Siam Aurora, Creta, Green Papaya, Lawan, Karat, Pink Dalmatian, Tricolor… são tantas variedades de aglaonemas para cultivar que fica difícil escolher uma só!
Cada uma delas tem suas especificidades, mas, de modo geral, apreciam as mesmas condições de luminosidade e frequência de regas. O segredo está em preparar um bom substrato e fazer adubações periódicas.
Como são plantas perenes e resistentes, se receberam a manutenção adequada vão durar muitos anos e produzir folhas cada vez mais bonitas. Por isso, nós preparamos uma série de dicas sobre como cuidar das aglaonemas do jeito certo.
Boa leitura!
Troca de vaso
Se você comprou uma muda de aglaonema, é muito provável que em pouco tempo o vaso em que ela está fique apertado e contenha o crescimento. Portanto, escolha um novo vaso que tenha duas vezes o tamanho do atual.
Como são plantas de crescimento lento, não será necessário fazer replantios frequentes. Quando for necessário fazê-lo, opte pela primavera ou verão.
Substrato e transplante
Verifique se há furos ou os faça, caso não haja. Depois, coloque uma camada de argila expandida para facilitar o escoamento da água e evitar o apodrecimento das raízes.
Prepare o substrato misturando terra vegetal e húmus de minhoca. Assim, é possível garantir uma boa oferta de matéria orgânica para as aglaonemas.
E atenção para o transplante: mantenha o máximo possível de substrato no entorno das raízes e movimente a planta com cuidado até o centro do vaso.
Depois, preencha o entorno com o novo substrato, até chegar a borda. Faça uma rega generosa e, se for necessário, acrescente mais, até ficar nivelado.
🪴 Dica da Plantei: há aglaonemas de muitas cores e tonalidades diferentes, que também variam em tamanho. Clique aqui e conheça 7 variedades incríveis!
Onde colocar o vaso?
As aglaonemas gostam de luz indireta ou de áreas sombreadas.
Essa preferência faz com que sejam indicadas para ornamentar o hall de entrada, as estantes de salas e mesas de centro de varandas de apartamentos que não recebem luz solar direta.
Os vasos devem ficar em espaços protegidos de correntes de vento fortes, principalmente nas primeiras semanas de adaptação ao ambiente.
❌ A maioria das aglaonemas é tóxica para animais, portanto, devem ficar em locais que os pets não tenham acesso.
Cuidados com aglaonemas
As aglaonemas precisam de regas moderadas, de uma a duas vezes por semana.
Evite encharcar o substrato e, no caso dos vasos, confira se a água escoa com facilidade. O acúmulo pode prejudicar as raízes e fazer com que as folhas caiam.
Se surgirem folhas secas, amareladas ou danificadas, retire-as. Assim, estimula o crescimento de novas folhas.
A cada três meses, adube as aglaonemas via solo, utilizando uma dessas opções:
- Fertilizantes de liberação lenta;
- Compostos orgânicos , como o bokashi.
- Adubo organomineral completo (em spray ou concentrado).
Lembre-se de seguir as recomendações do fabricante, tanto em quantidade, quanto para a periodicidade ideal.
Dicas extras
- Para facilitar os cuidados, utilize o vaso autoirrigável Plantei e ganhe aproximadamente 15 dias de autonomia entre as regas.
- Nos espaços externos, são indicadas para espaços sombreados. Em jardins de condomínios, por exemplo, é importante ambientar as mudas e preparar os canteiros antes do plantio.
🪴 Dica da Plantei: no nosso Pinterest você encontra uma pasta com vídeos sobre como cuidar das aglaonemas. Clique aqui e confira!
Onde comprar aglaonemas?
Na Plantei Garden Center você encontra mais de 15 variedades diferentes de aglaonemas.
São mudas saudáveis, bem desenvolvidas e que podem ser adquiridas online.
As mudas são enviadas em um vaso simples, plantadas em substrato e seguem para o destino final com aproximadamente 20 centímetros (do torrão à ponta).
Conheça a Plantei Garden Center
A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas.
Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa!