Lendo agora
Como escolher plantas para hall de entrada

Como escolher plantas para hall de entrada

plantas para hall de entrada

O hall de entrada é um espaço que precisa ser funcional, seja nos ambientes residenciais ou comerciais. Nas casas, é um local de passagem entre a entrada e a cozinha ou a sala. Nos apartamentos, pode ser apenas um corredor que antecede o acesso aos outros cômodos. 

 Independentemente do formato e do tamanho disponível, o foco deve ser a praticidade. Porém, vale a pena decorar o ambiente. E para fazer isso gastando pouco, a dica é apostar nas plantas! 

Além da sensação de aconchego e bem-estar, elas vão trazer mais vida para o espaço. Continue a leitura e descubra as opções incríveis!

Qual a melhor planta para hall de entrada?

A resposta para essa dúvida tão comum varia bastante porque depende de dois fatores: das condições de luminosidade presentes nesse espaço e do clima da sua cidade ou região.

As condições de luminosidade podem variar drasticamente de espaço para espaço, principalmente entre casas e apartamentos. Portanto, antes de escolher a planta, observe como é a presença de luz no espaço onde pretende colocar o vaso em horários diferentes. 

Isso quer dizer que a melhor planta para colocar no hall de entrada da sua casa ou do seu apartamento é aquela que tem preferências de luz similares ao do ambiente em que será posicionada. 

Para facilitar, confira um exemplo prático: a costela-de-adão e o bambu-da-sorte são plantas que gostam de luz natural indireta. Isso significa que elas não precisam de incidência de luz solar diretamente em suas folhas. Então, são ótimas opções para o hall de entrada.

As hederas e jiboias se adaptam a luz indireta ou direta, desde que sejam aclimatadas corretamente. 

Já as marantas, que também são plantas de luz indireta, são típicas de florestas tropicais e gostam de bastante umidade. Por isso, devem ser cultivadas em locais que tenham essas condições ou onde você possa proporcionar regas frequentes e/ou borrifar no entorno. 

Confira, abaixo, 3 opções de plantas fáceis de cultivar, que se desenvolvem bem em locais de luz indireta ou de meia-sombra e são muito comuns em ambientes fechados ou internos. 

Plantas para ambientes internos - Guia prático para deixar sua casa mais verde

1 – Zamioculca

A popularidade das zamioculcas (Zamioculcas Zamiifolia) tem bons motivos. Elas são plantas bem resistentes, que gostam de meia-sombra e são consideradas de baixa manutenção. 

“Elas são plantas de interiores que consomem pouquíssima água. Uma rega a cada 7 ou 10 dias está ótimo. Use um substrato que não acumule água, porque podem apodrecer as raízes”, orienta Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center. 

Se o hall de entrada for espaçoso, destaque toda a exuberância da planta. Escolha um vaso de chão alto e cônico, de aproximadamente 28 litros. 

Em locais pequenos, opte pelos vasos autoirrigáveis de 4 litros, que podem ser acomodados no chão ou decorando aparadores. Assim, os cuidados ficam ainda mais fáceis. 

2 – Espada-de-São-Jorge

A espada-de-são-jorge (Dracaena trifasciata) é uma outra opção resistente e fácil de cultivar para ter no hall de entrada. 

A planta, que é associada a proteção contra energias ruins, marca presença nos lares brasileiros e nos estabelecimentos comerciais. É comumente posicionada perto da porta de entrada em vasos de porte médio ou grande. 

“É uma planta rústica, que requer pouca manutenção. Se adapta a meia-sombra ou a sol pleno e as áreas internas ou externas. O principal cuidado é em relação aos animais de estimação, porque é muito tóxica para os pets”, destaca. 

3 – Pacová

Se a intenção for decorar com elegância, a pacová (Philodendron martianum) é uma das melhores opções. O cultivo em vasos altos com textura marmorizada vai ajudar a transmitir essa sensação. 

Por ser uma planta perene e fácil de cuidar, também é recomendada para quem não têm muita experiência com plantas.

“Para as folhas da pacová ficarem sempre verdinhas, não corte as raízes superficiais,  prepare um substrato com terra vegetal e húmus de minhoca; e não esqueça de limpar a poeira que fica acumulada nas folhas com um pano úmido”, explica Barreto. 

🪴 Dica da Plantei: toda planta precisa de luz, mesmo que seja indireta. Ambientes completamente fechados, escuros e sem ventilação não são indicados para o cultivo. 

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.

Paredes do hall de entrada

O hall de entrada das residências pode ter diferentes funções e uma delas é ser um ponto de apoio para deixar bolsas e calçados. Se o espaço for pequeno, considere pendurar plantas na parede.

Veja também
vasos grandes para sala

Nesse caso, as melhores opções são as pendentes que gostam de luz natural indireta, como as jiboias (verde, branca ou prata), a colar-de-pérolas, a columéia batom e a peperômia scandens

Se for um espaço corporativo, vale lembrar da frase “a primeira impressão é a que fica” e também incluir as plantas na decoração. Quando elas são integradas ao mobiliário e outros elementos decorativos, como quadros, ajudam a transmitir uma sensação de acolhimento. 

Inspire-se:

Plantas nos aparadores

Para não ocupar o chão, uma outra dica é colocar as plantas no aparador. Esse mobiliário é muito comum no hall de entrada, porque serve de apoio para objetos do dia a dia, como chaves e a parte inferior pode acomodar os calçados.

Nesse caso, vale a mesma dica: observe a presença de luz no espaço e escolha de acordo com as preferências das plantas. Atente-se para variedades que sejam de pequeno porte, para cultivar em vasos de no máximo 2 litros. 

Inspire-se

As aglaonemas, que se destacam pela beleza das suas folhas, são plantas de sombra e crescimento lento. Com tantas variedades de cores, você pode até usar o aparador para colocá-las lado a lado, criando um efeito visual único!

A Sansevieria Variada, popularmente conhecida como “mini-espada de São Jorge” fica linda em cachepôs pequenos. Como se adapta a luz solar direta ou indireta, é ideal para qualquer ambiente. 

Se o espaço da bancada for muito pequeno, mas você não abre mão de plantas de verdade, cultive bambu-da-sorte ou galhos de jiboias em recipientes com água. Não esqueça de fazer duas trocas por semana! 

Conheça a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa! 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo