Lendo agora
Chás para o Inverno: veja opções deliciosas

Chás para o Inverno: veja opções deliciosas

chás para o inverno

As temperaturas mais baixas pedem bebidas mais quentes!

Neste artigo vamos indicar receitas de chás para o inverno, explicar os principais processos para preparar as ervas aromáticas e dicas para deixá-los ainda mais saborosos.

Boa leitura! ❤

Infusão ou Decocção

Geralmente há duas formas de fazer chás: por infusão ou decocção.

A infusão é o processo em que a água quente é adicionada as ervas ou aos sachês de chá. Geralmente é o mais utilizado para ervas frescas, que são abafadas por alguns minutos, ao invés de fervidas.

Há dois métodos de preparo de chás: por infusão ou decocção. Imagem: Massimo Rinaldi – Unsplash.

Já a decocção é quando as ervas, frutas, raízes ou as cascas são colocadas junto com a água no fogo, no momento em que estão em temperatura ambiente. Elas são fervidas ao mesmo tempo, tornando o processo um pouco mais lento, porém, essencial para extrair ativos dos ingredientes utilizados no chá.

Ervas frescas ou secas

Os chás podem ser preparados com ervas frescas ou desidratadas. Mas, atenção: a quantidade utilizada não deve ser a mesma, ainda que da mesma planta: as ervas frescas contém mais água e ativos do que as secas ou desidratadas.

Quando utilizar ervas secas, lembre-se de mantê-las bem embaladas, atente-se aos prazos de validade e utilize água filtrada no preparo do chá.

ervas desidratadas
O método de preparação é diferente para erva frescas ou secas. Imagem: Alice Pasqual.

Aviso

Há muitos tipos de chás que são feitos com plantas medicinais. Na maioria das vezes elas possuem ativos e propriedades benéficas, mas também há contraindicações para o organismo.

A nossa recomendação é que você busque informações em fontes confiáveis sobre alimentação, como fitoterapeutas e estudiosos do tema. Uma dica é o livro “Tratado das plantas medicinais”, de Telma Grandi, aborda o emprego, formas farmacêuticas, interações medicamentos, e contraindicações de inúmeras plantas medicinais.

Receitas de chás para o Inverno

1 – Chá de capim-limão

Quer opções de chás para o inverno que sejam intensamente aromáticos? Aposte no capim-limão!
Ele apresenta benefícios calmantes e expectorantes.

Modo de preparo: para um litro de água, adicione duas colheres (de sopa) da erva capim-limão seca. Deixe repousar por 15 minutos e sirva. Se for usar a erva fresca, use 6 folhas por xícara. Dica extra: se quiser adoçar, utilize mel.

2 – Chá de hibisco

O hibisco (Hibiscus sabdariffa) é uma planta que a maioria das pessoas conhece pelo chá em sachê ou erva desidratada. Além do uso aromático e culinário, o hibisco também é uma planta ornamental, com que produz belíssimas hastes com cálices.

Modo de preparo: ferva um litro de água e, depois, adicionei uma colher (de sopa) de hibisco seco. Deixe em infusão por 10 minutos e depois coe. O chá de hibisco também fica gostoso gelado e não é recomendado adicionar açúcar ou mel, já que possui um sabor adocicado bastante característico.

Se o chá for feito com as próprias flores da vinagreira, adicione uma rodela de limão à bebida. Elas não devem ser fervidas, pois são muito delicadas.

3 – Chá de hortelã

chá de hortelã

O hortelã é uma planta muito utilizada na culinária: proporciona um aroma especial para vários tipos de pratos, de assados às saladas; e ainda é uma ótima aposta para bebidas: seja em sucos, drinks com bebidas alcoólicas ou chás.

Outra vantagem do hortelã é que é uma erva fácil de cultivar em casa.

Chá de hortelã simples: utilize 15 folhas de hortelã fresco para meio litro de água. Quando a água estiver fervendo, adicione as folhas, desligue o fogo e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e sirva.

Chá de hortelã com gengibre: para meio litro de água utilize 15 folhas de hortelã fresco e 3 fatias de gengibre. Depois que a água ferver, acrescente a erva e a raiz por, aproximadamente 2 minutos. Abafe a mistura e aguarde 10 minutos.

4 – Chá de maçã com canela

Veja também

A canela é muito versátil: pode ser usada em pratos doces, salgados, como tempero ou condimento. E, é claro, também vai bem em um chá durante o inverno!

Modo de preparo: para 1 litro de água, use duas maçãs médias e duas ramas de canela. Deixe ferver até reduzir por, aproximadamente, 40 minutos. Coe e sirva.

5 – Chá de gengibre com limão

O chá de gengibre é muito conhecido e costuma ser ingerido principalmente nos períodos mais frios. Ele auxilia contra rouquidão e tosse, por exemplo. E combinado ao limão, fica ainda mais saboroso!

Modo de preparo: para 1 litro de água, utilize duas colheres de gengibre picado ou ralado e uma rodela de limão sem casca. A água deve ferver por 10 a 15 minutos e, em seguida, adicione os outros ingredientes. Esse chá deve ser abafado e coado.

6 – Chá de laranja e camomila

A camomila é muito conhecida por seu efeito calmante. A combinação com laranja fica muito saborosa, mas a camomila também pode ser combinada à melissa (conhecida como “erva cidreira” verdadeira”).

Modo de preparo: ferva 1 litro de água e adicione uma laranja cortada em pedaços. Desligue o fogo e coloque duas colheres (de sopa) de camomila seca (não recomenda-se a fervura das flores, já que pode prejudicar a liberação de propriedade benéficas). Aguarde 10 minutos, coe e sirva.

chás para o inverno

Como deixar meu chá ainda mais gostoso?

  • Utilize sempre água filtrada ou mineral no preparo;
  • Beba em copos de vidro ou cerâmica (evite o de alumínio);
  • Se for adoçar, utilize mel;
  • Faça chás de sabores diferentes para cada momento do dia;
  • Procure conhecer novas ervas e métodos de preparação;
  • A hora do chá também combina com bolo de frutas e biscoitos;
  • Plante suas próprias ervas!

Gostou das nossas dicas de chás para o inverno? Clique aqui e veja outros artigos com receitas disponíveis no nosso blog. O nosso foco é compartilhar conhecimento sobre diferentes tipos de cultivo e, é claro, usufruir da colheita!

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo