANA.

  • Plantei há mais uma semana sementes de manjericão em um dos vasos auto-irrigáveis de vocês. Pus pedras no fundo caso, a terra adubada também adquirido no site (Carolina tipo 2) , as sementes e uma camada rasa de terra por cima. Além de molhar a terra claro. Mas até agora as sementes não germinaram… há algo errado?
    Att Rosielle

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *