Lendo agora
Colecionando Sabores: receitas com microverdes e brotos

Colecionando Sabores: receitas com microverdes e brotos

microverdes

O uso dos brotos e microverdes têm se popularizado cada vez mais na culinária!

São muito comuns na finalização dos pratos, mas o que pouca gente sabe é que eles são altamente nutritivos. E há mais benefícios: cultivá-los é muito fácil, demanda pouco espaço e o ciclo de cultivo é rápido. Isso significa que em poucas semanas eles já podem ser consumidos.

E para falar sobre esse assunto, conversamos com o Luiz Sérgio Viana e a Marcela Vieira do Colecionado Sabores. O hobby favorito deles é cozinhar e eles compartilham receitas, aprendizados e inspirações no perfil no Instagram e também no canal no YouTube.

A paixão pela culinária começou cedo. Luiz conta que desde a infância foi fortemente influenciado pela família. As tias, tios, mãe, avó, todos adoram cozinhar. As raízes caicoenses, cidade do Rio Grande do Norte que é referência na gastronomia local, também ajudaram. “Com muita simpatia e cortesia, as pessoas vivem em torno da cozinha, na maioria das vezes com muita fartura”, comenta.

Já a Marcela foi influenciada pelo Luiz. Depois que eles se casaram passaram a cozinhar juntos para a família e amigos, compartilhando bons momentos. “A culinária é também uma válvula de escape e espécie de terapia para o estresse do cotidiano, lá o tempo passa e não percebo. Eu costumo dizer que é entrar na cozinha e deixar fluir!”, destaca Luiz.

O casal adora utilizar os brotos nas receitas. E, além de explorar esses sabores e aromas, eles produzem os próprios microverdes no apartamento em que moram. Incrível, né? Continue a leitura e inspire-se!

Como surgiu a ideia de começar o perfil “Colecionado Sabores”?

Surgiu em 2017, incentivados principalmente por alguns amigos que insistiam que tínhamos que compartilhar nossas “aventuras na cozinha”, para servir de inspiração a outras pessoas.

Aos poucos fomos evoluindo a maneira de compartilhar, cada vez com mais detalhes. Não somos profissionais, nem temos qualquer domínio de técnicas ou nomes “bonitos” do universo gastronômico, apenas compartilhamos boa parte do que preparamos em casa.

Como começaram a usar os brotos nos pratos? Por que?

A ideia surgiu a partir de pesquisas e inspirações em chefs ao redor do mundo. Adoramos o aspecto visual dos pratos, acreditamos muito na composição de cores, texturas e aromas como forma de deixar a experiência gastronômica ainda melhor.

Neste aspecto, os brotos, embora discretos, são protagonistas e fazem toda diferença no resultado final.

Vocês têm dicas para quem quer começar a usar brotos em receitas?

Os brotos podem ser utilizados na finalização de qualquer preparo e certamente deixarão ainda mais coloridos e nutritivos. Uma dica importante é que seja preservado seu aspecto visual e frescor, portanto, não é interessante levá-los a fontes de calor.

Outra dica interessante, é utilizar brotos de espécies que harmonizem em cores e sabores com os preparos, seja por contraste ou semelhança. Por exemplo, use os brotos de manjericão em preparos com molho de tomate, ou brotos de beterraba em uma salada em que foi utilizado o legume.

E um último aspecto interessante é que, depois de fazer a colheita, se não for utilizar de imediato, armazenar em um recipiente fechado cobertos com papel toalha, assim eles permanecerão bons para uso por pelo menos duas semanas.

Por que vocês começaram a produzir os próprios brotos?

Aqui na nossa cidade, Natal (RN), não temos opções de microverdes no comércio, então fomos pesquisar, embora com receio pois moramos em apartamento e temos um espaço bem limitado.

Achamos tudo que precisávamos no site da Plantei, tanto os produtos quanto as informações. A partir de então, seguimos as instruções e foi surpreendentemente simples e prazeroso.

microverdes e brotos
Cultivo de brotos/microverdes em sementeiras. Imagens: Colecionando Sabores.

Utilizamos as sementeiras da Nutriplan, os substratos já prontos e as sementes especiais para microverdes. Incrivelmente – parece mágica -, com uma semana já estávamos com alguns brotos prontos para colheita e consumo!

Ter a opção de cultivar a espécie que desejamos e o controle da sua utilização é fantástico, fora a sensação de consumir a partir do próprio cultivo, que não tem preço!

microverdes

Qual o broto que vocês mais gostam de utilizar nos pratos?

Nossa favorita é a de beterraba, sem dúvidas, mas também curtimos muito a de coentro, couve mahara, manjericão e repolho roxo.

Receitas com microverdes e brotos

Pedimos ao Luiz e a Marcela que indicassem receitas para quem quer começar a incluir os microverdes e os brotos nos pratos.

Clique no link para conferir na íntegra:

Gostou de aprender mais sobre o uso dos brotos/microverdes na culinária? Agora é só começar a cultivar!

Na Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra tudo o que você precisa para cultivá-los. Clique no banner abaixo para conferir!

microverdes

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo