Lendo agora
Bambu-da-sorte: aprenda a cuidar dessa planta

Bambu-da-sorte: aprenda a cuidar dessa planta

bambu-da-sorte

A Dracaena sanderiana é uma planta versátil: pode ser cultivada em vasos, na água e diretamente no solo. O que muda é que cada ambiente tem condições diferentes e isso influencia no tamanho e na velocidade do crescimento da planta. 

É popularmente conhecida como bambu-da-sorte, já que se assemelha muito aos bambus, mas, na verdade, é um tipo de dracena pertencente ao grupo Ruscaceae

Associada a positividade e boas energias, está sempre presente na decoração de áreas internas, como salas, escritórios e até banheiros. Além do valor ornamental, o uso é comum porque é considerada de baixa manutenção. 

→ Continue a leitura e aprenda sobre os cuidados necessários para cada uma das três formas de cultivá-lo! 

O bambu-da-sorte pode ser cultivado em vasos com substrato ou em recipientes com água. Imagens: Canva.
O bambu-da-sorte pode ser cultivado em vasos com substrato ou em recipientes com água. Imagens: Canva.

Escolha do local

O bambu-da-sorte não é uma planta exigente mas, para que seu ciclo de vida seja realmente longo, é fundamental posicionar o vaso ou plantar a muda no lugar certo do canteiro. 

Observe como são as condições de luminosidade do espaço onde pretende colocá-lo. Há luz solar direta? Por quanto tempo? A área é sombreada por muros ou outras plantas? 

O ambiente ideal é o de luz natural indireta ou de sombra. O bambu-da-sorte não gosta de sol pleno e não é indicado para ambientes que recebem luz solar direta por mais de 6 horas. Essas condições danificam as folhas, que ficam amareladas e vão, aos poucos, secando. 

❌ O bambu-da-sorte é considerado uma planta tóxica, por isso, deve ser posicionado em locais que os pets não tenham acesso, já que podem fazer a ingestão da planta acidentalmente.   

Conheça os tripés e suportes de chão para vasos! Clique aqui e decore e cultive com estilo.

Mudas de bambu-da-sorte

A Plantei Garden Center  entrega para todo o Brasil e trabalha com duas variedades:

🪴 Dica da Plantei: clique aqui e participe do grupo VIP no Whatsapp. Receba descontos especiais e conteúdos exclusivos sobre plantas! 

Bambu-da-sorte em vaso 

A escolha do vaso depende do objetivo e do espaço disponível. Se a ideia é colocá-lo no chão, vale a pena apostar em vasos maiores, com mais de 15 litros. Quanto maior o vaso, maior o bambu-da-sorte fica. 

Os modelos altos e cônicos são ótimas opções, porque ficam lindos nas entradas de residências ou mesmo na decoração de espaços de trabalho. Vale lembrar que, em ambos os casos, é necessário ter claridade no ambiente. 

Para uso em bancadas ou superfícies, como mesas, estantes e suportes de chão, aposte em vasos ou cachepôs menores, com, no máximo, 4 litros.  

Sugestões de vaso:

Indicado para áreas internas, o bambu-da-sorte pode ser cultivado até mesmo em banheiros, desde que tenham bastante claridade. Imagens: Canva.
Indicado para áreas internas, o bambu-da-sorte pode ser cultivado até mesmo em banheiros, desde que tenham bastante claridade. Imagens: Canva.

Preparo do vaso

Os furos no fundo do vaso escolhido são essenciais, porque se a água das regas não escoar corretamente as raízes vão apodrecer. Se o modelo for escolhido por um cachepô, por exemplo, faço-os manualmente. 

A camada de drenagem também ajuda nesse processo e impede que os buracos fiquem obstruídos pelo substrato. Você pode fazê-la com argila expandida ou com pedrinhas de construção (brita). 

Prepare o substrato usando um composto pronto para plantio e misture pouco de húmus de minhoca ou perlita. Esse mix vai garantir um solo fofo, úmido e com bastante oxigenação. 

O transplante da muda deve ser feito de forma cuidadosa, mantendo o máximo possível do substrato que está no entorno da planta. No novo vaso, acrescente o substrato antes e depois, para manter o bambu-da-sorte bem firme.

Depois de finalizar o processo, faça uma rega generosa. 

Conheça os substratos para uso doméstico e profissional da marca Carolina Soil disponíveis na Plantei Garden Center. Compre online e receba em casa!

Como plantar o bambu-da-sorte na terra?

Como essa planta é muito associada ao cultivo em vasos pequenos para ornamentação de interiores, é pouco comum vê-la em jardins externos plantadas diretamente no solo. No entanto, é uma opção barata e de fácil manutenção para jardins pequenos ou de canto de muro.

É importante preparar o solo corretamente, revolvendo bem a terra. Depois, adicione húmus de minhoca para garantir que fique rico em matéria orgânica. 

Veja também
abacaxi-roxo

O crescimento do bambu-da-sorte é vertical, então, coloque as mudas com um distanciamento de, no mínimo, 30 centímetros.

Bambu-da-sorte na água

O bambu-da-sorte é uma das plantas indicadas para cultivo na água e fica lindo em vasos e garrafas de vidro. 

As opções transparentes são as melhores, já que as raízes ficam expostas e cria um belo efeito visual. Além disso, é mais fácil observar a coloração e a disponibilidade da água. 

Na água, o bambu-da-sorte cresce lentamente, mas cumpre a função de ornamentar o ambiente com sofisticação. Imagens: Canva.
Na água, o bambu-da-sorte cresce lentamente, mas cumpre a função de ornamentar o ambiente com sofisticação. Imagens: Canva.

Escolha uma planta saudável, com raízes desenvolvidas e retire com cuidado uma parte com caule que tenha duas ou três folhas. Retire o substrato com água corrente e coloque no recipiente.

Os arranjos podem ser montados com vermiculita expandida ou pedriscos. Quanto à manutenção, basta trocar a água e higienizar o vaso de uma a duas vezes por semana, para evitar a proliferação de mosquitos. 

Conheça os kits completos para cultivar plantas em ambientes internos e externos. Compre online, receba em casa e crie sua selva urbana!

Como cuidar do bambu-da-sorte? 

As recomendações listadas abaixo servem para as três formas de plantio.

Adapte a frequência de regas de acordo com as temperaturas e condições de umidade da sua região! 

  • O plantio em vaso ou canteiro demanda de uma a duas regas por semana. O segredo é manter o substrato úmido, mas sem encharcar; 
  • Faça podas de limpeza periodicamente, para incentivar o crescimento. Basta retirar as folhas que estão secas, danificadas ou queimadas;
  • Em áreas internas, passe um pano úmido nas folhas para retirar a poeira; 
  • A adubação é simples: a cada três meses, coloque uma pastilha de fertilizante mineral para folhagens na borda do vaso ou utilize bokashi Korin

Conheça a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa! 

Horta na cozinha: kits completos para cultivar temperos e ervas aromáticas.


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo