Lendo agora
Jardins e hortas: começo de uma maior conexão com a natureza

Jardins e hortas: começo de uma maior conexão com a natureza

Pessoa com as mãos na terra plantando flores em vasos

Cuidado com o jardim e/ou horta pode se transformar em um verdadeiro hobby

São tempos de vida agitada, tecnológica e cimentada nas cidades. Sendo assim, é até natural que as pessoas passem a buscar por momentos de maior conexão com a natureza. É meio de relaxar e se distanciar de estímulos estressantes.

Pesquisas divulgadas na imprensa comprovam que esse contato pode reduzir o estresse, a pressão sanguínea e infecções. Não à toa, a prática de ecoturismo cresce 20 % ao ano, enquanto o turismo no geral avança 7,5%, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Então, imaginemos: um banho de cachoeira, uma trilha em uma floresta nativa ou um passeio a cavalo em uma fazenda… Todas são ótimas opções de lazer junto à natureza e, certamente, podem fazer com que você já fique a sonhar com o período de férias ou a contar os dias para o feriado prolongado mais próximo.

A expectativa pelos dias de folga ocorre porque essas atividades de maior contato com a natureza nem sempre são acessíveis. Elas exigem planejamento, sobretudo para quem vive em uma grande cidade e possui uma vida atribulada com pouco espaço na agenda para encaixar opções de lazer desse tipo.

Se a imersão no meio natural de uma forma mais bruta nem sempre é possível, uma das formas de se ampliar o contato com a natureza e colher os benefícios dessa relação é apostando na criação de jardins e hortas no aconchego do lar. A atividade pode ser apenas o começo dessa conexão. A partir dela, podendo surtir para uma relação mais profunda de amor e respeito pela natureza e tudo que dela advém.

Em casa ou apartamento

Vale lembrar que a dica de ter um espaço para flores e hortaliças se aplica tanto para quem mora em casa quanto para quem mora em apartamento. Com planejamento, uma simples sacada pode se transformar num misto de jardim e horta.

Na loja virtual da Plantei, você encontra uma série de produtos que ajudam na otimização de espaços. Há suportes para até 10 vasos, hortas verticais, acessórios de parede, etc.

Vamos lá! Não é tão difícil

Com a ajuda dos produtos disponíveis no mercado, tarefa fica mais fácil

Para quem teme que a criação de um jardim ou horta pode dar muito trabalho também temos boas notícias. É verdade que você vai precisar colocar a mão na massa e dedicar um tempinho principalmente para regar as plantas. A boa notícia, porém, é que só cresce a variedade de produtos e ferramentas para te ajudar.

Vamos citar um exemplo. Junto ao site da Plantei, você encontra uma variedade de dezenas de vasos autoirrigáveis. Isso mesmo! Para quem não possui muito tempo, eis uma ótima opção para dar mais praticidade ao cultivo de flores e hortaliças. Com as facilidades ofertadas nesse tipo de loja, cuidar do seu jardim e/ou horta pode virar um verdadeiro hobby.

Depois de um dia estressante de trabalho, colocar as mãos na terra e acompanhar o crescimento das flores e hortaliças que você mesmo plantou pode se transformar em uma espécie de terapia para relaxar. Mais do que isso, pode se transformar no seu momento de conexão com a natureza e também consigo mesmo.

Veja também
lágrima-de-cristo

O retorno da natureza

Recipiente com grande quantidade de hortaliças, provavelmente recém colhidas
Mais cor à mesa

Não se espante se você desenvolver um verdadeiro sentimento de gratidão pelas plantas. Vê-las crescer e resultar em flores para embelezar a casa e/ou hortaliças fresquinhas para alimentar você e a família será razão de satisfação.

O cuidado antecedendo a colheita é uma das lógicas que permeiam a nossa relação com a natureza. Mas, mais do que a colheita física, a existência de espaços verdes como jardins e hortas nas residências, quando tratados com o devido cuidado, traz retorno para a alma.

Por necessidade e consciência, a relação do homem com o meio natural está se transformando. Nesse sentido, o vínculo criado com a natureza através do cultivo de jardins e hortas pode ser também um primeiro passo para avançarmos em práticas mais sustentáveis visando à preservação do planeta.

Da nossa parte, fica o convite para que você aproveite os produtos que a loja virtual da Plantei oferece. Assim, esperamos que se some a essa onda de pessoas em busca de uma maior conexão com a natureza. Então, vamos começar a colher os frutos?

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo