Como acabar com a tiririca da grama?

47 Comentários

      Só quem vive o problema sabe: a tiririca não deixa gramado nenhum inteiro por muito tempo. Aquele jardim bonito que com tanto cuidado foi idealizado em pouco tempo desaparece, dando lugar a uma vegetação forte e que cresce rapidamente, deixando o local com aspecto de abandonado. Para muitas pessoas a solução é passar a máquina com mais frequência, abaixando a tiririca que aos poucos acaba completamente com a grama, mas o resultado está muito distante do ideal – e, além de feio, o alto custo da poda frequente também não compensa. O que muita gente não sabe é que já existe um produto que mata tiririca e várias outras ervas daninhas de folhas largas sem prejudicar a grama. Veja como o Gramizap mata somente a tiririca e devolve a beleza ao seu jardim em pouco tempo.

Tiririca tem efeito devastador

      Um gramado bonito é orgulho de qualquer proprietário, é um sonho que pode se transformar em pesadelo devido às ervas daninhas e à tiririca, nome popular da Cyperus rotundus, da família das ciperáceas. Verdadeira praga para os agricultores, seu efeito devastador já era conhecido pelos índios que a batizaram de tiririca (arrastar-se, ir de rastro): ela é capaz de reduzir uma plantação em 40%, podendo chegar a 90% no caso de hortaliças. Presente em todo o mundo mas principalmente nas áreas tropicais e subtropicais, ela destrói a grama ao se disseminar com muita facilidade e resistência através de bulbos, tubérculos e rizomas subterrâneos que se interligam em forma de corrente.

Método químico é o mais eficiente

      Evitar a disseminação – que normalmente acontece através de matéria orgânica contaminada, touceiras, canais de irrigação, enxurradas, máquinas ou implementos com tubérculos aderidos – é a melhor estratégia, mas depois que ela se instala no solo o método químico tem se mostrado o mais eficaz, de acordo com a própria Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), órgão do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, principalmente por não prejudicar nem a grama nem as outras plantas.

      Isso acontece porque ele é o que chamamos de herbicida seletivo, ou seja, ele é produzido para bloquear substâncias específicas de determinadas plantas, fazendo com que seja muito mais tóxico para algumas plantas e não para outras. Quanto maior a diferença entre a cultura e a erva daninha, melhor é o seu efeito e maior a segurança de sua aplicação. É exatamente como funciona o Gramizap, voltado especificamente para atacar a tiririca, impedindo sua reprodução, mas sendo inofensivo para a grama e outras plantas ornamentais. Os gramados de folhas estreitas são os mais resistentes, como a grama Bermuda (Cynodon Dactylon), Santo Agostinho (Stenotaphrum Secundatum), Batatais (Paspalun Vaginatun), São Carlos (Axonopus Compressus) e Esmeralda (Zoysis Japonica).

Aplicação fácil e resultado rápido

      Além da sua seletividade e eficiência contra a tiririca, o interessante é que o Gramizap é muito fácil de ser aplicado. Produzido à base de imazapir, um dos mais eficientes herbicidas seletivos extremamente eficaz contra a tiririca, o produto já vem pronto para ser utilizado, na proporção de 35 ml para cada mero quadrado na jardinagem amadora. Ou seja, ele não requer experiência profissional, podendo ser utilizado por qualquer pessoa no rato de seu jardim residencial.

      Para isso basta fazer a aplicação em todo o gramado de preferência no final da tarde, pulverizando de forma que a erva daninha fique bem molhada. Se você tiver acabado de cortar a grama aguarde pelo menos três dias antes de fazer a aplicação. Os resultados começam a aparecer já no vigésimo dia, quando as plantas invasoras começam a ficar amareladas. Evite apenas fazer a aplicação quando o frio estiver intenso ou o período de estiagem for muito longo. Quarenta e cinco dias depois da aplicação adube o gramado para que ele recupere com mais facilidade aquela parte da grama que havia sido abatida pela tiririca, garantindo o crescimento saudável e a beleza do seu jardim.

      Como o produto não interfere na saúde do seu gramado, em pouco tempo você terá sua grama tão ou ainda mais verde do que estava antes das plantas invasoras.

Dica para ter uma gramado mais bonito:

Fertilizante foliar para induzir a coloração sem estimular o seu crescimento.

Gostou da dica? Conte para a gente como você trata do seu gramado aqui nos comentários!

47 respostas para "Como acabar com a tiririca da grama?"

  • O GRAMIZAP, contamina com produto tóxico, as plantas frutíferas e leguminosas, causando mal à saúde?

  • Qual produto Para eliminar carrapato, grama, casa, enfim. Apareceu ontem uma fêmea cheia caída ao lado da cama da minha filha, temos um cachorro de raça Iasa “qualquer coisa”

  • Na resposta para o Sr. Hugo, temos a afirmação de que apresenta reação apenas contra a tiririca, não afetando flores, como a dália e o beijinho americano. Na resposta anterior, dada ao Sr. Edgar, afirma que não pode ser aplicado onde tem hortaliças. Afinal, não afeta flores, mas afeta hortaliças…??

    • Olá Marcos.

      Na realidade respondemos que não é recomendado. O produto não matará as flores, assim como não matará as hortaliças. No entanto, trata-se de um defensivo. Levando em conta que as hortaliças serão ingeridas, não é recomendado o contato com o produto.

      Caso o produto seja aplicado onde há hortaliças, deve-se esperar um bom tempo para consumi-las e higieniza-las com ainda mais atenção.

  • tenho varios pés de pimenta em meu quintal,mas a tiririca esta entre eles.se eu usar o Gramizap vai prejudicar minhas pimentas?

  • Meu jardim está lotado de tiriricas e tenho muitos gatos que ficam procurando um capinzinho para comer. No caso da aplicação do Gramizap, após algumas horas, não haverá mais perigos para os meus felinos?

    • O máximo de tempo que puder ficar sem regar.

      Se costuma fazer rega de 2 em 2 dias, espere completar este tempo após a aplicação para molhar. O ideal é esperar no mínimo 24 horas.

  • O Gramizap já vem pronto para ser utilizado, isso quer dizer que aplica-se direto na grama, se diluir na água perderá o efeito desejado?

  • Tenho uma área limpa a ser semeada sementes de grama bermudas, porém a mesma está aparecendo muita tiririca.
    Posso jogar este remédio antes de semear ?

  • ola! Tenho uma area de 5 mil metros quadrados, gostaria de aplicar o produto com um pulverizador a trator, poderiam me dizer qual a quantia de produto que devo usar e a quantia de agua adequada para a mistura

    • OLá Douglas. Embora o site não te respondeu, vou lhe dar uma dica: sabendo que se usa 35 ml para cada 1 m² logo multiplicando 5.000 por 35 temos 175.000 ml e dividindo 175.000 por 1.000 ml temos 175 litros do produto. Para cobrir esta área de 5.000 m² você vai precisar de 175 litros deste produto, ok?

  • Boa tarde…Tenho um gramado mas infelismente de um ano pra cá a tiririca está tomando conta,já fiz limpeza e até tirei uma parte do gramado,mas não sumiu.Tenho animais,plantas ornamentais e muitos pássaros aqui…esse produto prejudica as plantas e ou afasta os pássaros e borboletas?

  • Tenho um gramado que foi tomado pela tiririca. Arranquei 70%, mas queria acabar com os 30% com herbicida. O problema é que tem um banco de passarinhos que vem comer os insetos no meu gramado. Qual o risco que corro de contaminar os passarinhos ?
    Outra pergunta: quando arranquei tive o cuidado de não arrebentar a raiz e verifiquei que existem vários bulbos (batatinhas) interligadas por um fio de raiz a uma profundidade de + ou – 10 cm espalhadas em torno da planta que estava tirando. Gostaria de saber se o herbicida vai matar apenas o bulbo da planta ou vai matar os bulbos que estão espalhados em volta ligados ao bulbo da planta que coloquei o herbicida.

    • Boa tarde Leandro,
      Eu tenho esse mesmo problema de não poder usar veneno. A única solução é arrancar uma por uma, e não é fácil, não adianta puxar com cuidado porque a raiz não sai inteira A tiririca, não tem a raiz como nas outras plantas. Experimente cavar ao lado do pé de tiririca que você vai ver que dela sai um cordão fininho na vertical que avança até uma profundidade que varia entre 10 e 20 cm preso a uma batatinha, segure de leve nesse cordão e vai cavando até encontrar batata. Dessa batatinha saem na horizontal um ou dois cordões que vão gerar outras batatinhas a uma distancia de 5 a 10 cm e dessas, nascem novos pés de tiririca. Faça essa experiência quando houver 2 ou 3 pés juntos. No meu caso que sou mais tinhoso que ela, usei como terapia pra extravasar as tensões do dia a dia e aos poucos sem perceber tirei tudo,
      Boa sorte, e não fique nervoso.

  • Bom dia.
    Tenho grama esmeralda plantada no quintal, e a guaxuma, esta começando a aparecer, o gramizap, tbm, é para guaxuma, ou só para tiririca, ou tem outra herbicida especifica para guaxuma.

  • bom dia. estou preparando uma área no meu quintal para plantar grama esmeralda e na área já tem tiririca antes de plantar a grama. tenho quer fazer algum preparo antes na terra (além de capinar) para que a tiririca não venha após plantar a grama?

  • O gramizap acaba com a batatatinha da tririca ou somente com as folhas dá mesma? Aqui onde moro não consegui comprar. Não existe o gramizap. Se, de fato, ela age nas batatas, onde posso encontrar aqui, em londrina- PR.

    • Olá, eu já comprei o Gramizap, pulverizei no meu jardim, mas infelizmente não resolveu nada. Pulverizei uma só vez.

  • OIá, realizei a aplicação ontem no meu quintal, não possui grama ainda pois decidi eliminar a tiririca antes de aplicar os tapetes! Porém surgiu algumas duvidas.. devo deixar a tiririca ate morrer completamente antes de arranca-la da terra ? daqui quanto tempo posso colocar os tapetes de grama? obrigado pela atenção

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *